Monoteísmo originário: linguagem, identidade e contracultura a partir de hebreus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Douglas Oliveira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4408
Resumo: As indagações sobre a origem do monoteísmo do povo hebreu perpetuam nos discursos acadêmicos. As teologias sistemáticas retomam os conceitos cristológicos conciliares para explicar sobre Jesus em uma estrutura monoteísta. Nessa perspectiva, a temática desta pesquisa é a percepção do monoteísmo no primeiro século, que traz por objeto o monoteismo em Hebreus. O objetivo geral é analisar a concepção do Sagrado na formação do cristianismo, com os discursos da construção de uma divindade una, tomando a obra de Hebreus como base principal. Os objetivos específicos são compreender o fundamento da construção monoteísta em sua gênese; mostrar que o redator final utilizou uma fonte mais antiga para fundamento das percepções sobre Jesus, entender os termos theos e Kyrios ( ); apresentar se há uma associação dessas palavras com as escritas em hebraico Elohim ( ) e Iahweh ( ), e se há ligação entre Jesus e Iahweh ( ), no Monoteísmo Originário; mostrar como o Redator Final uniu passado e presente daquele tempo e como o Monoteísmo Originário foi percebido na construção de paradigmas; elucidar a compreensão coletiva da memória resgatada pela epistemologia e por uma releitura e ressignificação das tradições judaicas. A questão principal levantada é como se constitui o Monoteísmo Originário, com base na análise do texto de Hebreus? A hipótese considera que a literatura apresentada no livro de Hebreus esclarece a temática e os objetivos propostos. A metodologia qualitativa segue a explicitação com a análise das linguagens, das contraposições filosóficas e da perspectiva histórica, que consubstanciam as fundamentações. Entre os teóricos estão Von Rad (1986), Stegemann e Stegemann (2004), Koester (2005) e Malina (2004). O trabalho dividido em três capítulos traz o primeiro resultado que se relaciona com um processo de materialização da história, em que a pesquisa linguística mostra o seu desenvolvimento, cujos olhares centram na temática Monoteísmo Originário. O segundo resultado consiste na perspectiva sobre a datação da obra de Hebreus, escrita em momentos distintos, antes e depois de 70 d.C. Assim, a relevância desta tese está no entendimento de como o imaginário cristão do Sagrado foi construído nesse período e se consolidou na história do cristianismo. Nos segmentos cristãos, estabeleceram-se várias interpretações bíblicas, havendo espaços para as discussões das Ciências da Religião
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spelling Monoteísmo originário: linguagem, identidade e contracultura a partir de hebreusOriginal monotheism: language, identity and counterculture from HebrewsCristologia. Hebreus. Memória. Monoteísmo originárioChristology. Hebrews. Memory. Original monotheism.CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAAs indagações sobre a origem do monoteísmo do povo hebreu perpetuam nos discursos acadêmicos. As teologias sistemáticas retomam os conceitos cristológicos conciliares para explicar sobre Jesus em uma estrutura monoteísta. Nessa perspectiva, a temática desta pesquisa é a percepção do monoteísmo no primeiro século, que traz por objeto o monoteismo em Hebreus. O objetivo geral é analisar a concepção do Sagrado na formação do cristianismo, com os discursos da construção de uma divindade una, tomando a obra de Hebreus como base principal. Os objetivos específicos são compreender o fundamento da construção monoteísta em sua gênese; mostrar que o redator final utilizou uma fonte mais antiga para fundamento das percepções sobre Jesus, entender os termos theos e Kyrios ( ); apresentar se há uma associação dessas palavras com as escritas em hebraico Elohim ( ) e Iahweh ( ), e se há ligação entre Jesus e Iahweh ( ), no Monoteísmo Originário; mostrar como o Redator Final uniu passado e presente daquele tempo e como o Monoteísmo Originário foi percebido na construção de paradigmas; elucidar a compreensão coletiva da memória resgatada pela epistemologia e por uma releitura e ressignificação das tradições judaicas. A questão principal levantada é como se constitui o Monoteísmo Originário, com base na análise do texto de Hebreus? A hipótese considera que a literatura apresentada no livro de Hebreus esclarece a temática e os objetivos propostos. A metodologia qualitativa segue a explicitação com a análise das linguagens, das contraposições filosóficas e da perspectiva histórica, que consubstanciam as fundamentações. Entre os teóricos estão Von Rad (1986), Stegemann e Stegemann (2004), Koester (2005) e Malina (2004). O trabalho dividido em três capítulos traz o primeiro resultado que se relaciona com um processo de materialização da história, em que a pesquisa linguística mostra o seu desenvolvimento, cujos olhares centram na temática Monoteísmo Originário. O segundo resultado consiste na perspectiva sobre a datação da obra de Hebreus, escrita em momentos distintos, antes e depois de 70 d.C. Assim, a relevância desta tese está no entendimento de como o imaginário cristão do Sagrado foi construído nesse período e se consolidou na história do cristianismo. Nos segmentos cristãos, estabeleceram-se várias interpretações bíblicas, havendo espaços para as discussões das Ciências da ReligiãoInquiries about the origin of monotheism of the Hebrew people perpetuate in academic discourses. Systematic theologies take up the conciliar Christological concepts to explain Jesus in a monotheistic framework. From this perspective, the theme of this research is the perception of monotheism in the first century, which has as its object monotheism in Letter to the Hebrews. The general objective is to analyze the conception of the Sacred in the formation of Christianity, with the discourses of the construction of a one deity, taking the Letter to the Hebrews as the main source. The specific objectives are to understand the foundation of monotheistic construction in its genesis; to show that the final redactor used an older source to ground his perceptions of Jesus, to understand the terms theos e Kyrios ( ); to present whether there is an association of these words with the Hebrew terms Elohim ( ) and Iahweh ( ), and whether there is a connection between Jesus and Iahweh ( ) in the Original Monotheism; to show how the Final Redactor united past and present of that time and how the Original Monotheism was perceived in the construction of paradigms; to elucidate the collective understanding of redeemed memory through epistemology and through a rereading and re-signification of Jewish traditions. The main question raised is how does the Original Monotheism constitute itself, based on the analyses of the Letter to the Hebrews? The hypothesis considers that the literature presented in the Letter to the Hebrews clarifies the theme and the proposed objectives. The qualitative methodology follows the clarification with the analysis of the languages, the philosophical contrapositions and the historical perspective, that substantiate with the foundations. Amongst the Theorists are Von Rad (1986), Stegemann and Stegemann (2004), Koester (2005) and Malina (2004) and others. The work divided into three chapters brings the first result that is related to a process of materialization of history, in which linguistic research shows its development, whose views center on the theme of the Original Monotheism. The second result is the perspective on dating the work of Letter to the Hebrews, written at different times, before and after AD 70. Thus, the relevance of this thesis lies in understanding how the Christian imagery of the Sacred was built during this period and was consolidated in the history of Christianity. In the Christian segments, various biblical interpretations were established, allowing spaces for discussions in the Sciences of Religion spherePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoReimer, Ivoni Richterhttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Detienne, Claude Valentin Renéhttp://lattes.cnpq.br/7905086204893193Ribeiro, Osvaldo Luizhttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138Silva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Santos, Douglas Oliveira dos2019-12-10T00:14:16Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Douglas Oliveira dos. Monoteísmo originário: linguagem, identidade e contracultura a partir de hebreus. 2019. 270 f. 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