EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES PARA ESCOLAS DO PRIMEIRO CICLO EM GOIÂNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mirian Gonçalves Araújo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2611
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa das práticas de Educação Ambiental realizadas em escolas da Rede Municipal de Educação no Município de Goiânia, que está situado na região Centro-Oeste do Brasil. Segundo o senso escolar de 2008, Goiânia possui 205 escolas municipais, sendo quinze destas de Tempo Integral. Nesta pesquisa foi avaliada em cinco escolas, a análise das práticas de Educação Ambiental, especificamente nas turmas de ciclo 1 (turmas: A, B e C), como também o modo como a Secretaria Municipal auxilia ou motiva os docentes para esta prática e se oferece cursos de capacitação nesta área. A pesquisa visou analisar o que os docentes pensam a respeito da Educação Ambiental e quais são as atividades e projetos desenvolvidos nas escolas. Buscou-se também, através da pesquisa, ressaltar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, das Instituições de Ensino Superior de Goiânia, para análise dos conteúdos referentes ao tema. Diante das observações realizadas, os resultados mostraram que os docentes fazem um trabalho com seus alunos, tentando atingir as exigências previstas pelo MEC, pontuado pelos Parâmetros Curriculares, sobre os Temas Transversais, mas ainda é um trabalho tímido e com dificuldades de realização coletiva. Existe um distanciamento entre a comunidade e a escola em participar dos projetos. As dificuldades encontradas pelos docentes estão relacionadas às deficiências na formação acadêmica, visto que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia analisadas neste período não ofereciam disciplinas suficientes para contemplar uma qualificação em Educação Ambiental, assim como os docentes não possuem especialização na área. Com esta pesquisa pode-se concluir que a realização de um trabalho eficaz e coerente com as exigências da atual legislação sobre o trabalho de EA com as crianças que iniciam suas atividades escolares, está intimamente ligada à necessidade de uma educação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. É necessário rever as atuais matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, para senão sanar, ao menos contribuir para uma melhor qualificação dos futuros pedagogos. A inserção da EA na formação dos pedagogos, deverá se constituir em um processo natural nas universidades ao longo dos próximos anos.
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Buscou-se também, através da pesquisa, ressaltar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, das Instituições de Ensino Superior de Goiânia, para análise dos conteúdos referentes ao tema. Diante das observações realizadas, os resultados mostraram que os docentes fazem um trabalho com seus alunos, tentando atingir as exigências previstas pelo MEC, pontuado pelos Parâmetros Curriculares, sobre os Temas Transversais, mas ainda é um trabalho tímido e com dificuldades de realização coletiva. Existe um distanciamento entre a comunidade e a escola em participar dos projetos. As dificuldades encontradas pelos docentes estão relacionadas às deficiências na formação acadêmica, visto que as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia analisadas neste período não ofereciam disciplinas suficientes para contemplar uma qualificação em Educação Ambiental, assim como os docentes não possuem especialização na área. Com esta pesquisa pode-se concluir que a realização de um trabalho eficaz e coerente com as exigências da atual legislação sobre o trabalho de EA com as crianças que iniciam suas atividades escolares, está intimamente ligada à necessidade de uma educação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. É necessário rever as atuais matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, para senão sanar, ao menos contribuir para uma melhor qualificação dos futuros pedagogos. A inserção da EA na formação dos pedagogos, deverá se constituir em um processo natural nas universidades ao longo dos próximos anos.The present report is a research about Environmental Education practices made at Goiânia s education municipal network schools. Goiânia is situated in the centralwest region of the Brazil. To be in accordance with scholar sense data from 2008, this municipality has two hundred and five municipal schools, being fifteen integral time schools, and this research has been applied in six of these schools. We analyzed the Environmental Education practices realized in these six schools especially in the cycle 1, groups: A, B and, C, besides, the way which Municipal Secretaryship and Government help or motive their teachers to this practice and whether they offer capacitating courses in this area. The research aimed to analyze what educators thinking about Environmental Education (EE) and which are the activities and projects developed in this schools. We inquired the curricular matrix of the pedagogy courses and Superior Teaching Institutions of the Goiânia to analyze of the contents refer to EE. In front of observations done, the results were that teachers of the cycle 1 do a work with their students, trying to attain the exigencies previewed for MEC, pointed by Curricular Parameters, about transversal themes, besides, it is a shy work and with difficulties of collective accomplishment. The community doesn t take part in projects in which the schools work with the children. These difficulties which pedagogue detected to have origin previewed in their academic formation, once the pedagogy course matrixes didn t offer sufficient disciplines to contemplate a bigger qualification of pedagogue to feel security to teach classes about EE. From this research we can conclude that effective work accomplishment, which is consistent with the exigencies of the current legislation about EE to children who start their scholar activities, is closely linked to the necessity of continued education to the teachers of the Teaching Municipal Network, in which courses that ponder the several focus of EE are offer. It is necessary to review the curricular matrixes of the current pedagogy courses to solve or at least contributing to a best qualification of the future pedagogues. Insertion of EE in the pedagogue formation will must be built as a natural process at universities along of next years.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelSilva, Adélia Maria Limahttp://lattes.cnpq.br/4119056886162771Rocha, Cleonicehttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396Anunciacao, Carlos Eduardohttp://lattes.cnpq.br/4354412874919580Dias, Mirian Gonçalves Araújo2016-08-10T10:45:33Z2015-02-032009-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Mirian Gonçalves Araújo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POSSIBILIDADES PARA ESCOLAS DO PRIMEIRO CICLO EM GOIÂNIA. 2009. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:30:33Zoai:ambar:tede/2611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:30:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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