INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3804
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a inclusão do aluno surdo na Rede Municipal de Ensino de Goiânia (RME), no período de 2001 a 2010 e insere-se na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura. Visa problematizar como essa Rede vem propondo a inclusão desse segmento a partir das ações implementadas. Considerando que a vida acadêmica do aluno surdo sempre fora marcada por práticas normalizadoras de caráter excludente e segregador, buscou-se ao longo da pesquisa refletir sobre as seguintes questões: (1) Como foram sendo construídos os contornos das concepções de Necessidades Educativas Especiais como “deficiência” e “diferença”? (2) Quais os dispositivos legais em âmbito nacional e internacional que regulamentam a educação inclusiva do aluno surdo e o que estes determinam? (3) Como se dá a implantação dessa política na RME de Goiânia, anterior e posterior ao marco legal instituído? (4) Que tipo de ações foi implementadas por essa rede, no período de 2001 a 2010, visando atender o fluxo das demandas legais e pedagógicas? A reflexão desses acontecimentos encontra assim estruturada: O primeiro capítulo tendo por base os estudos foucaltiano aborda as construções históricas, epistemológicas e conceituais sobre “diferença/deficiência”, “normalidade/anormalidade”, inspirados a partir do problema da norma e do processo de subjetivação do sujeito, na Modernidade. O segundo traz os marcos legais que têm orientado as políticas públicas no Brasil e no mundo. O terceiro retrata a exclusão/inclusão do aluno surdo na RME de Goiânia. As leituras de base bibliográfica e documental, aliadas as entrevistas semiestruturadas que materializaram as ferramentas necessárias para a conclusão da pesquisa, revelaram uma rede, ainda, marcada pela experiência da “descontinuidade” e inserida num “jogo de transferência de responsabilidades”. Ainda que, desenvolva ações isoladas, direcionadas ao atendimento do aluno surdo, isso não a torna uma rede inclusiva. Continua, então, sendo negado ao aluno surdo, em seu processo de escolarização, o direito ao acesso, com qualidade, ao saber institucionalizado.
id PUC_GO_763567850324219f02bc0f1ee3a05003
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3804
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.Exclusão, Inclusão, Surdez.Exclusion, Inclusion, DeafnessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa versa sobre a inclusão do aluno surdo na Rede Municipal de Ensino de Goiânia (RME), no período de 2001 a 2010 e insere-se na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura. Visa problematizar como essa Rede vem propondo a inclusão desse segmento a partir das ações implementadas. Considerando que a vida acadêmica do aluno surdo sempre fora marcada por práticas normalizadoras de caráter excludente e segregador, buscou-se ao longo da pesquisa refletir sobre as seguintes questões: (1) Como foram sendo construídos os contornos das concepções de Necessidades Educativas Especiais como “deficiência” e “diferença”? (2) Quais os dispositivos legais em âmbito nacional e internacional que regulamentam a educação inclusiva do aluno surdo e o que estes determinam? (3) Como se dá a implantação dessa política na RME de Goiânia, anterior e posterior ao marco legal instituído? (4) Que tipo de ações foi implementadas por essa rede, no período de 2001 a 2010, visando atender o fluxo das demandas legais e pedagógicas? A reflexão desses acontecimentos encontra assim estruturada: O primeiro capítulo tendo por base os estudos foucaltiano aborda as construções históricas, epistemológicas e conceituais sobre “diferença/deficiência”, “normalidade/anormalidade”, inspirados a partir do problema da norma e do processo de subjetivação do sujeito, na Modernidade. O segundo traz os marcos legais que têm orientado as políticas públicas no Brasil e no mundo. O terceiro retrata a exclusão/inclusão do aluno surdo na RME de Goiânia. As leituras de base bibliográfica e documental, aliadas as entrevistas semiestruturadas que materializaram as ferramentas necessárias para a conclusão da pesquisa, revelaram uma rede, ainda, marcada pela experiência da “descontinuidade” e inserida num “jogo de transferência de responsabilidades”. Ainda que, desenvolva ações isoladas, direcionadas ao atendimento do aluno surdo, isso não a torna uma rede inclusiva. Continua, então, sendo negado ao aluno surdo, em seu processo de escolarização, o direito ao acesso, com qualidade, ao saber institucionalizado.This research focuses on the inclusion of a deaf student in the Municipal School of Goiânia (RME) in the period 2001 to 2010 and is part of the line of research, Education, Society and Culture. Network aims to problematize how this has been proposing the inclusion of this segment from the actions implemented. Whereas the deaf student's academic life had always been marked by standard practice of excluding and segregating nature, we sought during the research reflect on the following issues: (1) As the contours were constructed conceptions of Special Educational Needs as " disability "and" difference "? (2) What are the legal provisions at national and international governing the inclusive education of the deaf student and what they determine? (3) How does the implementation of this policy in RME of Goiânia, before and after the established legal framework? (4) What kind of actions were implemented by this network, in the period 2001 to 2010, to meet the flow demands of the legal and educational? The reflection of these events is well structured: The first chapter, based on studies foucaltiano, discusses the historical buildings, epistemological and conceptual about "difference / disability," "normality / abnormality", inspired from the problem of the standard and the process subjectivity of the subject, in Modernity. The second brings the legal frameworks that have guided public policies in Brazil and worldwide. The third depicts the inclusion / exclusion of the deaf student in RME of Goiânia. Readings based bibliographic and documentary, the combined semi-structured interviews that materialize the necessary tools for completing the survey, revealed a network also marked by the experience of "discontinuity" and inserted a "passing game responsibilities." Although, develop isolated actions, directed to the attention of the deaf student, it does not make it an inclusive network. Continues, then being denied the deaf student in their educational process, the right to access, quality institutionalized knowledge.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasTernes, Joséhttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313Almeida, Dulce Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5384930171127449Baldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos2017-10-10T14:50:34Z2011-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTeles, Vanda Eterna Carneiro Campos. INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010. 2011. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-11T04:00:16Zoai:ambar:tede/3804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-11T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
title INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
spellingShingle INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos
Exclusão, Inclusão, Surdez.
Exclusion, Inclusion, Deafness
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
title_full INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
title_fullStr INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
title_full_unstemmed INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
title_sort INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010.
author Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos
author_facet Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ternes, José
http://lattes.cnpq.br/4963109088070313
Almeida, Dulce Barros de
http://lattes.cnpq.br/5384930171127449
Baldino, José Maria
http://lattes.cnpq.br/2750664629773893
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão, Inclusão, Surdez.
Exclusion, Inclusion, Deafness
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Exclusão, Inclusão, Surdez.
Exclusion, Inclusion, Deafness
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa versa sobre a inclusão do aluno surdo na Rede Municipal de Ensino de Goiânia (RME), no período de 2001 a 2010 e insere-se na linha de pesquisa, Educação, Sociedade e Cultura. Visa problematizar como essa Rede vem propondo a inclusão desse segmento a partir das ações implementadas. Considerando que a vida acadêmica do aluno surdo sempre fora marcada por práticas normalizadoras de caráter excludente e segregador, buscou-se ao longo da pesquisa refletir sobre as seguintes questões: (1) Como foram sendo construídos os contornos das concepções de Necessidades Educativas Especiais como “deficiência” e “diferença”? (2) Quais os dispositivos legais em âmbito nacional e internacional que regulamentam a educação inclusiva do aluno surdo e o que estes determinam? (3) Como se dá a implantação dessa política na RME de Goiânia, anterior e posterior ao marco legal instituído? (4) Que tipo de ações foi implementadas por essa rede, no período de 2001 a 2010, visando atender o fluxo das demandas legais e pedagógicas? A reflexão desses acontecimentos encontra assim estruturada: O primeiro capítulo tendo por base os estudos foucaltiano aborda as construções históricas, epistemológicas e conceituais sobre “diferença/deficiência”, “normalidade/anormalidade”, inspirados a partir do problema da norma e do processo de subjetivação do sujeito, na Modernidade. O segundo traz os marcos legais que têm orientado as políticas públicas no Brasil e no mundo. O terceiro retrata a exclusão/inclusão do aluno surdo na RME de Goiânia. As leituras de base bibliográfica e documental, aliadas as entrevistas semiestruturadas que materializaram as ferramentas necessárias para a conclusão da pesquisa, revelaram uma rede, ainda, marcada pela experiência da “descontinuidade” e inserida num “jogo de transferência de responsabilidades”. Ainda que, desenvolva ações isoladas, direcionadas ao atendimento do aluno surdo, isso não a torna uma rede inclusiva. Continua, então, sendo negado ao aluno surdo, em seu processo de escolarização, o direito ao acesso, com qualidade, ao saber institucionalizado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
2017-10-10T14:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos. INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010. 2011. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3804
identifier_str_mv Teles, Vanda Eterna Carneiro Campos. INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA, 2001 – 2010. 2011. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202267348271104