CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigário, Jacqueline Siqueira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3326
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de análise de parte das obras de arte de Frei Confaloni, constituindo um discurso imagético da História da Cultura Visual em Goiânia. Escolheu-se como recorte espacial e temporal o período entre 1950 a 1952, primeira fase da chegada do Frei à cidade de Goiás para pintar os afrescos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. E no segundo momento, 1952 ano da sua chegada em Goiânia, a 1977, ano de seu falecimento. Através de uma pesquisa detalhada contextualizou-se o momento histórico da história da cultura dos goianienses, ressaltando a participação de Frei Confaloni na fundação da Escola Goiana de Belas Artes em 1953 e no acontecimento do I Congresso de Intelectuais em 1954. Tendo como suporte teórico metodológico a compreensão onto-artística moderna da proposta de George Didi-Huberman, buscou-se através das análises das obras de Frei Confaloni, abordar sobre a História da Cultura Visual em Goiânia, com a estética moderna apresentada pelo Frei artista que nos momentos germinais do modernismo cultural em Goiânia, buscou romper com o isolamento cultural de Goiás no cenário nacional, o que resultou na configuração de uma linguagem estética popular, regional, contrapondo a ação política modernizadora plenamente visível na imagem da nova capital. O tema exigiu o registro sobre a vida e as obras do pintor, destacando a vocação de Confaloni pelo sacerdócio e a pintura, aprofundando na relação artística entre Confaloni e o espaço ao qual esteve inserido a cidade de Goiânia. Julgou-se importante para a pesquisa contextualizar o período que aponta o nascimento da arte moderna em Goiás, destacando Confaloni na captação de elementos que rodearam a nova cultura de ambiente urbano que configurava em Goiânia a partir da década de 50.
id PUC_GO_62b14706ff63730bbd96abafcf626fb8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3326
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.Cultura VisualConfaloniDiscurso ImagéticoGoiâniaarte modernaVisual CultureConfaloniImaging SpeechGoianiaModern ArtCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste trabalho apresenta o estudo de análise de parte das obras de arte de Frei Confaloni, constituindo um discurso imagético da História da Cultura Visual em Goiânia. Escolheu-se como recorte espacial e temporal o período entre 1950 a 1952, primeira fase da chegada do Frei à cidade de Goiás para pintar os afrescos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. E no segundo momento, 1952 ano da sua chegada em Goiânia, a 1977, ano de seu falecimento. Através de uma pesquisa detalhada contextualizou-se o momento histórico da história da cultura dos goianienses, ressaltando a participação de Frei Confaloni na fundação da Escola Goiana de Belas Artes em 1953 e no acontecimento do I Congresso de Intelectuais em 1954. Tendo como suporte teórico metodológico a compreensão onto-artística moderna da proposta de George Didi-Huberman, buscou-se através das análises das obras de Frei Confaloni, abordar sobre a História da Cultura Visual em Goiânia, com a estética moderna apresentada pelo Frei artista que nos momentos germinais do modernismo cultural em Goiânia, buscou romper com o isolamento cultural de Goiás no cenário nacional, o que resultou na configuração de uma linguagem estética popular, regional, contrapondo a ação política modernizadora plenamente visível na imagem da nova capital. O tema exigiu o registro sobre a vida e as obras do pintor, destacando a vocação de Confaloni pelo sacerdócio e a pintura, aprofundando na relação artística entre Confaloni e o espaço ao qual esteve inserido a cidade de Goiânia. Julgou-se importante para a pesquisa contextualizar o período que aponta o nascimento da arte moderna em Goiás, destacando Confaloni na captação de elementos que rodearam a nova cultura de ambiente urbano que configurava em Goiânia a partir da década de 50.This work presents the study of analysis of some pieces of art from Friar Confaloni, consisting an imaging speech of the Visual Culture History in Goiania. It was chosen as a spatial and temporal profile the periods between 1950 a 1952, first phase of the arrival of the Friar in the city of Goias to paint the alfrescos of the Nossa Senhora do Rosário Church. And the second moment, in the year of 1952, in his arrival in Goiania, 1977, year of his decease.Through a detailed research It contextualized the historic moment of the culture of the people from Goiania, emphasizing the participation of Friar Confaloni establishing the school so called Escola Goiana de Belas Artes in 1953 and in the event of the first Conference of Intellectuals in 1954.Having as a methodological theoretical support the modern artistic comprehension of the proposal of George Didi-Huberman, It was sought through the analysis of Friar Confaloni s pieces of work, the approach about the History of the Visual Culture in Goiania, with the modern aesthetic presented by Friar Confaloni who brought in the germinal moments of the cultural modernism in Goiania, in order to break of the cultural isolation of Goias in the national scenario, which resulted in the configuration of an aesthetic popular language, regional, opposing the modernizing political action truly visible in the image of the new capital. The theme required the records about the author s life and works highlighting Confaloni s vocation for the ministry and painting, probing the artistic relation between Confaloni and the space in which he was engaged the city of Goiania. It was considered important for the research to contextualize the period which points the birth of the modern art in Goias, highlighting Confaloni in the capitation of the elements surrounded a new urban environment culture which configured in Goiania starting in the fifties.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaReinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Ramos, Rosangela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930Jorge, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9261836167931343Vigário, Jacqueline Siqueira2016-08-10T11:21:36Z2014-11-192010-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIGÁRIO, Jacqueline Siqueira. CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-26T22:42:19Zoai:ambar:tede/3326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-26T22:42:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
title CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
spellingShingle CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
Vigário, Jacqueline Siqueira
Cultura Visual
Confaloni
Discurso Imagético
Goiânia
arte moderna
Visual Culture
Confaloni
Imaging Speech
Goiania
Modern Art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
title_full CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
title_fullStr CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
title_full_unstemmed CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
title_sort CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.
author Vigário, Jacqueline Siqueira
author_facet Vigário, Jacqueline Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinato, Eduardo José
http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
Ramos, Rosangela Patriota
http://lattes.cnpq.br/8434935867197930
Jorge, Luiz Eduardo
http://lattes.cnpq.br/9261836167931343
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigário, Jacqueline Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Visual
Confaloni
Discurso Imagético
Goiânia
arte moderna
Visual Culture
Confaloni
Imaging Speech
Goiania
Modern Art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Cultura Visual
Confaloni
Discurso Imagético
Goiânia
arte moderna
Visual Culture
Confaloni
Imaging Speech
Goiania
Modern Art
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este trabalho apresenta o estudo de análise de parte das obras de arte de Frei Confaloni, constituindo um discurso imagético da História da Cultura Visual em Goiânia. Escolheu-se como recorte espacial e temporal o período entre 1950 a 1952, primeira fase da chegada do Frei à cidade de Goiás para pintar os afrescos da Igreja Nossa Senhora do Rosário. E no segundo momento, 1952 ano da sua chegada em Goiânia, a 1977, ano de seu falecimento. Através de uma pesquisa detalhada contextualizou-se o momento histórico da história da cultura dos goianienses, ressaltando a participação de Frei Confaloni na fundação da Escola Goiana de Belas Artes em 1953 e no acontecimento do I Congresso de Intelectuais em 1954. Tendo como suporte teórico metodológico a compreensão onto-artística moderna da proposta de George Didi-Huberman, buscou-se através das análises das obras de Frei Confaloni, abordar sobre a História da Cultura Visual em Goiânia, com a estética moderna apresentada pelo Frei artista que nos momentos germinais do modernismo cultural em Goiânia, buscou romper com o isolamento cultural de Goiás no cenário nacional, o que resultou na configuração de uma linguagem estética popular, regional, contrapondo a ação política modernizadora plenamente visível na imagem da nova capital. O tema exigiu o registro sobre a vida e as obras do pintor, destacando a vocação de Confaloni pelo sacerdócio e a pintura, aprofundando na relação artística entre Confaloni e o espaço ao qual esteve inserido a cidade de Goiânia. Julgou-se importante para a pesquisa contextualizar o período que aponta o nascimento da arte moderna em Goiás, destacando Confaloni na captação de elementos que rodearam a nova cultura de ambiente urbano que configurava em Goiânia a partir da década de 50.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-14
2014-11-19
2016-08-10T11:21:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIGÁRIO, Jacqueline Siqueira. CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3326
identifier_str_mv VIGÁRIO, Jacqueline Siqueira. CONFALONI: OLHARES, TROCAS E SENSAÇÕES: UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL.. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791394115780608