LINEARIDADE E FRAGMENTAÇÃO NO ROMANCE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3802 |
Resumo: | Esta dissertação desenvolve um estudo sobre a evolução do romance, refletindo sobre as mudanças que se processaram na narrativa literária ao longo do tempo, até chegar a formas mais evoluídas de escrita. Nas narrativas tradicionais, a temática, o espaço, as personagens e o tempo eram desenvolvidos de forma exterior, e o enredo primava pela linearidade. Os modelos eram pré-estabelecidos, inspirados nas narrativas de Walter Scott e nos muitos romances de tendência histórica que vinham sendo desenvolvidos na Europa. Mas as diversas mudanças ocorridas no comportamento do homem citadino pós-Revolução Industrial influenciaram também a maneira de produzir romances. Desse modo, para mostrar um pouco dessa mudança na maneira de se construir narrativas, processada ao longo do tempo, foram utilizadas nesta dissertação as obras O Guarani, de José de Alencar, e O Último dos Moicanos, de James F. Cooper, que são narrativas históricas que trazem um pouco das primeiras manifestações desse gênero, em um cenário plástico, com personagens idealizadas e uma preocupação com a linearidade dos acontecimentos, e cujo narrador é onisciente. Foi usado também na pesquisa o livro Ulisses, de James Joyce, para mostrar alguns aspectos da evolução da narrativa romanesca, em que o artista conseguiu desenvolver uma história que foge completamente aos moldes pré-definidos pela primeira fase romântico-idealista. Produzida no período entreguerras, o livro Ulisses focaliza, em muitos momentos da narrativa, as mazelas e incertezas da vida moderna. Joyce representa nas páginas do seu livro o cotidiano do cidadão da Dublin contemporânea, rompe com a linearidade e utiliza técnicas inovadoras para mostrar que o tempo é muito mais complexo do que se imagina. Serviram de lastro para este estudo as reflexões dos teóricos do romance Rosenthal (1974), Rosenfeld (1969), Humphrey (1976), D’Onofrio (1982) entre outros. |
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LINEARIDADE E FRAGMENTAÇÃO NO ROMANCERomance tradicional. Romance contemporâneo. Ulisses. O Guarani. O Último dos Moicanos.Traditional Romance. Contemporary novel. Ulysses. O Guarani. The Last of the Mohicans.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta dissertação desenvolve um estudo sobre a evolução do romance, refletindo sobre as mudanças que se processaram na narrativa literária ao longo do tempo, até chegar a formas mais evoluídas de escrita. Nas narrativas tradicionais, a temática, o espaço, as personagens e o tempo eram desenvolvidos de forma exterior, e o enredo primava pela linearidade. Os modelos eram pré-estabelecidos, inspirados nas narrativas de Walter Scott e nos muitos romances de tendência histórica que vinham sendo desenvolvidos na Europa. Mas as diversas mudanças ocorridas no comportamento do homem citadino pós-Revolução Industrial influenciaram também a maneira de produzir romances. Desse modo, para mostrar um pouco dessa mudança na maneira de se construir narrativas, processada ao longo do tempo, foram utilizadas nesta dissertação as obras O Guarani, de José de Alencar, e O Último dos Moicanos, de James F. Cooper, que são narrativas históricas que trazem um pouco das primeiras manifestações desse gênero, em um cenário plástico, com personagens idealizadas e uma preocupação com a linearidade dos acontecimentos, e cujo narrador é onisciente. Foi usado também na pesquisa o livro Ulisses, de James Joyce, para mostrar alguns aspectos da evolução da narrativa romanesca, em que o artista conseguiu desenvolver uma história que foge completamente aos moldes pré-definidos pela primeira fase romântico-idealista. Produzida no período entreguerras, o livro Ulisses focaliza, em muitos momentos da narrativa, as mazelas e incertezas da vida moderna. Joyce representa nas páginas do seu livro o cotidiano do cidadão da Dublin contemporânea, rompe com a linearidade e utiliza técnicas inovadoras para mostrar que o tempo é muito mais complexo do que se imagina. Serviram de lastro para este estudo as reflexões dos teóricos do romance Rosenthal (1974), Rosenfeld (1969), Humphrey (1976), D’Onofrio (1982) entre outros.This thesis, a study of the evolution of the novel, reflects on the changes that literary narrative underwent over time, until it reached more evolved forms of writing. In traditional narrative the theme, space, time and characters were externally developed and the plot was linear. The models were pre-established, inspired by Walter Scott's narratives and by various historical novels which had been developing in Europe. But the different changes in the behavior of the post-Industrial Revolutionary urban man influenced the manner of writing novels. So, in order to show a little of the process of change in the way narratives were written, this study uses José de Alencar’s O Guarani and James F. Cooper’s The Last of the Mohicans, both historical narratives which provide a little of the early demonstrations of the genre, in an artistic setting with idealized characters and linearity of events, where the narrator is omniscient. James Joyce’s Ulysses was also used to show some aspects of the evolution of novelistic narrative, in which the artist developed a story which completely abandons the moulds pre-defined by the early idealized, romantic phase. Written in the interwar period, Ulysses focuses on the strains and uncertainties of modern life. In the pages of his book, Joyce presents the daily life of the citizens of contemporary Dublin, breaks with linearity and uses innovative techniques to show that time is far more complex than one could imagine. Theorists of the novel, such as Rosenthal (1974), Rosenfeld (1969), Humphrey (1976), D'Onofrio (1982), served as a basis for this study.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasOliveira, Éris Antônio dehttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Araújo, Evandro Rosa de2017-10-10T14:30:25Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraújo, Evandro Rosa de. LINEARIDADE E FRAGMENTAÇÃO NO ROMANCE. 2011. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-11T04:01:48Zoai:ambar:tede/3802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-11T04:01:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Esta dissertação desenvolve um estudo sobre a evolução do romance, refletindo sobre as mudanças que se processaram na narrativa literária ao longo do tempo, até chegar a formas mais evoluídas de escrita. Nas narrativas tradicionais, a temática, o espaço, as personagens e o tempo eram desenvolvidos de forma exterior, e o enredo primava pela linearidade. Os modelos eram pré-estabelecidos, inspirados nas narrativas de Walter Scott e nos muitos romances de tendência histórica que vinham sendo desenvolvidos na Europa. Mas as diversas mudanças ocorridas no comportamento do homem citadino pós-Revolução Industrial influenciaram também a maneira de produzir romances. Desse modo, para mostrar um pouco dessa mudança na maneira de se construir narrativas, processada ao longo do tempo, foram utilizadas nesta dissertação as obras O Guarani, de José de Alencar, e O Último dos Moicanos, de James F. Cooper, que são narrativas históricas que trazem um pouco das primeiras manifestações desse gênero, em um cenário plástico, com personagens idealizadas e uma preocupação com a linearidade dos acontecimentos, e cujo narrador é onisciente. Foi usado também na pesquisa o livro Ulisses, de James Joyce, para mostrar alguns aspectos da evolução da narrativa romanesca, em que o artista conseguiu desenvolver uma história que foge completamente aos moldes pré-definidos pela primeira fase romântico-idealista. Produzida no período entreguerras, o livro Ulisses focaliza, em muitos momentos da narrativa, as mazelas e incertezas da vida moderna. Joyce representa nas páginas do seu livro o cotidiano do cidadão da Dublin contemporânea, rompe com a linearidade e utiliza técnicas inovadoras para mostrar que o tempo é muito mais complexo do que se imagina. Serviram de lastro para este estudo as reflexões dos teóricos do romance Rosenthal (1974), Rosenfeld (1969), Humphrey (1976), D’Onofrio (1982) entre outros. |
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