Teatro e desenvolvimento humano: abordagens teórico-metodológicas do ensino “tragédia” em livros didáticos de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4450 |
Resumo: | O presente estudo, de caráter bibliográfico e inserido na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ancora-se nas contribuições da Teoria HistóricoCultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental para o ensino de teatro com vistas ao desenvolvimento humano. Ao reconhecer o valor educativo da arte trágica, a tese tem como objetivo principal examinar as abordagens teórico-metodológicas dos cinco livros didáticos de Arte indicados para o Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, visando apreender as concepções de tragédia e as formas de estruturação das tarefas para os estudantes. Esse objetivo é decorrente das seguintes questões de pesquisa: quais são as concepções de tragédia e as orientações pedagógicas acerca de objetivos, conteúdos e metodologia de ensino de teatro presentes nos livros didáticos de Arte aprovados pelo PNLD-2018? A forma de estruturação das tarefas propostas nos livros (objetivo, conteúdo, método) colabora para formar que tipo de pensamento (generalização) de tragédia? Que contribuições a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental podem oferecer ao ensino de teatro? Para responder e problematizar essas questões, o texto foi organizado em três capítulos inter-relacionados. O primeiro apresenta o estudo lógicohistórico do teatro trágico, em busca de sua rede de conceitos fundamentais. Para tanto, foram utilizadas as contribuições de autores que discutem o tema desde a antiguidade aos dos dias atuais, como Aristóteles, Horácio, Margot Berthold, Gerd Bornheim, Junito de S. Brandão, Terry Eagleton, Barbara Heliodora, Albin Lesky, Arnold Hauser, Peter Szondi, Raymond Williams, entre outros. Ademais, foram analisadas peças teatrais representativas do gênero trágico, como Édipo Rei, de Sófocles; Medéia, de Eurípides; Romeu e Julieta e Hamlet, de Shakespeare. O segundo capítulo evidencia as contribuições da Teoria HistóricoCultural de Lev S. Vigotski e da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili Davidov cujos legadosteóricos apontam caminhos para pensar a organização do ensino de teatro. O terceiro capítulo contextualiza os livros didáticos de Arte, identifica a concepção de tragédia expressa em cada um deles e o tipo de generalização conceitual que é possível formar a partir das atividades para os alunos sobre esse conteúdo específico. Além disso, sugere tarefas de estudo e/ou outros modos de organização e mediação do ensino-aprendizagem da tragédia com base nas teorias supracitadas. O corpus de análise foi constituído pelos seguintes livros: Arte em Interação (BOZZANO; FRENDA; GUSMÃO, 2016); Arte de Perto (ROCHA; MUNIZ; VIVAS; AZOUBEL, 2016), Arte por toda parte (FERRARI; LIBÂNEO; SARDO; FERRARI, 2016), Percursos da Arte (MEIRA; SOTER; PRESTO, 2016) e Todas as Artes (POUGY; VILELA, 2016). Os resultados obtidos revelaram tendência a uma concepção clássica de tragédia, bem como, majoritariamente, tarefas que sinalizam possibilidades de generalização empírica dessa concepção, embora haja algumas que apontem para formas de generalização teórica. Mas, em ambos os casos, apenas de tragédia grega. A pesquisa revelou que a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental indicam novos rumos para o ensino de teatro, capazes de desenvolver as funções psíquicas superiores dos estudantes, especialmente a imaginação artística criadora, a emoção estética e o pensamento teórico estético-teatral, por meio da vivência artística, sendo essa sua principal contribuição aos professores dessa arte. |
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Teatro e desenvolvimento humano: abordagens teórico-metodológicas do ensino “tragédia” em livros didáticos de arteTheater and human development: theoretical-methodological approaches to “tragedy” teaching in art textbooksTragédia. Ensino-aprendizagem de teatro. Livro didático de Arte. Teoria Histórico-Cultural. Teoria do Ensino DesenvolvimentalTragedy. Theater teaching and learning. Textbook of Art. Historical-Cultural Theory. Theory of Developmental TeachingCiências Humanas: EducaçãoO presente estudo, de caráter bibliográfico e inserido na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ancora-se nas contribuições da Teoria HistóricoCultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental para o ensino de teatro com vistas ao desenvolvimento humano. Ao reconhecer o valor educativo da arte trágica, a tese tem como objetivo principal examinar as abordagens teórico-metodológicas dos cinco livros didáticos de Arte indicados para o Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, visando apreender as concepções de tragédia e as formas de estruturação das tarefas para os estudantes. Esse objetivo é decorrente das seguintes questões de pesquisa: quais são as concepções de tragédia e as orientações pedagógicas acerca de objetivos, conteúdos e metodologia de ensino de teatro presentes nos livros didáticos de Arte aprovados pelo PNLD-2018? A forma de estruturação das tarefas propostas nos livros (objetivo, conteúdo, método) colabora para formar que tipo de pensamento (generalização) de tragédia? Que contribuições a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental podem oferecer ao ensino de teatro? Para responder e problematizar essas questões, o texto foi organizado em três capítulos inter-relacionados. O primeiro apresenta o estudo lógicohistórico do teatro trágico, em busca de sua rede de conceitos fundamentais. Para tanto, foram utilizadas as contribuições de autores que discutem o tema desde a antiguidade aos dos dias atuais, como Aristóteles, Horácio, Margot Berthold, Gerd Bornheim, Junito de S. Brandão, Terry Eagleton, Barbara Heliodora, Albin Lesky, Arnold Hauser, Peter Szondi, Raymond Williams, entre outros. Ademais, foram analisadas peças teatrais representativas do gênero trágico, como Édipo Rei, de Sófocles; Medéia, de Eurípides; Romeu e Julieta e Hamlet, de Shakespeare. O segundo capítulo evidencia as contribuições da Teoria HistóricoCultural de Lev S. Vigotski e da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili Davidov cujos legadosteóricos apontam caminhos para pensar a organização do ensino de teatro. O terceiro capítulo contextualiza os livros didáticos de Arte, identifica a concepção de tragédia expressa em cada um deles e o tipo de generalização conceitual que é possível formar a partir das atividades para os alunos sobre esse conteúdo específico. Além disso, sugere tarefas de estudo e/ou outros modos de organização e mediação do ensino-aprendizagem da tragédia com base nas teorias supracitadas. O corpus de análise foi constituído pelos seguintes livros: Arte em Interação (BOZZANO; FRENDA; GUSMÃO, 2016); Arte de Perto (ROCHA; MUNIZ; VIVAS; AZOUBEL, 2016), Arte por toda parte (FERRARI; LIBÂNEO; SARDO; FERRARI, 2016), Percursos da Arte (MEIRA; SOTER; PRESTO, 2016) e Todas as Artes (POUGY; VILELA, 2016). Os resultados obtidos revelaram tendência a uma concepção clássica de tragédia, bem como, majoritariamente, tarefas que sinalizam possibilidades de generalização empírica dessa concepção, embora haja algumas que apontem para formas de generalização teórica. Mas, em ambos os casos, apenas de tragédia grega. A pesquisa revelou que a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria do Ensino Desenvolvimental indicam novos rumos para o ensino de teatro, capazes de desenvolver as funções psíquicas superiores dos estudantes, especialmente a imaginação artística criadora, a emoção estética e o pensamento teórico estético-teatral, por meio da vivência artística, sendo essa sua principal contribuição aos professores dessa arte.The present study, of bibliographic character, inserted in the Line of Research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Post-Graduate Program in Education of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás, is based on the contributions of the HistoricalCultural Theory and the Theory of Developmental Teaching for the teaching of theater with a view to human development. Recognizing the educational value of tragic art, the thesis aims to examine the theoretical-methodological approaches of the five textbooks of Art indicated for High School by the National Textbook Program (PNLD) 2018, in order to ascertain the conceptions of tragedy and the ways of structuring tasks for students. The objective is related to the following research questions: what are the conceptions of tragedy and the pedagogical orientations about the objectives, contents and methodology of teaching theater in the textbooks of Art approved by PNLD-2018? In which ways do the form of structuring tasks in the books (objective, content, method) collaborate to form what kind of thinking (generalization) of tragedy? Which contributions can Historical-Cultural Theory and Theory of Developmental Teaching offer to the teaching of theater? To answer these questions, the text was organized into three interrelated chapters. The first verses on the logical-historical study of tragic theater, in search of its network of fundamental concepts. The contributions of authors who discussed the topic since ancient times up to the present have been used, such as Aristotle, Horace, Margot Berthold, Gerd Bornheim, Junito de S. Brandão, Terry Eagleton, Barbara Heliodora, Albin Lesky, Arnold Hauser, Peter Szondi, Raymond Williams, among others. Furthermore, plays representing the tragic genre have been analyzed, such as Sophocles' Oedipus the King; Medea, by Euripides; Romeo and Juliet and Hamlet, by Shakespeare. The second chapter highlights the contributions of Lev S. Vygotsky's Historical-Cultural Theory and Vasily Davydov's Theory of Developmental Teaching, whose theoretical legacies point to ways of thinking about the organization of theater teaching. The third chapter contextualizes the textbooks of Art, identifies the concept of tragedy expressed in each one and the type of conceptual generalization that can be formed from the activities for students on this specific content. In addition, it also suggests study tasks and/or other ways of organizing and mediating the teaching-learning of tragedy based on the aforementioned theories. The corpus of analysis consisted of the following books: Arte em Interação (BOZZANO; FRENDA; GUSMÃO, 2016); Arte de Perto (ROCHA; MUNIZ; VIVAS; AZOUBEL, 2016), Arte por toda parte (FERRARI; LIBÂNEO; SARDO; FERRARI, 2016), Percursos da Arte (MEIRA; SOTER; PRESTO, 2016) and Todas as Artes (POUGY; VILELA, 2016). The results obtained revealed a tendency towards a classic conception of tragedy, as well as, for the most part, tasks that signal possibilities of empirical generalization of that conception, although there are some that point to forms of theoretical generalization. In both cases, only of Greek tragedy. The research revealed that the Historical-Cultural Theory and Theory of Developmental Teaching indicate new directions for the teaching of theater, capable of developing the higher psychic functions of students, especially the creative artistic imagination, aesthetic emotion and aesthetic-theatrical theoretical thinking, through artistic experience, as their main contribution to the teachers of this art.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Gil, João Pedro Alcantarahttp://lattes.cnpq.br/3664030812532638Regino, Sueli Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3186429609050801Fonseca, Ana Lara Vontobel2020-03-10T18:29:59Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFonseca, Ana Lara Vontobel. Teatro e desenvolvimento humano: abordagens teórico-metodológicas do ensino “tragédia” em livros didáticos de arte. 2019. 305 fls. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-03-11T04:00:39Zoai:ambar:tede/4450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-03-11T04:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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