PROGRAMA MULHERES MIL NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (2011-2013): A INSERÇÃO DAS MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO SOB O OLHAR DE GESTORAS(ES) E PROFESSORAS(ES).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcia Cecilia Ramos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1144
Resumo: Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade de Goiás. O objeto de estudo é uma política pública de formação profissional de mulheres pobres e de baixa escolaridade para o acesso ao trabalho, o Programa Mulheres Mil, que teve início em 2005 no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). De 2007 a 2010, ampliou-se para os Institutos Federais das regiões norte e nordeste e, mediante a Portaria nº 1.015 de 21 de julho de 2011, foi ampliado novamente desta vez para todo o território nacional. O objetivo central é investigar acerca de que preceitos sobre feminização da pobreza, políticas públicas articuladas à inclusão produtiva e função social da escola fomentaram a adesão e a efetivação desse programa nos campi do IFG no período de 2011 a 2013. O problema da pesquisa configurou-se na seguinte indagação: Que desafios e resultados foram percebidos por gestoras(es) e professoras(es) do Programa Mulheres Mil, do ponto de vista da execução e do fazer pedagógico, no decorrer das ofertas nos campi do IFG? Para a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa na realização da análise documental, assim como na análise das percepções das(os) participantes que foram colhidas através de entrevistas e questionários. Foram obtidas 17 entrevistas de gestoras(es) e 31 questionários de professoras(es) que atuaram em 8 campi do IFG que implementaram o programa no referido período. A concepção materialista histórica ofereceu as bases para a leitura do contexto em estudo, pois considera que o trabalho e as relações sociais de produção definem o ser humano concreto, o situam na história, estabelecem os modos de produção de sua existência e de seu conhecimento. O campo das políticas públicas regulam o mundo do trabalho e a educação integrando as forças em que o controle social capitalista introduz sua lógica essencialmente destrutiva, caracterizada pela precarização e exclusão da força de trabalho humana. Subsidiaram esta discussão, os(as) autores(as) Antunes (2011), Bianchetti (1998), Bourdieu (2001), Ciavatta (2009), Enguitta (1997), Frigotto (2010), Kuenzer (2011), Löwy (1998), Saviani (2013). O estudo sobre concepções do papel da mulher na sociedade e na cadeia produtiva fundaram-se em Del Priori e Bessanezi (2002), Manfredi (2002), Nogueira (2011), Swain (2009), Scott (2005). É possível depreender da percepção de gestoras(es) e professoras(es) que na efetivação do Programa Mulheres Mil incidem forças que impulsionam para mudanças mas também há forças que reforçam a reprodução da situação vigente que mantém as mulheres em postos de trabalho menos valorizados que os dos homens.
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O objetivo central é investigar acerca de que preceitos sobre feminização da pobreza, políticas públicas articuladas à inclusão produtiva e função social da escola fomentaram a adesão e a efetivação desse programa nos campi do IFG no período de 2011 a 2013. O problema da pesquisa configurou-se na seguinte indagação: Que desafios e resultados foram percebidos por gestoras(es) e professoras(es) do Programa Mulheres Mil, do ponto de vista da execução e do fazer pedagógico, no decorrer das ofertas nos campi do IFG? Para a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa na realização da análise documental, assim como na análise das percepções das(os) participantes que foram colhidas através de entrevistas e questionários. Foram obtidas 17 entrevistas de gestoras(es) e 31 questionários de professoras(es) que atuaram em 8 campi do IFG que implementaram o programa no referido período. A concepção materialista histórica ofereceu as bases para a leitura do contexto em estudo, pois considera que o trabalho e as relações sociais de produção definem o ser humano concreto, o situam na história, estabelecem os modos de produção de sua existência e de seu conhecimento. O campo das políticas públicas regulam o mundo do trabalho e a educação integrando as forças em que o controle social capitalista introduz sua lógica essencialmente destrutiva, caracterizada pela precarização e exclusão da força de trabalho humana. Subsidiaram esta discussão, os(as) autores(as) Antunes (2011), Bianchetti (1998), Bourdieu (2001), Ciavatta (2009), Enguitta (1997), Frigotto (2010), Kuenzer (2011), Löwy (1998), Saviani (2013). O estudo sobre concepções do papel da mulher na sociedade e na cadeia produtiva fundaram-se em Del Priori e Bessanezi (2002), Manfredi (2002), Nogueira (2011), Swain (2009), Scott (2005). É possível depreender da percepção de gestoras(es) e professoras(es) que na efetivação do Programa Mulheres Mil incidem forças que impulsionam para mudanças mas também há forças que reforçam a reprodução da situação vigente que mantém as mulheres em postos de trabalho menos valorizados que os dos homens.This research is vinculated to the PUC-GOs Postgraduate Program, having as central objective to analise a public policy of vocational training for poor women with low educational level for access to work, the Thousand Women Program, which began in 2005 at the Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). From 2007 to 2010 this program was expanded for the Federal Institutes of North and northeast regions and, by Ordinance No. 1,015 of July 21, 2011, occurred the second expansion, this time for the entire national territory. The research intents to investigate the precepts about feminization of poverty, public policy articulated productive inclusion and social function of the school and the effectiveness of this program in the campuses of the IFG in 2011 to 2013 period. The problem of the research set up in the following question: what challenges and results were perceived by managers and teachers, from the point of view of implementation, over the IFGs campuses offers? The qualitative approach was used in the realization of the documentary analysis, bibliographic studies and review of the literature, as well as in the analysis of the perceptions of the participants wich were collected through interviews and questionnaires. The research obtained 17 interviews from the managers and 31 questionnaires from teachers who worked on the program executed in 8 campuses of IFG. The historical materialist conception offered the basis for reading the context, because it is considered that the work and the social relations of production define the specific human being lie in history, establish the modes of production of your existence and your knowledge. The field of public policies from the government and the world of work and education are under the pressure forces from capitalism social control, that introduces its essentially destructive logic, characterized by precariousness and exclusion of human work force. Subsidized this discussion, the authors: Antunes (2011), Bianchetti (1998), Bourdieu (2001), Ciavatta (2009), Enguitta (1997), Frigotto (2010), Kuenzer (2011), Löwy (1998), Saviani (2013). The study on conceptions of the role of women in society and in the production chain founded in Del Priori and Bessanezi (2002), Manfred (2002), Nogueira (2011), Swain (2009), Scott (2005). It is possible to understand the perception of managers and teachers in the execution of the Program a thousand Women focus that drives forces for changes but also there are forces which enhance the playback of the current situation that keeps women in jobs less valued than those of men.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Brzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Castro, Mad Ana Desiree Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/7690161558708230Lopes, Marcia Cecilia Ramos2016-07-27T13:53:39Z2015-10-302015-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Marcia Cecilia Ramos. PROGRAMA MULHERES MIL NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS (2011-2013): A INSERÇÃO DAS MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO SOB O OLHAR DE GESTORAS(ES) E PROFESSORAS(ES).. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:38:30Zoai:ambar:tede/1144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:38:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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