A visibilidade e concepção de extensão no Instituto Federal Goiano - campus Morrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldoino, Luciana dos Santos Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4978
Resumo: Esta pesquisa, inscrita na linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), buscou investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, documental e empírica a extensão. O problema de pesquisa se circunscreve à questão: qual o lugar da extensão no IF Goiano - Campus Morrinhos? Em que medida a extensão ganha visibilidade nos documentos e ações desta IES? O objetivo geral desta pesquisa foi apreender o lugar da extensão no IF Goiano - Campus Morrinhos, no período de 2020 a 2021, a fim de identificar sua visibilidade e concepção de extensão por meio das ações extensionistas. Os objetivos específicos foram: a) Compreender o percurso histórico das universidades no Brasil, os mecanismos e as relações que interferem na sua função social; b) Discutir o conceito de extensão e seu desdobramento nas políticas públicas e nos Institutos Federais de Educação; c)Conhecer e analisar a importância da extensão por meio dos recursos destinados a ela e o alcance de suas ações; d) Identificar ações de extensão realizadas no IF Goiano- Campus Morrinhos; e) Identificar a concepção de extensão predominante nas ações extensionistas do IF Goiano - Campus Morrinhos. Para compreendermos o objeto da pesquisa, para além das aparências, pautamos no método do materialismo histórico dialético. Para a coleta de dados, aplicamos os instrumentos de entrevista e de questionário semiestruturados e de observações sistemáticas registradas em diário de campo. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, prezou pela voluntariedade e pelo anonimato dos sujeitos participantes. Dentre os resultados da pesquisa, descobrimos que a maioria das ações extensionistas realizadas pelo IF Goiano-Campus Morrinhos compreendem projetos e eventos de extensão. Verificamos que, ao longo do período de 2017 a 2021, a quantidade total de ações não se comportou de forma regular. Ao contrário, apresentou um decréscimo de 44% no ano de 2018, em relação ao ano anterior. A compreensão de extensão entre os docentes que desenvolveram ações extensionistas ancora-se em uma visão assistencialista, embora percebemos nas vozes de alguns docentes uma compreensão alargada sobre extensão em consonância com a defendida em documentos recentes acerca do tema. A visibilidade da extensão no IF Goiano se dá, sobretudo, por meio de eventos, enquanto uma ação responsável pela maior parte da extensão no IF Goiano. No que pese o lugar que a extensão ocupa no IF Goiano, podemos dizer que os projetos extensionistas têm pouca visibilidade, uma vez que nos relatórios de gestão não há informações claras e sistemáticas sobre os recursos investidos na gestão e os resultados de tais ações
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O objetivo geral desta pesquisa foi apreender o lugar da extensão no IF Goiano - Campus Morrinhos, no período de 2020 a 2021, a fim de identificar sua visibilidade e concepção de extensão por meio das ações extensionistas. Os objetivos específicos foram: a) Compreender o percurso histórico das universidades no Brasil, os mecanismos e as relações que interferem na sua função social; b) Discutir o conceito de extensão e seu desdobramento nas políticas públicas e nos Institutos Federais de Educação; c)Conhecer e analisar a importância da extensão por meio dos recursos destinados a ela e o alcance de suas ações; d) Identificar ações de extensão realizadas no IF Goiano- Campus Morrinhos; e) Identificar a concepção de extensão predominante nas ações extensionistas do IF Goiano - Campus Morrinhos. Para compreendermos o objeto da pesquisa, para além das aparências, pautamos no método do materialismo histórico dialético. Para a coleta de dados, aplicamos os instrumentos de entrevista e de questionário semiestruturados e de observações sistemáticas registradas em diário de campo. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, prezou pela voluntariedade e pelo anonimato dos sujeitos participantes. Dentre os resultados da pesquisa, descobrimos que a maioria das ações extensionistas realizadas pelo IF Goiano-Campus Morrinhos compreendem projetos e eventos de extensão. Verificamos que, ao longo do período de 2017 a 2021, a quantidade total de ações não se comportou de forma regular. Ao contrário, apresentou um decréscimo de 44% no ano de 2018, em relação ao ano anterior. A compreensão de extensão entre os docentes que desenvolveram ações extensionistas ancora-se em uma visão assistencialista, embora percebemos nas vozes de alguns docentes uma compreensão alargada sobre extensão em consonância com a defendida em documentos recentes acerca do tema. A visibilidade da extensão no IF Goiano se dá, sobretudo, por meio de eventos, enquanto uma ação responsável pela maior parte da extensão no IF Goiano. No que pese o lugar que a extensão ocupa no IF Goiano, podemos dizer que os projetos extensionistas têm pouca visibilidade, uma vez que nos relatórios de gestão não há informações claras e sistemáticas sobre os recursos investidos na gestão e os resultados de tais açõesThis research, part of the research line State, Policies and Educational Institutions of theGraduate Program in Education at the Pontifical University of Goiás (PUC-Goiás), sought toinvestigate, through bibliographical, documental and empirical research, the extension. Theresearch problem is limited to the question: what is the place of the extension in the IF Goiano - Campus Morrinhos? To what extent does the extension gain visibility in the documentsandactions of this HEI? The general objective of this research was to apprehend the placeofextension at the IF Goiano - Campus Morrinhos, from 2020 to 2021, in order toidentifyitsvisibility and conception of extension through extensionist actions. The specific objectiveswere: a) To understand the historical trajectory of universities in Brazil, the mechanismsandrelationships that interfere in their social function; b) To discuss the concept of extensionandits unfolding in public policies and in the Federal Institutes of Education; c) Toknowandanalyze the importance of extension through the resources destined to it and the scopeofitsactions; d) To identify extension actions carried out at the IF Goiano - Campus Morrinhos; e)To identify the predominant concept of extension in the extension actions of the IFGoiano-Campus Morrinhos. In order to understand the research object, beyond appearances, webasedit on the method of dialectical historical materialism. For data collection, we appliedtheinstruments of interview and semi-structured questionnaire and systematic observationsrecorded in a field diary. The research, approved by the Ethics Committee, valuedthewillingness and anonymity of the participating subjects. Among the research results, wefoundthat most of the extension actions carried out by the IF Goiano - Campus Morrinhos compriseextension projects and events. We verified that, throughout the period from2017 to2021, thetotal number of actions did not behave regularly. On the contrary, it showed a decreaseof44% in 2018, compared to the previous year. The understanding of extension amongtheprofessors who developed extensionist actions is anchored in an assistentialist vision,although we perceive in the voices of some professors a broad understanding about extensionin line with that defended in recent documents on the subject. The visibility of the extensionin the IF Goiano is mainly through events, as an action responsible for most of the extensionin the IF Goiano. Despite the place that extension occupies in the IF Goiano, we cansaythatextension projects have little visibility, since in the management reports there is noclear andsystematic information about the resources invested in management and the results of suchactionsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Afonso, Lúcia Helena Rincónhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Brito, Wanderley Azevedo dehttp://lattes.cnpq.br/6251986801937865Rocha, Carlos Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1156914809617244Baldoino, Luciana dos Santos Machado2023-11-21T19:11:03Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBALDOINO, Luciana dos Santos Machado. 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