Relações étnico-raciais na escola: desafios contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria do Carmo Teixeira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4637
Resumo: O presente estudo vinculado à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural aborda o fenômeno da evasão escolar como objeto de investigação, identificando-se com a hipótese de exclusão histórica do sujeito negro nas instituições escolares, bem como as possíveis evidências de evasão de alunos/as negros/as e pardos/as do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio entre os anos de 2010 e 2018. A pesquisa de campo foi realizada em dois colégios estaduais da região sul de Goiânia: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva e Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira. O estudo orienta-se pela proposta metodológica com a verificação de documentos em busca de informações nas fichas individuais dos/as alunos/as evadidos/as arquivadas na secretaria da escola; por relato memorial das experiências próprias ao longo do trabalho como docente em sala de aula; e, por último, bibliográfico, entrecruzando as descrições da relação de trabalho do mundo capitalista reproduzido nas instituições escolares como modelo único de racionalidade eurocêntrica que dialogará com a Lei n.º 10.639, de 2003. Esse foi um modo de trazer para a discussão a escola na perspectiva ¿brasileira¿ e assim dialogar com o pensamento de Otaíza Romanelli (1978), Aníbal Quijano (2005), Ramón Grosfoguel (2008), Stuart Hall (2000), Demerval Saviani (2015), Paulo Freire (2000) e Emília Viotti da Costa (2010). Portanto, o vínculo à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural, optou-se pela perspectiva decolonial com ressignificação, reconhecimento e entendimento dos ¿porquês¿ das desigualdades sociais presentes contemporaneamente na nossa sociedade, possibilitando visualizar novos horizontes de reescrita da história e de outras narrativas
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spelling Relações étnico-raciais na escola: desafios contemporâneosEthnic-racial relations at school: contemporary challengesevasão escolar; epistemologias; poder hegemônico; afrodescendentesschool evasion; epistemologies; hegemonic power; afrodescendantsCiências Humanas: históriaO presente estudo vinculado à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural aborda o fenômeno da evasão escolar como objeto de investigação, identificando-se com a hipótese de exclusão histórica do sujeito negro nas instituições escolares, bem como as possíveis evidências de evasão de alunos/as negros/as e pardos/as do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio entre os anos de 2010 e 2018. A pesquisa de campo foi realizada em dois colégios estaduais da região sul de Goiânia: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva e Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira. O estudo orienta-se pela proposta metodológica com a verificação de documentos em busca de informações nas fichas individuais dos/as alunos/as evadidos/as arquivadas na secretaria da escola; por relato memorial das experiências próprias ao longo do trabalho como docente em sala de aula; e, por último, bibliográfico, entrecruzando as descrições da relação de trabalho do mundo capitalista reproduzido nas instituições escolares como modelo único de racionalidade eurocêntrica que dialogará com a Lei n.º 10.639, de 2003. Esse foi um modo de trazer para a discussão a escola na perspectiva ¿brasileira¿ e assim dialogar com o pensamento de Otaíza Romanelli (1978), Aníbal Quijano (2005), Ramón Grosfoguel (2008), Stuart Hall (2000), Demerval Saviani (2015), Paulo Freire (2000) e Emília Viotti da Costa (2010). Portanto, o vínculo à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural, optou-se pela perspectiva decolonial com ressignificação, reconhecimento e entendimento dos ¿porquês¿ das desigualdades sociais presentes contemporaneamente na nossa sociedade, possibilitando visualizar novos horizontes de reescrita da história e de outras narrativasThe present study linked to the research line History Education and Cultural Diversity approaches the school dropout phenomenon as an object of investigation, identifying itself with the hypothesis of historical exclusion of the black subject in school institutions, as well as the possible evidence of evasion committed by black and brown students students in the 9th grade of elementary school and 1st grade between the years 2010 and 2018. The field research was conducted in two state schools in the southern region of Goiânia: Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva and Colégio Estadual de Período Integral Pedro Xavier Teixeira. The study is guided by the methodological proposal in the verification of documents in search of information in the individual files of evaded students arquived in the school administration, and also with a memorial report of one's own experiences as a teacher in the classroom, and finally, a bibliography intertwining with descriptions of the working relationship of the capitalist world reproduced in school institutions as a unique model of Eurocentric rationality that will dialogue with Law 10. 639 of 2003, as one of the ways to bring the school to the discussion in the 'Brazilian' perspective and for that dialogue with the thought of Otaiza Romanelli (1978) Anibal Quijano (2005), Ramon Grosfoguel (2008), Stuart Hall (2000), Demerval Saviane (2015), Paulo Freire (2000) and Emilia Viotti da Costa (2010). Therefore, the link to the research line History Education and Cultural Diversity, opted for the decolonial perspective with re-signification, recognition and understanding of the questions of social inequalities present at the same time in our society, making it possible to visualize new horizons of rewriting history and other possible narrativesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaRibeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959Ertzogue, Marina HainzenrederMarinho, Tais AlvesSouza, Maria do Carmo Teixeira de2021-06-28T19:23:03Z2021-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Maria do Carmo Teixeira de. Relações étnico-raciais na escola: desafios contemporâneos. 2021. 121 fl. 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