Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Reginaldo Aparecido
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação
id PUC_GO_6d1a012d49913374530e4f44004f5573
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4105
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)Serviço Social, educação, escolaSocial Service; education; schoolCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEsta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educaçãoThis dissertation has as main objective to problematize the distance between the legislations that guide the effective of Social Work in state, municipal and private public schools in Uberaba / MG, and the quantitative of these professionals in educational environments. It was conceived in the ambit of the Master in Social Work, linked to the line of Research Social Theory and Social Work. It shows, in synthesis and contradiction of how important is the insertion of the Social Worker in the educational field and how slow is the approval of a law at the national level. In the research on Uberaba, Minas Gerais and national legislations, it was analyzed whether or not it took place and what unfolding of the follow-up of PL that has not yet been appreciated by the Congress. The problematization of the real insertion in some spaces presents itself as a way to be for the Social Assistants and manifests the lack of its socio-educational practices in Uberaba teaching units, reflecting on the relation between Social Work, school and the processes of education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialMachado, Maria Conceição Sarmento Padialhttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819Padial, Maria Conceição Padialhttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819Rocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Silva, Thiago Fernando Sant’Anna ehttp://lattes.cnpq.br/9735682996647548Nunes, Reginaldo Aparecido2019-01-29T19:27:05Z2018-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-01-30T03:00:34Zoai:ambar:tede/4105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-01-30T03:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
title Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
spellingShingle Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
Nunes, Reginaldo Aparecido
Serviço Social, educação, escola
Social Service; education; school
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
title_full Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
title_fullStr Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
title_full_unstemmed Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
title_sort Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
author Nunes, Reginaldo Aparecido
author_facet Nunes, Reginaldo Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
http://lattes.cnpq.br/6444580196034819
Padial, Maria Conceição Padial
http://lattes.cnpq.br/6444580196034819
Rocha, Maria José Pereira
http://lattes.cnpq.br/9190041375160574
Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e
http://lattes.cnpq.br/9735682996647548
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Reginaldo Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço Social, educação, escola
Social Service; education; school
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Serviço Social, educação, escola
Social Service; education; school
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-07
2019-01-29T19:27:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
identifier_str_mv Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202269509386240