Os caminhos do método histórico-gramatical: uma perspectiva descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Lázara Divina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/873
Resumo: O objeto dessa pesquisa é o Método Histórico-Gramatical entendido como um sistema de interpretação da Bíblia procedente da Reforma Protestante do século XVI. Seu objetivo é traçar o percurso desse método, desde o período pós-apostólico até a contemporaneidade, e sua solidificação como método de interpretação adotado por correntes teológicas distintas na busca da sistematização de sua metodologia. Sua relevância encontra-se na possibilidade de resgatar a história do método visto como precedente sobre os demais em termos de sistema ortodoxo e objetivo de interpretação bíblica. O caminho da pesquisa pode ser definido em estágios da investigação e da apresentação dos resultados: no primeiro, acontece a identificação e definição do método: a hermenêutica tradicional, como apresentação de princípios metodológicos e técnicas necessárias para interpretar textos bíblicos, é o princípio formal do Método; e a exegese, como a aplicação dos princípios hermenêuticos ao texto bíblico com o objetivo de entendê-lo e explicá-lo, é o método que se refere, na prática, às etapas a serem dadas no processo de interpretação. No segundo estágio, há uma revisão do processo histórico que desembocou no Método Histórico-Gramatical: por ela o embrião do método é localizado no período pós-Novo Testamento e seu desenvolvimento nos séculos que se seguiram, passando pelas escolas de Antioquia, do Ocidente e de São Vitor, além da Reforma Protestante e períodos posteriores. E, no terceiro estágio, descreve-se o método propriamente dito das perspectivas teológica e metodológica. A conclusão é que o Método Histórico-Gramatical parte da perspectiva de que Deus existe e revelou-se ao homem por meio da Palavra escrita e que essa revelação, por ter origem na sua vontade, faz esse conhecimento possível e necessário ao homem. A possibilidade de conhecimento alcança o sentido das Escrituras conforme pretendido por Deus por meio de autor humano. Trata-se de um sentido único, verdadeiro e pleno, claramente exposto e explicado nas Escrituras e sua compreensão pode ser conseguida mediante os meios ordinários, como a pregação, a leitura e a oração.
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O caminho da pesquisa pode ser definido em estágios da investigação e da apresentação dos resultados: no primeiro, acontece a identificação e definição do método: a hermenêutica tradicional, como apresentação de princípios metodológicos e técnicas necessárias para interpretar textos bíblicos, é o princípio formal do Método; e a exegese, como a aplicação dos princípios hermenêuticos ao texto bíblico com o objetivo de entendê-lo e explicá-lo, é o método que se refere, na prática, às etapas a serem dadas no processo de interpretação. No segundo estágio, há uma revisão do processo histórico que desembocou no Método Histórico-Gramatical: por ela o embrião do método é localizado no período pós-Novo Testamento e seu desenvolvimento nos séculos que se seguiram, passando pelas escolas de Antioquia, do Ocidente e de São Vitor, além da Reforma Protestante e períodos posteriores. E, no terceiro estágio, descreve-se o método propriamente dito das perspectivas teológica e metodológica. A conclusão é que o Método Histórico-Gramatical parte da perspectiva de que Deus existe e revelou-se ao homem por meio da Palavra escrita e que essa revelação, por ter origem na sua vontade, faz esse conhecimento possível e necessário ao homem. A possibilidade de conhecimento alcança o sentido das Escrituras conforme pretendido por Deus por meio de autor humano. Trata-se de um sentido único, verdadeiro e pleno, claramente exposto e explicado nas Escrituras e sua compreensão pode ser conseguida mediante os meios ordinários, como a pregação, a leitura e a oração.The object of this research is the Historical-Grammatical Method understood as a system of Bible interpretation derived from the Protestant Reformation of the sixteenth century. Its goal is to trace the route of this method, since the post-apostolic period up to contemporary times, and solidification as a method of interpretation adopted by different theological currents in the search for systematization of its methodology. Its relevance lies in the possibility of rescuing the history of the method seen as a precedent over the others in terms of the orthodox system and aim of biblical interpretation. The search path can be set into stages of research and presentation of the results: in the first case takes place the identification and definition of method: the traditional hermeneutic, as presentation of methodological principles and techniques needed to interpret biblical texts, is the formal principle of the Method; and the exegesis, as the application of hermeneutical principles to the biblical text in order to understand and explain it, it is the method referred, in practice, to the steps to be given in the interpretation process. In the second stage, there is a review of the historical process which culminated in the Grammatical-Historical Method: by it the embryo of the method is located in the post-New Testament period and its development in the centuries that followed, passing by the schools of Antioch, the West and St. Victor, beyond the Protestant Reformation and later periods. And, in the third stage, we describe the method itself of theological and methodological perspectives. The conclusion is that the grammatical-historical method of the view that God exists and has revealed himself to man through the written Word and that this revelation, to have originated in his will, makes this knowledge possible and necessary to man. The possibility of knowledge achieves the sense of the Scriptures as intended by God through the human author. It is about a unique, true and full sense, clearly stated and explained in the Scriptures and their understanding can be achieved through ordinary means, as the preaching, the reading and the prayer.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoReimer, Haroldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933E6Silva, Valmor dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708687A0Cavalcante, Ronaldo de Paulahttp://lattes.cnpq.br/2245001519562954Coelho, Lázara Divina2016-07-27T13:48:30Z2014-07-142013-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Lázara Divina. Os caminhos do método histórico-gramatical: uma perspectiva descritiva. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T14:18:43Zoai:ambar:tede/873Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T14:18:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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