Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação |
id |
PUC_GO_6d1a012d49913374530e4f44004f5573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4105 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)Serviço Social, educação, escolaSocial Service; education; schoolCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEsta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educaçãoThis dissertation has as main objective to problematize the distance between the legislations that guide the effective of Social Work in state, municipal and private public schools in Uberaba / MG, and the quantitative of these professionals in educational environments. It was conceived in the ambit of the Master in Social Work, linked to the line of Research Social Theory and Social Work. It shows, in synthesis and contradiction of how important is the insertion of the Social Worker in the educational field and how slow is the approval of a law at the national level. In the research on Uberaba, Minas Gerais and national legislations, it was analyzed whether or not it took place and what unfolding of the follow-up of PL that has not yet been appreciated by the Congress. The problematization of the real insertion in some spaces presents itself as a way to be for the Social Assistants and manifests the lack of its socio-educational practices in Uberaba teaching units, reflecting on the relation between Social Work, school and the processes of education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialMachado, Maria Conceição Sarmento Padialhttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819Padial, Maria Conceição Padialhttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819Rocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Silva, Thiago Fernando Sant’Anna ehttp://lattes.cnpq.br/9735682996647548Nunes, Reginaldo Aparecido2019-01-29T19:27:05Z2018-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-01-30T03:00:34Zoai:ambar:tede/4105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-01-30T03:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
title |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
spellingShingle |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) Nunes, Reginaldo Aparecido Serviço Social, educação, escola Social Service; education; school CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
title_full |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
title_fullStr |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
title_full_unstemmed |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
title_sort |
Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017) |
author |
Nunes, Reginaldo Aparecido |
author_facet |
Nunes, Reginaldo Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Maria Conceição Sarmento Padial http://lattes.cnpq.br/6444580196034819 Padial, Maria Conceição Padial http://lattes.cnpq.br/6444580196034819 Rocha, Maria José Pereira http://lattes.cnpq.br/9190041375160574 Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e http://lattes.cnpq.br/9735682996647548 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Reginaldo Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço Social, educação, escola Social Service; education; school CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
Serviço Social, educação, escola Social Service; education; school CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-07 2019-01-29T19:27:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105 |
identifier_str_mv |
Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202269509386240 |