A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vicentina Mendes da Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/848
Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar as representações sociais dos professores acerca da disciplina Ensino Religioso. A investigação teve como sujeitos 50 professores de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental da Rede Publica de Ensino de Goiânia. O referencial teórico e metodológico foi fundamentado à luz da Teoria das representações sociais com base no conceito de Moscovici e seus seguidores, bem como alguns autores da Sociologia da Religião, como Émile Durkheim, Berger, Bauman, entre outros. A pesquisa de campo teve como procedimentos a aplicação de questionário, utilizando a técnica de evocação de palavras e uma questão aberta. A metodologia de análise do discurso foi adotada, possibilitando a categorização das representações. A partir dos dados levantados procedeu-se a uma análise das representações sobre Religião e Ensino Religioso, buscando identificar elementos comuns agrupando tematicamente por categorias. Os principais resultados indicaram a presença de uma representação dos professores sobre Ensino Religioso baseada numa compreensão racional, porém afetiva quando coloca Deus orientador de suas ações; num ensino voltado para os valores morais e respeito ao outro ressaltando a importância da família e escola trabalharem juntas. Por fim, um ensino ainda proselitista, já que nas representações dos professores foram evidenciadas somente expressões do cristianismo. Um dos grandes desafios dos professores que ministram o Ensino Religioso consiste em trabalhar o fenômeno religioso numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa aponta a necessidade de se investir mais profundamente na busca de uma compreensão dos fundamentos epistemológicos que sustentam as representações dos professores acerca do Ensino Religioso.
id PUC_GO_7fa59f0ff3c4231db194a7bc53213490
oai_identifier_str oai:ambar:tede/848
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociaisThe teaching profession of religious teaching in the public school en Goiânia: a study of social representations.ensino religiosorede públicadocênciaMoscoviciCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA pesquisa tem por objetivo identificar as representações sociais dos professores acerca da disciplina Ensino Religioso. A investigação teve como sujeitos 50 professores de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental da Rede Publica de Ensino de Goiânia. O referencial teórico e metodológico foi fundamentado à luz da Teoria das representações sociais com base no conceito de Moscovici e seus seguidores, bem como alguns autores da Sociologia da Religião, como Émile Durkheim, Berger, Bauman, entre outros. A pesquisa de campo teve como procedimentos a aplicação de questionário, utilizando a técnica de evocação de palavras e uma questão aberta. A metodologia de análise do discurso foi adotada, possibilitando a categorização das representações. A partir dos dados levantados procedeu-se a uma análise das representações sobre Religião e Ensino Religioso, buscando identificar elementos comuns agrupando tematicamente por categorias. Os principais resultados indicaram a presença de uma representação dos professores sobre Ensino Religioso baseada numa compreensão racional, porém afetiva quando coloca Deus orientador de suas ações; num ensino voltado para os valores morais e respeito ao outro ressaltando a importância da família e escola trabalharem juntas. Por fim, um ensino ainda proselitista, já que nas representações dos professores foram evidenciadas somente expressões do cristianismo. Um dos grandes desafios dos professores que ministram o Ensino Religioso consiste em trabalhar o fenômeno religioso numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa aponta a necessidade de se investir mais profundamente na busca de uma compreensão dos fundamentos epistemológicos que sustentam as representações dos professores acerca do Ensino Religioso.The research tried to identify the social representations of teachers about religious teaching. The investigation was done in a group of fifty teachers who teach for primary and secondary public school in Goiânia . The methodological reference was based on the theory of social representations of Moscovici and his followers.The theory reference was done by some authors of religion sociology like Emile Durkheim, Peter Berger, Bauman and some others. The techinique of word vocation and an open question was used in the fieldwork research.The methodology of discourse analysis was taken as a basis for categorizing the representations.Then it began an analysis of the religious teaching representations according to the information gathered and it could identify common elements and gathering thematically by category. The main result showed the presence of a representation of religious teaching teachers based on rational comprehension, moral principles and learning how to respect people and it also emphasized the representation of family and school. Finally the representation contents showed a proselytical teaching because there were just christian tradition expressions.One of the great teachers challenge that teach religious teaching consist in working the religious phenomenon into a interdisciplinary perspective.It is necessary to research the epistemologically comprehension which supports the teachers representations about religious teaching.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoSilva, Valmor dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708687A0Pinto, Raimundo Nonato Leitehttp://lattes.cnpq.br/6270506015144061Bernardes, Genilda Darchttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727623U9Santos, Vicentina Mendes da Silva2016-07-27T13:48:15Z2015-01-232005-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Vicentina Mendes da Silva. The teaching profession of religious teaching in the public school en Goiânia: a study of social representations.. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T14:04:22Zoai:ambar:tede/848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T14:04:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
The teaching profession of religious teaching in the public school en Goiânia: a study of social representations.
title A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
spellingShingle A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
Santos, Vicentina Mendes da Silva
ensino religioso
rede pública
docência
Moscovici
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
title_full A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
title_fullStr A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
title_full_unstemmed A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
title_sort A docência do Ensino Religioso na Rede Pública de Goiânia: Um estudo a partir das representações sociais
author Santos, Vicentina Mendes da Silva
author_facet Santos, Vicentina Mendes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Valmor da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708687A0
Pinto, Raimundo Nonato Leite
http://lattes.cnpq.br/6270506015144061
Bernardes, Genilda Darc
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727623U9
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vicentina Mendes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ensino religioso
rede pública
docência
Moscovici
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic ensino religioso
rede pública
docência
Moscovici
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description A pesquisa tem por objetivo identificar as representações sociais dos professores acerca da disciplina Ensino Religioso. A investigação teve como sujeitos 50 professores de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental da Rede Publica de Ensino de Goiânia. O referencial teórico e metodológico foi fundamentado à luz da Teoria das representações sociais com base no conceito de Moscovici e seus seguidores, bem como alguns autores da Sociologia da Religião, como Émile Durkheim, Berger, Bauman, entre outros. A pesquisa de campo teve como procedimentos a aplicação de questionário, utilizando a técnica de evocação de palavras e uma questão aberta. A metodologia de análise do discurso foi adotada, possibilitando a categorização das representações. A partir dos dados levantados procedeu-se a uma análise das representações sobre Religião e Ensino Religioso, buscando identificar elementos comuns agrupando tematicamente por categorias. Os principais resultados indicaram a presença de uma representação dos professores sobre Ensino Religioso baseada numa compreensão racional, porém afetiva quando coloca Deus orientador de suas ações; num ensino voltado para os valores morais e respeito ao outro ressaltando a importância da família e escola trabalharem juntas. Por fim, um ensino ainda proselitista, já que nas representações dos professores foram evidenciadas somente expressões do cristianismo. Um dos grandes desafios dos professores que ministram o Ensino Religioso consiste em trabalhar o fenômeno religioso numa perspectiva interdisciplinar. A pesquisa aponta a necessidade de se investir mais profundamente na busca de uma compreensão dos fundamentos epistemológicos que sustentam as representações dos professores acerca do Ensino Religioso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-10
2015-01-23
2016-07-27T13:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Vicentina Mendes da Silva. The teaching profession of religious teaching in the public school en Goiânia: a study of social representations.. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/848
identifier_str_mv SANTOS, Vicentina Mendes da Silva. The teaching profession of religious teaching in the public school en Goiânia: a study of social representations.. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202251088003072