APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2805 |
Resumo: | A concentração cada vez maior da população nas cidades, resultado de um processo de urbanização rápido e descontrolado e a ausência de políticas públicas que disciplinem o uso indiscriminado do veículo motorizado individual, tem resultado, na maioria das cidades brasileiras, em aumento significativo do número de veículos. Resulta também na consequente deterioração da mobilidade e da qualidade da vida urbana. A necessidade de um planejamento que integre melhor o uso e ocupação do espaço urbano e a mobilidade decorrente tem levado a estudos e investigações na busca de indicadores e índices capazes de medir a qualidade de vida da população associando-a à qualidade da mobilidade. Nesta direção foi desenvolvido por (Costa 2008), o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável IMUS, o qual avalia quantitativamente e qualitativamente vários aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo os cenários essenciais social, econômico e ambiental. Esta dissertação objetiva a aplicação deste índice na cidade de Goiânia (GO) de forma a oferecer um diagnóstico das condições de mobilidade na cidade à luz desta metodologia. A partir da avaliação do desempenho de cada indicador, também objetiva oferecer subsídios à tomada de decisão dos gestores públicos no que se refere aos processos de formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas com vistas à promoção da mobilidade urbana sustentável e consequentemente da qualidade de vida na cidade. Os resultados indicam que embora ainda distante de alcançar níveis de sustentabilidade plenamente satisfatória (próximo de 1,0), o valor calculado (0,658) sugere, entretanto, que a mobilidade em Goiânia começa a trilhar, mesmo que de forma ainda tímida, os princípios da sustentabilidade. |
id |
PUC_GO_660375e62d8c95a14ca63bffdc1e8743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2805 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.Mobilidade SustentávelPlanejamento urbanoPolíticas PúblicasIndicadores de mobilidadeÍndice de Mobilidade SustentávelGoiâniaSustainable MobilityUrban PlanningPublic PoliciesMobility IndicatorsIndex of Sustainable Urban MobilityGoianiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA concentração cada vez maior da população nas cidades, resultado de um processo de urbanização rápido e descontrolado e a ausência de políticas públicas que disciplinem o uso indiscriminado do veículo motorizado individual, tem resultado, na maioria das cidades brasileiras, em aumento significativo do número de veículos. Resulta também na consequente deterioração da mobilidade e da qualidade da vida urbana. A necessidade de um planejamento que integre melhor o uso e ocupação do espaço urbano e a mobilidade decorrente tem levado a estudos e investigações na busca de indicadores e índices capazes de medir a qualidade de vida da população associando-a à qualidade da mobilidade. Nesta direção foi desenvolvido por (Costa 2008), o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável IMUS, o qual avalia quantitativamente e qualitativamente vários aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo os cenários essenciais social, econômico e ambiental. Esta dissertação objetiva a aplicação deste índice na cidade de Goiânia (GO) de forma a oferecer um diagnóstico das condições de mobilidade na cidade à luz desta metodologia. A partir da avaliação do desempenho de cada indicador, também objetiva oferecer subsídios à tomada de decisão dos gestores públicos no que se refere aos processos de formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas com vistas à promoção da mobilidade urbana sustentável e consequentemente da qualidade de vida na cidade. Os resultados indicam que embora ainda distante de alcançar níveis de sustentabilidade plenamente satisfatória (próximo de 1,0), o valor calculado (0,658) sugere, entretanto, que a mobilidade em Goiânia começa a trilhar, mesmo que de forma ainda tímida, os princípios da sustentabilidade.The increasing concentration of the population in the cities resulted from a very rapid and uncontrolled urbanization process and the absence of public policies to regulate the indiscriminate use of private motorized vehicles has resulted, in the major Brazilian cities, in a significant increase of the number of vehicles and, hence in the deterioration of quality of urban life. The necessity of an urban planning that is able to better integrate the use and occupation of urban spaces and the mobility derived from them, has lead to many studies and research in order to develop indicators and indexes to measure the quality of life associated with the quality of mobility. Intending to do that Costa, 2008, developed the Index of Sustainable Urban Mobility (I_SUM). This index evaluates qualitatively and qualitatively many aspects belonging to the concept of mobility, including the essential scenarios social, economic and environmental. This study aims the applications of the index in Goiania (GO) city, in order to make a diagnosis of the urban mobility conditions in the city in the light of this methodology and offer subsidies to the city decision- makers referring to implementation and monitoring of public policies to promote the sustainable urban mobility and hence the quality of urban life. Results of the study indicate that the city it is still far from to reach a high level of sustainable mobility (1,0), but despite of its not very satisfactory index (0,658), the value indicates that the city it is in the track towards the principles of sustainable urban mobility.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásDesenvolvimento e Planejamento TerritorialPasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Santos, Nivaldo doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792678J0Santos, Benjamim Jorge Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/2109150393605727Abdala, Ivanilde Maria de Rezende2016-08-10T10:49:53Z2014-04-102013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABDALA, Ivanilde Maria de Rezende. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-05-07T22:18:19Zoai:ambar:tede/2805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-05-07T22:18:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
title |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. Abdala, Ivanilde Maria de Rezende Mobilidade Sustentável Planejamento urbano Políticas Públicas Indicadores de mobilidade Índice de Mobilidade Sustentável Goiânia Sustainable Mobility Urban Planning Public Policies Mobility Indicators Index of Sustainable Urban Mobility Goiania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
title_full |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
title_sort |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA. |
author |
Abdala, Ivanilde Maria de Rezende |
author_facet |
Abdala, Ivanilde Maria de Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pasqualetto, Antonio http://lattes.cnpq.br/4691515540448143 Santos, Nivaldo dos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792678J0 Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/2109150393605727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdala, Ivanilde Maria de Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade Sustentável Planejamento urbano Políticas Públicas Indicadores de mobilidade Índice de Mobilidade Sustentável Goiânia Sustainable Mobility Urban Planning Public Policies Mobility Indicators Index of Sustainable Urban Mobility Goiania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Mobilidade Sustentável Planejamento urbano Políticas Públicas Indicadores de mobilidade Índice de Mobilidade Sustentável Goiânia Sustainable Mobility Urban Planning Public Policies Mobility Indicators Index of Sustainable Urban Mobility Goiania CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A concentração cada vez maior da população nas cidades, resultado de um processo de urbanização rápido e descontrolado e a ausência de políticas públicas que disciplinem o uso indiscriminado do veículo motorizado individual, tem resultado, na maioria das cidades brasileiras, em aumento significativo do número de veículos. Resulta também na consequente deterioração da mobilidade e da qualidade da vida urbana. A necessidade de um planejamento que integre melhor o uso e ocupação do espaço urbano e a mobilidade decorrente tem levado a estudos e investigações na busca de indicadores e índices capazes de medir a qualidade de vida da população associando-a à qualidade da mobilidade. Nesta direção foi desenvolvido por (Costa 2008), o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável IMUS, o qual avalia quantitativamente e qualitativamente vários aspectos pertinentes à mobilidade, incluindo os cenários essenciais social, econômico e ambiental. Esta dissertação objetiva a aplicação deste índice na cidade de Goiânia (GO) de forma a oferecer um diagnóstico das condições de mobilidade na cidade à luz desta metodologia. A partir da avaliação do desempenho de cada indicador, também objetiva oferecer subsídios à tomada de decisão dos gestores públicos no que se refere aos processos de formulação, implantação e monitoramento de políticas públicas com vistas à promoção da mobilidade urbana sustentável e consequentemente da qualidade de vida na cidade. Os resultados indicam que embora ainda distante de alcançar níveis de sustentabilidade plenamente satisfatória (próximo de 1,0), o valor calculado (0,658) sugere, entretanto, que a mobilidade em Goiânia começa a trilhar, mesmo que de forma ainda tímida, os princípios da sustentabilidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-22 2014-04-10 2016-08-10T10:49:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ABDALA, Ivanilde Maria de Rezende. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2805 |
identifier_str_mv |
ABDALA, Ivanilde Maria de Rezende. APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (IMUS) EM GOIÂNIA.. 2013. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202260818788352 |