O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativo |
id |
PUC_GO_6c35e134f3ba27f7701ea42f85b70237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4764 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividadeChemistry teaching from the student's perspective: social representations and affectivityensino de química, representações sociais, educação, didática.teaching chemistry, social representations, education, didacticsCiências Humanas: EducaçãoO objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativoThe objective of this work is to investigate the social representations of teaching, and of the chemistry teacher, in order to find explanations for the affective rejection that seems to occur in relation to this discipline. For this, the theory of social representations by SERGE MOSCOVICI was used, in addition to other authors such as ABRIC and SÁ. For a pedagogical analysis of the theme, works by FREIRE, LIBANEO, MORAES, FOGAÇA, and LIMA, among others, were considered. A field research was carried out in a public high school, through interviews and questionnaires with 22 students. The results show that most students reported learning difficulties in some Chemistry contents. The main factors mentioned were: poor learning performance of contents in related subjects, absence of contextualized didactics, structure of the school unit, practice of a differentiated methodology. Furthermore, it used the structuralist approach of social representations to identify the central core of representations of chemistry teaching and the chemistry teacher, giving light to the student's perspective on these two themes. Research involviing social representations of chemistry teaching identified that students find Chemistry contentes difficult. This objection is justified by the frequent use of Mathematics and the constant practice of theoretical classes. To overcome these gaps, the teacher must be affective and communicativePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Lemes , Lila Maria SpadoniPeixoto, Josana de CastroVaz, Duelci Aparecido de FreitasNeves, João Francisco2022-02-15T18:20:38Z2021-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNeves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-02-16T11:10:06Zoai:ambar:tede/4764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-02-16T11:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade Chemistry teaching from the student's perspective: social representations and affectivity |
title |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
spellingShingle |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade Neves, João Francisco ensino de química, representações sociais, educação, didática. teaching chemistry, social representations, education, didactics Ciências Humanas: Educação |
title_short |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
title_full |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
title_fullStr |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
title_full_unstemmed |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
title_sort |
O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade |
author |
Neves, João Francisco |
author_facet |
Neves, João Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemes, Lila Maria Spadoni http://lattes.cnpq.br/1490734770061584 Lemes , Lila Maria Spadoni Peixoto, Josana de Castro Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, João Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de química, representações sociais, educação, didática. teaching chemistry, social representations, education, didactics Ciências Humanas: Educação |
topic |
ensino de química, representações sociais, educação, didática. teaching chemistry, social representations, education, didactics Ciências Humanas: Educação |
description |
O objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-28 2022-02-15T18:20:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Neves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021 http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764 |
identifier_str_mv |
Neves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021 |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202273854685184 |