PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Marcelo Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108
Resumo: O problema central dessa pesquisa é que ao longo dos anos, acompanhando as mudanças na democratização do acesso à educação básica, houve um processo de precarização e intensificação do trabalho do professor do ensino fundamental da rede estadual de Goiás. Nesta perspectiva, pressupõe-se que essa precarização e intensificação são oriundas da omissão do Estado e das políticas educacionais em oferecer educação de qualidade aliada à modernização dos sistemas educacionais públicos através de reformas que são resultantes da modernização do sistema produtivo, como conseqüência, tem repercutido de maneira profunda no trabalho docente, tanto no trabalho de professores flexibilizados, quanto no trabalho de professores concursados. A justificativa ao aprofundar um estudo como esse é de que a presente pesquisa possui relevância científica e política, à medida que é papel fundamental do conhecimento científico, o de analisar, compreender, e interpretar os fenômenos sociais vivenciados pelas diferentes classes sociais e categorias na sociedade. O objetivo deste trabalho é levantar dados que permitam compreender e analisar o processo de precarização das condições efetivas e materiais de trabalho dos professores do ensino fundamental da rede estadual, em Goiás. O referencial teórico utilizado baseado nos autores: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); entre outros. A metodologia utilizada para realização desse estudo é de caráter qualitativo, ou seja, trabalhamos com o universo de significados, motivos, aspirações, valores, visões de mundo e atitudes dos sujeitos pesquisados. Mas utilizamos também metodologias que permitiram levantar dados quantitativos como, questionários, gráficos; tabelas; legendas; para interpretar e quantificar: Quantas horas diariamente em média são usadas em casa com tarefas, planejamento e correção de atividade; Qual a jornada de trabalho; Em quantas escolas o professor trabalha; Quantos diários de classe; entre outros. Utilizamos técnicas, como observação de campo, levantamento de material documental, gravações sonoras, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. A nossa pesquisa identificou que existe elevado número de alunos por sala de aula; degradantes condições materiais de funcionamento da escola para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; precária formação e pouca qualificação dos profissionais; baixos salários; grande rotatividade de professores temporários; contratos flexíveis sem garantia de direitos; desgaste físico e psíquico imposto pela sobrecarga de trabalho aos profissionais docentes. Identificamos também que o Governo Estadual ao institucionalizar a precariedade do trabalho docente busca formas de economizar ou racionalizar os custos do trabalho na gestão do erário público.
id PUC_GO_607934c578423d8ed5f6cf2a4dc350e8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1108
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.PrecarizaçãoIntensificaçãoTrabalho docenteEnsino fundamentalFlexibilizaçãoModernizaçãoInsecurityIntensificationTeaching workPrimary schoolEasingModernizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO problema central dessa pesquisa é que ao longo dos anos, acompanhando as mudanças na democratização do acesso à educação básica, houve um processo de precarização e intensificação do trabalho do professor do ensino fundamental da rede estadual de Goiás. Nesta perspectiva, pressupõe-se que essa precarização e intensificação são oriundas da omissão do Estado e das políticas educacionais em oferecer educação de qualidade aliada à modernização dos sistemas educacionais públicos através de reformas que são resultantes da modernização do sistema produtivo, como conseqüência, tem repercutido de maneira profunda no trabalho docente, tanto no trabalho de professores flexibilizados, quanto no trabalho de professores concursados. A justificativa ao aprofundar um estudo como esse é de que a presente pesquisa possui relevância científica e política, à medida que é papel fundamental do conhecimento científico, o de analisar, compreender, e interpretar os fenômenos sociais vivenciados pelas diferentes classes sociais e categorias na sociedade. O objetivo deste trabalho é levantar dados que permitam compreender e analisar o processo de precarização das condições efetivas e materiais de trabalho dos professores do ensino fundamental da rede estadual, em Goiás. O referencial teórico utilizado baseado nos autores: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); entre outros. A metodologia utilizada para realização desse estudo é de caráter qualitativo, ou seja, trabalhamos com o universo de significados, motivos, aspirações, valores, visões de mundo e atitudes dos sujeitos pesquisados. Mas utilizamos também metodologias que permitiram levantar dados quantitativos como, questionários, gráficos; tabelas; legendas; para interpretar e quantificar: Quantas horas diariamente em média são usadas em casa com tarefas, planejamento e correção de atividade; Qual a jornada de trabalho; Em quantas escolas o professor trabalha; Quantos diários de classe; entre outros. Utilizamos técnicas, como observação de campo, levantamento de material documental, gravações sonoras, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. A nossa pesquisa identificou que existe elevado número de alunos por sala de aula; degradantes condições materiais de funcionamento da escola para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; precária formação e pouca qualificação dos profissionais; baixos salários; grande rotatividade de professores temporários; contratos flexíveis sem garantia de direitos; desgaste físico e psíquico imposto pela sobrecarga de trabalho aos profissionais docentes. Identificamos também que o Governo Estadual ao institucionalizar a precariedade do trabalho docente busca formas de economizar ou racionalizar os custos do trabalho na gestão do erário público.The central problem of this research is that over the years, following the changes in the democratization of access to basic education, there was a process of casualization and intensification of the work of elementary school teacher network state of Goiás this perspective, it is assumed that this casualization and intensification are from the omission of the State and education policy to offer quality education coupled with the modernization of public educational systems through reforms that are arising from the modernization of the production system, as a consequence, has passed a profound way in teaching, both teachers work more flexible, as in the work of official teachers. The justification for plunging a study like this is that this research has scientific and policy relevance, as it is fundamental role of scientific knowledge, to understand, interpret and analyze social phenomena experienced by different social classes and categories in society. The objective of this study is to collect data for understanding and analyzing the process of casualization of labor and effective elementary school teachers from the state system, in Goiás material conditions The theoretical framework we used was: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); among others. The methodology that was used to conduct this study is qualitative, work with the universe of meanings, motives, aspirations, values, worldviews and attitudes of the subjects studied. But we also use methodologies that allowed up quantitative data such as questionnaires , charts , tables , captions , to interpret and quantify What is the average number of students per classroom; How many hours daily on average are used at home with tasks , planning and correction activity; what the workday; How many schools the teacher works; How many daily, among others. We use various techniques such as field observation, survey of documentary material, sound recordings, structured and semi-structured interviews. Our research identified that there is large number of students per classroom; Degrading material conditions of operation of the school for the development of the learning process; Precarious little training and professional qualification; Low wages, high turnover of temporary teachers; flexible contracts without guarantee of rights, physical and mental wear imposed by work overload to teachers professional. We also identified that the State Government to institutionalize the precariousness of teaching seeks ways to conserve or rationalize labor costs in the management of public funds.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Brito, Wanderley Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/0996148766111610Afonso, Lucia Helena Rinconhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Carvalho, Carlos Marcelo Martins2016-07-27T13:53:11Z2014-07-222014-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Carlos Marcelo Martins. PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:45:24Zoai:ambar:tede/1108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:45:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
title PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
spellingShingle PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
Carvalho, Carlos Marcelo Martins
Precarização
Intensificação
Trabalho docente
Ensino fundamental
Flexibilização
Modernização
Insecurity
Intensification
Teaching work
Primary school
Easing
Modernization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
title_full PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
title_fullStr PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
title_full_unstemmed PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
title_sort PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.
author Carvalho, Carlos Marcelo Martins
author_facet Carvalho, Carlos Marcelo Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Esperança Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0
Brito, Wanderley Azevedo de
http://lattes.cnpq.br/0996148766111610
Afonso, Lucia Helena Rincon
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Marcelo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Precarização
Intensificação
Trabalho docente
Ensino fundamental
Flexibilização
Modernização
Insecurity
Intensification
Teaching work
Primary school
Easing
Modernization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Precarização
Intensificação
Trabalho docente
Ensino fundamental
Flexibilização
Modernização
Insecurity
Intensification
Teaching work
Primary school
Easing
Modernization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O problema central dessa pesquisa é que ao longo dos anos, acompanhando as mudanças na democratização do acesso à educação básica, houve um processo de precarização e intensificação do trabalho do professor do ensino fundamental da rede estadual de Goiás. Nesta perspectiva, pressupõe-se que essa precarização e intensificação são oriundas da omissão do Estado e das políticas educacionais em oferecer educação de qualidade aliada à modernização dos sistemas educacionais públicos através de reformas que são resultantes da modernização do sistema produtivo, como conseqüência, tem repercutido de maneira profunda no trabalho docente, tanto no trabalho de professores flexibilizados, quanto no trabalho de professores concursados. A justificativa ao aprofundar um estudo como esse é de que a presente pesquisa possui relevância científica e política, à medida que é papel fundamental do conhecimento científico, o de analisar, compreender, e interpretar os fenômenos sociais vivenciados pelas diferentes classes sociais e categorias na sociedade. O objetivo deste trabalho é levantar dados que permitam compreender e analisar o processo de precarização das condições efetivas e materiais de trabalho dos professores do ensino fundamental da rede estadual, em Goiás. O referencial teórico utilizado baseado nos autores: ANTUNES (2005); AZEVEDO (1997); BIANCHETTI (1999); BUFFA (2002); CORIAT (1988); COUTINHO (1996); FRIGOTTO (2010); GHIRALDELLI (2003); GRAMSCI (1979); IANNI (2013); LIBÂNEO (2003); MARX (1982); MESZÁROS (2006); OLIVEIRA (2004); PARO (2008); SAVIANI (2012); entre outros. A metodologia utilizada para realização desse estudo é de caráter qualitativo, ou seja, trabalhamos com o universo de significados, motivos, aspirações, valores, visões de mundo e atitudes dos sujeitos pesquisados. Mas utilizamos também metodologias que permitiram levantar dados quantitativos como, questionários, gráficos; tabelas; legendas; para interpretar e quantificar: Quantas horas diariamente em média são usadas em casa com tarefas, planejamento e correção de atividade; Qual a jornada de trabalho; Em quantas escolas o professor trabalha; Quantos diários de classe; entre outros. Utilizamos técnicas, como observação de campo, levantamento de material documental, gravações sonoras, entrevistas estruturadas e semiestruturadas. A nossa pesquisa identificou que existe elevado número de alunos por sala de aula; degradantes condições materiais de funcionamento da escola para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem; precária formação e pouca qualificação dos profissionais; baixos salários; grande rotatividade de professores temporários; contratos flexíveis sem garantia de direitos; desgaste físico e psíquico imposto pela sobrecarga de trabalho aos profissionais docentes. Identificamos também que o Governo Estadual ao institucionalizar a precariedade do trabalho docente busca formas de economizar ou racionalizar os custos do trabalho na gestão do erário público.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-22
2014-04-04
2016-07-27T13:53:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Carlos Marcelo Martins. PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108
identifier_str_mv CARVALHO, Carlos Marcelo Martins. PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE GOIÁS.. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253089734656