A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adilson Alves da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1071
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o papel da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Goiás - na articulação dos Movimentos Sociais, Universidades e Entidades para a criação de políticas de educação do campo pelo Estado. Partimos da história da CPT, uma Pastoral da Igreja Católica fundada em 1975, em plena ditadura militar, cujo papel, naquele contexto, foi combater a repressão aos movimentos sociais pelo Estado em defesa da democracia e dos direitos humanos. Em seguida, apresentamos uma contextualização da educação rural na história do Brasil e Goiás, bem como a luta dos Movimentos Sociais, Universidades e Entidades junto ao Estado, a partir do final da década de 1990, por educação do campo como expressão de garantia da escolarização, em todos os níveis e áreas do conhecimento, do local para o universal. O objetivo é discutir a educação do campo e apresentar, tendo como metodologia a pesquisa qualitativa, os resultados de duas experiências realizadas pela CPT que contribuíram para a elaboração de subsídios de políticas educacionais para o campo em Goiás: Comitê de Educação do Campo do Estado de Goiás (CECEG) e Grupo de Estudos da Educação do Campo da CPT. A problematização parte do pressuposto de que, historicamente, o Estado negligenciou a educação para a população do campo. A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisas de autores que defendem os direitos dos povos do campo, sobretudo a educação. O resultado final da pesquisa aponta que a CPT tem desempenhado um importante papel na articulação dos Movimentos Sociais para cobrar do Estado a construção e efetivação de políticas públicas de educação do campo em Goiás.
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spelling A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRAEducação do CampoComissão Pastoral da TerraMovimentos SociaisPolíticas PúblicasRural EducationPastoral Land CommissionSocial MovementsPublic PolicyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de uma pesquisa sobre o papel da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Goiás - na articulação dos Movimentos Sociais, Universidades e Entidades para a criação de políticas de educação do campo pelo Estado. Partimos da história da CPT, uma Pastoral da Igreja Católica fundada em 1975, em plena ditadura militar, cujo papel, naquele contexto, foi combater a repressão aos movimentos sociais pelo Estado em defesa da democracia e dos direitos humanos. Em seguida, apresentamos uma contextualização da educação rural na história do Brasil e Goiás, bem como a luta dos Movimentos Sociais, Universidades e Entidades junto ao Estado, a partir do final da década de 1990, por educação do campo como expressão de garantia da escolarização, em todos os níveis e áreas do conhecimento, do local para o universal. O objetivo é discutir a educação do campo e apresentar, tendo como metodologia a pesquisa qualitativa, os resultados de duas experiências realizadas pela CPT que contribuíram para a elaboração de subsídios de políticas educacionais para o campo em Goiás: Comitê de Educação do Campo do Estado de Goiás (CECEG) e Grupo de Estudos da Educação do Campo da CPT. A problematização parte do pressuposto de que, historicamente, o Estado negligenciou a educação para a população do campo. A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisas de autores que defendem os direitos dos povos do campo, sobretudo a educação. O resultado final da pesquisa aponta que a CPT tem desempenhado um importante papel na articulação dos Movimentos Sociais para cobrar do Estado a construção e efetivação de políticas públicas de educação do campo em Goiás.This is a survey on the role of the Pastoral Land Commission (CPT) - Regional Goiás in the articulation of social movements, universities and entities to create the state of education policy field. We start with the history showing that CPT is a ministry of the Catholic Church founded in 1975 during the military dictatorship that had, in that context, an important role in combating repression of social movements by the state in defense of democracy and human rights. Then we present a context of rural education in the history of Brazil and Goiás, as well as the struggle of social movements, universities and entities within the State from the late 1990s by rural education as an expression of assurance of education in all levels and subject areas, from local to universal. The aim is to discuss the education field and present, with the qualitative research methodology, the results of two experiments conducted by CPT who contributed in the development of educational policies of subsidies to the field in Goiás: Field Education Committee of the State of Goiás (CECEG) Study Group and the Field Education CPT. The problematization assumes that the state historically neglected education for the rural population. The theoretical foundation was built based on surveys of authors who defend the rights of the peoples of the field, especially education. The end result of the research indicates that the CPT has played an important role in the articulation of Social Movements for the recovery of the state in the construction and execution of public policies on rural education in Goiás.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAlmeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Queiroz, Joao Batista Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/7921054040109912Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSilva, Adilson Alves da2016-07-27T13:52:44Z2013-07-012012-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Adilson Alves da. A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T00:26:47Zoai:ambar:tede/1071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T00:26:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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