RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRALIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4023 |
Resumo: | A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), como proposta de formação, constitui-se em um espaço significativo nas áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando o trabalho em equipe multiprofissional, o que contribui para a qualificação dos recursos humanos especializados, com vistas a garantir a assistência integral à saúde. No entanto, é primordial problematizar o contexto de ataque às políticas de saúde e educação, o que influencia diretamente no direcionamento da formação em saúde. Este estudo tem como objeto a efetivação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Trauma (PRIMUT) no Hospital de Urgências de Goiânia – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), na perspectiva da integralidade e da interdisciplinaridade na formação em saúde. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se a formação em saúde do Programa propicia a integração ensino em serviço entre os profissionais da saúde residentes (Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Psicólogos), na perspectiva da integralidade e interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, a qual foi realizada em um hospital de urgência e emergência, com dezessete integrantes do PRIMUT que preencheram os critérios de inclusão, entre os meses de Junho e Agosto de 2016. Na abordagem técnica do trabalho de campo, destacou-se a entrevista semiestruturada. O estudo contemplou as temáticas integralidade e interdisciplinaridade na formação em saúde no âmbito do PRIMUT/HUGO. A amostra foi composta por tutores, preceptores e profissionais da saúde residentes do segundo ano. Foram respeitados todos os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, pautados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Considera-se que a formação na RMS, caracterizada por ensino-serviço, ocorre dentro de um contexto complexo de interações e relações entre preceptores, residentes, tutores e demais profissionais de diferentes áreas do conhecimento. As características da RMS são: formação em serviço; supervisão direta por profissionais capacitados (preceptoria); supervisão acadêmica (tutoria); regime de dedicação exclusiva; e cenários de formação e prática em serviços da rede de atenção à saúde no SUS. Em um contexto avesso ao SUS universal, considera-se de suma importância que se formem profissionais críticos e consonantes com os princípios e diretrizes do SUS. Destaca-se a necessidade de debater a carga horária semanal de 60 horas, bem como as dificuldades no estabelecimento da relação multiprofissional e interdisciplinar de diversas ordens: diferenças na compreensão acerca do papel dos residentes nos serviços e dos pressupostos da formação em saúde; a resistência dos defensores do modelo biomédico em realizar atividades multiprofissionais; e os impasses em articular o campo específico com o comum, sem a supremacia de uma profissão sobre a outra. A efetivação das práticas integrais e interdisciplinares constitui um desafio a ser alcançado em sua plenitude na formação em saúde no contexto da residência. |
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RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRALIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIASaúde - Formação. Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Equipe Multiprofissional. Saúde pública - Internato e Residência.Health - Training. Interdisciplinary approach to knowledge. Multiprofessional Team. Public health - Internship and Residency.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALA Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), como proposta de formação, constitui-se em um espaço significativo nas áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando o trabalho em equipe multiprofissional, o que contribui para a qualificação dos recursos humanos especializados, com vistas a garantir a assistência integral à saúde. No entanto, é primordial problematizar o contexto de ataque às políticas de saúde e educação, o que influencia diretamente no direcionamento da formação em saúde. Este estudo tem como objeto a efetivação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Trauma (PRIMUT) no Hospital de Urgências de Goiânia – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), na perspectiva da integralidade e da interdisciplinaridade na formação em saúde. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se a formação em saúde do Programa propicia a integração ensino em serviço entre os profissionais da saúde residentes (Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Psicólogos), na perspectiva da integralidade e interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, a qual foi realizada em um hospital de urgência e emergência, com dezessete integrantes do PRIMUT que preencheram os critérios de inclusão, entre os meses de Junho e Agosto de 2016. Na abordagem técnica do trabalho de campo, destacou-se a entrevista semiestruturada. O estudo contemplou as temáticas integralidade e interdisciplinaridade na formação em saúde no âmbito do PRIMUT/HUGO. A amostra foi composta por tutores, preceptores e profissionais da saúde residentes do segundo ano. Foram respeitados todos os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, pautados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Considera-se que a formação na RMS, caracterizada por ensino-serviço, ocorre dentro de um contexto complexo de interações e relações entre preceptores, residentes, tutores e demais profissionais de diferentes áreas do conhecimento. As características da RMS são: formação em serviço; supervisão direta por profissionais capacitados (preceptoria); supervisão acadêmica (tutoria); regime de dedicação exclusiva; e cenários de formação e prática em serviços da rede de atenção à saúde no SUS. Em um contexto avesso ao SUS universal, considera-se de suma importância que se formem profissionais críticos e consonantes com os princípios e diretrizes do SUS. Destaca-se a necessidade de debater a carga horária semanal de 60 horas, bem como as dificuldades no estabelecimento da relação multiprofissional e interdisciplinar de diversas ordens: diferenças na compreensão acerca do papel dos residentes nos serviços e dos pressupostos da formação em saúde; a resistência dos defensores do modelo biomédico em realizar atividades multiprofissionais; e os impasses em articular o campo específico com o comum, sem a supremacia de uma profissão sobre a outra. A efetivação das práticas integrais e interdisciplinares constitui um desafio a ser alcançado em sua plenitude na formação em saúde no contexto da residência.The Multiprofessional Residency in Health, as a training proposal, is a significant field in the strategic for the Health Unic System (SUS), stimulating multiprofessional teamwork, which contributes to the qualification of specialized human resources, with a view to guarantee integral health care. However, it is essential to problematize the context of attack on health and education policies that directly influence the direction of health education. The object of this study is the implementation of the Multiprofessional Integrated Residency Program in Urgency and Trauma Health (PRIMUT) at the Emergency Hospital of Goiânia (HUGO), in the perspective of integrality and interdisciplinarity of health training. The research aims to identify and analyze whether the health training of the program facilitates the integration of in-service teaching among resident health professionals (Social Workers, Nurses, Physiotherapists, Speech Therapists, Nutritionists and Psychologists) in the perspective of integrality and interdisciplinarity. This is a descriptive and exploratory research, developed from the qualitative approach, which was carried out in an urgency and emergency hospital, with seventeen members of the PRIMUT who met the inclusion criteria, from June to August 2016. In the technical approach of the fieldwork, the semi-structured interview was highlighted. The study contemplated the integrality and interdisciplinarity themes in health training within the scope of the PRIMUT. The sample consisted of tutors, preceptors and health professionals residents in the second year. All the ethical aspects of the researches with human beings ruled in Resolution nº 466/12 of the National Council of Health were respected. We consider that the training in the Multiprofessional Residency in Health (MRH), characterized by in-service teaching, takes place within a complicated context of interactions and relations between preceptors, residents, tutors and other professionals from different knowledge fields. The characteristics of the MRH are: in-service teaching; direct supervision of trained professionals (preceptory); academic supervision (tutoring); exclusive dedication system; fields for training and practice in services of the health care network of the SUS. In a context that is contrary to the universal Health System, we consider absolutely important to train critical professionals who are in accordance with the principles and guidelines of the SUS. We highlight the need to discuss the 60-hour weekly workload, as well as the many difficulties of establishing a multiprofessional and interdisciplinary relationship, like: differences of understanding the role of residents in the service and the guidelines of the health training; the resistance of the defenders of the biomedical model in carrying out multiprofessionals activities; and the impasses in articulating the specific field with the common, without the supremacy of one profession over the other. The effectiveness of integral and interdisciplinary practices is still a challenge to be fully achieved in the health education in the context of the residency.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialNeves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Neves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Silva, Maísa Miralva dahttp://lattes.cnpq.br/5100268908025158Gonçalves, Carla Agdahttp://lattes.cnpq.br/8024384378802999Marinho, Tanimar Pereira Coelho2018-09-04T20:50:59Z2017-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarinho, Tanimar Pereira Coelho. RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRALIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. 2017. 270 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-05T04:00:17Zoai:ambar:tede/4023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-05T04:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A INTEGRALIDADE E A INTERDISCIPLINARIDADE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Marinho, Tanimar Pereira Coelho Saúde - Formação. Abordagem interdisciplinar do conhecimento. Equipe Multiprofissional. Saúde pública - Internato e Residência. Health - Training. Interdisciplinary approach to knowledge. Multiprofessional Team. Public health - Internship and Residency. CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
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A Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), como proposta de formação, constitui-se em um espaço significativo nas áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando o trabalho em equipe multiprofissional, o que contribui para a qualificação dos recursos humanos especializados, com vistas a garantir a assistência integral à saúde. No entanto, é primordial problematizar o contexto de ataque às políticas de saúde e educação, o que influencia diretamente no direcionamento da formação em saúde. Este estudo tem como objeto a efetivação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Trauma (PRIMUT) no Hospital de Urgências de Goiânia – Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), na perspectiva da integralidade e da interdisciplinaridade na formação em saúde. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se a formação em saúde do Programa propicia a integração ensino em serviço entre os profissionais da saúde residentes (Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Psicólogos), na perspectiva da integralidade e interdisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, a qual foi realizada em um hospital de urgência e emergência, com dezessete integrantes do PRIMUT que preencheram os critérios de inclusão, entre os meses de Junho e Agosto de 2016. Na abordagem técnica do trabalho de campo, destacou-se a entrevista semiestruturada. O estudo contemplou as temáticas integralidade e interdisciplinaridade na formação em saúde no âmbito do PRIMUT/HUGO. A amostra foi composta por tutores, preceptores e profissionais da saúde residentes do segundo ano. Foram respeitados todos os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, pautados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Considera-se que a formação na RMS, caracterizada por ensino-serviço, ocorre dentro de um contexto complexo de interações e relações entre preceptores, residentes, tutores e demais profissionais de diferentes áreas do conhecimento. As características da RMS são: formação em serviço; supervisão direta por profissionais capacitados (preceptoria); supervisão acadêmica (tutoria); regime de dedicação exclusiva; e cenários de formação e prática em serviços da rede de atenção à saúde no SUS. Em um contexto avesso ao SUS universal, considera-se de suma importância que se formem profissionais críticos e consonantes com os princípios e diretrizes do SUS. Destaca-se a necessidade de debater a carga horária semanal de 60 horas, bem como as dificuldades no estabelecimento da relação multiprofissional e interdisciplinar de diversas ordens: diferenças na compreensão acerca do papel dos residentes nos serviços e dos pressupostos da formação em saúde; a resistência dos defensores do modelo biomédico em realizar atividades multiprofissionais; e os impasses em articular o campo específico com o comum, sem a supremacia de uma profissão sobre a outra. A efetivação das práticas integrais e interdisciplinares constitui um desafio a ser alcançado em sua plenitude na formação em saúde no contexto da residência. |
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