Arnaldo Antunes: por uma poética pós-concreta, hipermoderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prudêncio, Leonardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4636
Resumo: O trabalho artístico de Arnaldo Antunes tem se destacado por conter uma amplitude estética que engloba diversas ramificações do campo artístico. Isso o coloca como um dos mais inventivos poetas da atualidade. Ao lermos o que Gilles Lipovetsky (2015) salienta sobre a hipermodernidade, conseguimos encontrar algo de sua teoria evidenciado tanto na postura quanto na produção artística de Arnaldo Antunes. Para uma compreensão sobre o fazer literário moderno elencamos nomes como os de Paul Valéry (2018), Peter Bürguer (1993) e Harold Bloom (2003). Elencamos também teóricos que trabalham o tema da literatura contemporânea para nos auxiliarem nesse olhar condizente com o agora como Augusto de Campos (2015); Leonardo Villa-Forte (2019) Carlos Felipe Moisés (2019) e Antonio Cicero (2017). O ensaio crítico que Alessandra Santos (2012) desenvolveu sobre a obra do poeta Arnaldo Antunes nos auxiliou a uma compreensão mais ampla de sua seara poética, bem como, ter algum norte teórico sobre a poética contemporânea. Durante a feitura desse trabalho, foi pensada a estrutura de três capítulos: o primeiro aborda o histórico de como chegamos até a era da hipermodernidade, começando pelos Modernistas de 1922; o segundo capítulo nos apresenta as influências da Poesia Concreta na obra de Arnaldo e o último capítulo nos é mostrada a hipermodernidade em sua obra. Espera-se que esse trabalho, sobre a Hipermodernidade em Arnaldo Antunes, auxilie pesquisadores e entusiastas da obra do poeta paulistano e pós-concretista, como também fornecer amparo teórico sobre a literatura feita nesse início de século
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