Compaixão e prudência à luz de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8: contribuição da análise sociométrica
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4902 |
Resumo: | Esta tese pretende demonstrar que o Evangelho de Lucas contém, dentre suas mensagens, estrutura político-teológico de cunho social, para orientar a comunidade lucana, que pretende gerar relações sociais igualitárias em sua comunidade. Essa mensagem é presente nos discursos feitos através de parábolas. A metodologia utilizada encontra-se nos referenciais teóricos dialéticos, baseando-se em uma exegese histórico-crítica e em uma hermenêutica histórico-social, ao qual, o escopo metodológico do levantamento bibliográfico apresenta-se em diálogo com as Ciências da Religião e as Ciências Sociais. Os objetos dessa análise encontram-se nas parábolas de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8, através de duas situações, o preconceito com os estrangeiros e o patronato, mediante cobrança indevida de impostos e juros. A análise também elabora um estudo sociométrico baseado nas estruturas social, religiosa e cultural. Parte-se de uma compreensão do contexto do Evangelho de Lucas e de uma aproximação literária à narrativa completa, para fazer, então, a análise das parábolas em questão. Nessas parábolas, o oprimido aparece como sujeito central, como crítica ao status quo da dominação romana e como uma construção positiva e libertadora do marginalizado nos cristianismos do primeiro século. As parábolas intencionam o resgate intencional dos ensinos de Jesus, para que, no movimento cristão da comunidade lucana, os mesmos sejam uma práxis. Essas parábolas marcam pontos de inflexão importantes para a comunidade lucana. Ao final, a tese lança luz sobre a tônica daqueles que desenvolvem a compaixão e a prudência, na busca por construir esperança e identidade por meio do acesso aos ensinamentos presentes. Assim, esta tese tenciona, por meio de reinterpretação dos textos bíblicos, fornecer material que possa ajudar a reconstruir relações sociais justas e prevenir práticas de discriminação e desigualdade |
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Compaixão e prudência à luz de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8: contribuição da análise sociométricaCompassion and prudence in the light of Luke 10,30-35 and Luke 16,1-8: contribution of sociometric analysisLucasParábolasSociometriaCompaixãoPrudênciaParablessociometryCompassionPrudenceCiências Humanas TeologiaEsta tese pretende demonstrar que o Evangelho de Lucas contém, dentre suas mensagens, estrutura político-teológico de cunho social, para orientar a comunidade lucana, que pretende gerar relações sociais igualitárias em sua comunidade. Essa mensagem é presente nos discursos feitos através de parábolas. A metodologia utilizada encontra-se nos referenciais teóricos dialéticos, baseando-se em uma exegese histórico-crítica e em uma hermenêutica histórico-social, ao qual, o escopo metodológico do levantamento bibliográfico apresenta-se em diálogo com as Ciências da Religião e as Ciências Sociais. Os objetos dessa análise encontram-se nas parábolas de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8, através de duas situações, o preconceito com os estrangeiros e o patronato, mediante cobrança indevida de impostos e juros. A análise também elabora um estudo sociométrico baseado nas estruturas social, religiosa e cultural. Parte-se de uma compreensão do contexto do Evangelho de Lucas e de uma aproximação literária à narrativa completa, para fazer, então, a análise das parábolas em questão. Nessas parábolas, o oprimido aparece como sujeito central, como crítica ao status quo da dominação romana e como uma construção positiva e libertadora do marginalizado nos cristianismos do primeiro século. As parábolas intencionam o resgate intencional dos ensinos de Jesus, para que, no movimento cristão da comunidade lucana, os mesmos sejam uma práxis. Essas parábolas marcam pontos de inflexão importantes para a comunidade lucana. Ao final, a tese lança luz sobre a tônica daqueles que desenvolvem a compaixão e a prudência, na busca por construir esperança e identidade por meio do acesso aos ensinamentos presentes. Assim, esta tese tenciona, por meio de reinterpretação dos textos bíblicos, fornecer material que possa ajudar a reconstruir relações sociais justas e prevenir práticas de discriminação e desigualdadeThis thesis intends to demonstrate that the Gospel of Luke contains, among its messages, a social political-theological framework to guide the Lucan community, which intends to generate egalitarian social relations in its community. This message is present in speeches made through parables. The methodology used is found in dialectical theoretical references, based on a historical-critical exegesis and a historical-social hermeneutics, in which the methodological scope of the bibliographical survey is presented in dialog with the Religious and Social Sciences. The objects of this analysis are found in the parables of Luke 10:30-35 and Luke 16:1-8, through two situations, the prejudice against foreigners and the patronage, through the undue collection of taxes and interest. The analysis also elaborates a sociometric study based on social, religious and cultural structures. It starts from an understanding of the context of Luke's Gospel and a literary approach to the complete narrative, to then make the analysis of the parables in question. In these Parables, the oppressed appears as the central subject, as a critique of the status quo of Roman domination and as a positive and liberating construction of the marginalized in first century Christianity. The Parables intend the intentional rescue of Jesus' teachings, so that in the Christian movement of the Lucan community it becomes a praxis. These Parables mark important turning points for the Lucan community. In the end, the thesis sheds light on the keynote of those who develop compassion and prudence in the quest to build hope and identity through access to the teachings present. Thus, this thesis intends, through reinterpretation of biblical texts, to provide material that can help rebuild just social relations and prevent practices of discrimination and inequalityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoReimer, Ivoni Richterhttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699Reimer, Ivoni Richterhttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699Silva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Silva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422Souza, Carolina Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651Júnior, João Luiz Correiahttp://lattes.cnpq.br/3766759231709168Ribeiro, Hamilton Matheus Moreira2023-08-11T19:31:30Z2023-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRIBEIRO, Hamilton Matheus Moreira. Compaixão e prudência à luz de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8: contribuição da análise sociométrica. 2023.141 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-08-15T14:53:45Zoai:ambar:tede/4902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-08-15T14:53:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Esta tese pretende demonstrar que o Evangelho de Lucas contém, dentre suas mensagens, estrutura político-teológico de cunho social, para orientar a comunidade lucana, que pretende gerar relações sociais igualitárias em sua comunidade. Essa mensagem é presente nos discursos feitos através de parábolas. A metodologia utilizada encontra-se nos referenciais teóricos dialéticos, baseando-se em uma exegese histórico-crítica e em uma hermenêutica histórico-social, ao qual, o escopo metodológico do levantamento bibliográfico apresenta-se em diálogo com as Ciências da Religião e as Ciências Sociais. Os objetos dessa análise encontram-se nas parábolas de Lucas 10,30-35 e Lucas 16,1-8, através de duas situações, o preconceito com os estrangeiros e o patronato, mediante cobrança indevida de impostos e juros. A análise também elabora um estudo sociométrico baseado nas estruturas social, religiosa e cultural. Parte-se de uma compreensão do contexto do Evangelho de Lucas e de uma aproximação literária à narrativa completa, para fazer, então, a análise das parábolas em questão. Nessas parábolas, o oprimido aparece como sujeito central, como crítica ao status quo da dominação romana e como uma construção positiva e libertadora do marginalizado nos cristianismos do primeiro século. As parábolas intencionam o resgate intencional dos ensinos de Jesus, para que, no movimento cristão da comunidade lucana, os mesmos sejam uma práxis. Essas parábolas marcam pontos de inflexão importantes para a comunidade lucana. Ao final, a tese lança luz sobre a tônica daqueles que desenvolvem a compaixão e a prudência, na busca por construir esperança e identidade por meio do acesso aos ensinamentos presentes. Assim, esta tese tenciona, por meio de reinterpretação dos textos bíblicos, fornecer material que possa ajudar a reconstruir relações sociais justas e prevenir práticas de discriminação e desigualdade |
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