Suporte Organizacional, Coping e Dimensões Afetivas do Bemestar Subjetivo: Um Estudo com Jovens Aprendizes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2033 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a análise das relações existentes entre a percepção de suporte organizacional, as estratégias de coping, dimensões afetivas do bem-estar subjetivo e fatores sócio-demográficos em jovens aprendizes. A amostra foi composta por 200 jovens aprendizes, com idade entre 14 anos completos a 24 anos incompletos. Os instrumentos de medida foram: Escala de Suporte Organizacional Percebido, Coping Response Inventory Youth Form e a Escala de Afetos Positivos e Negativos no Trabalho. A análise descritiva dos problemas estressantes apresenta os relacionais com a maior predominância, 53%. As estratégias mais utilizadas foram: resolução de problemas, análise lógica e reavaliação positiva. No que concerne aos afetos positivos e negativos, houve predominância dos afetos positivos. Os resultados da regressão múltipla aplicada à análise dos preditores dos afetos positivos apontaram que os fatores de percepção de suporte organizacional: estilo de gestão da chefia, suporte material, ascensão e salários mostraram relação significativa com os afetos positivos. No que tange as estratégias de coping, a resolução de problemas e a busca de gratificação apresentaram correlação positiva e a aceitação/resignação correlação negativa com os afetos positivos. Dentre às variáveis sócio-demograficas (idade, sexo, escolaridade, renda familiar, tempo de serviço) apenas a idade e a escolaridade apresentaram relações de significância com os afetos positivos e negativos. A guisa de conclusão, a variável organizacional suporte organizacional - demonstrou maior correlação com a vivência de afetos positivos que a variável individual coping. |
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Suporte Organizacional, Coping e Dimensões Afetivas do Bemestar Subjetivo: Um Estudo com Jovens Aprendizessuporte organizacionalcopingbem-estar subjetivojovem aprendizorganizational supportcopingsubjective well-beingyoung learnerCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo teve como objetivo a análise das relações existentes entre a percepção de suporte organizacional, as estratégias de coping, dimensões afetivas do bem-estar subjetivo e fatores sócio-demográficos em jovens aprendizes. A amostra foi composta por 200 jovens aprendizes, com idade entre 14 anos completos a 24 anos incompletos. Os instrumentos de medida foram: Escala de Suporte Organizacional Percebido, Coping Response Inventory Youth Form e a Escala de Afetos Positivos e Negativos no Trabalho. A análise descritiva dos problemas estressantes apresenta os relacionais com a maior predominância, 53%. As estratégias mais utilizadas foram: resolução de problemas, análise lógica e reavaliação positiva. No que concerne aos afetos positivos e negativos, houve predominância dos afetos positivos. Os resultados da regressão múltipla aplicada à análise dos preditores dos afetos positivos apontaram que os fatores de percepção de suporte organizacional: estilo de gestão da chefia, suporte material, ascensão e salários mostraram relação significativa com os afetos positivos. No que tange as estratégias de coping, a resolução de problemas e a busca de gratificação apresentaram correlação positiva e a aceitação/resignação correlação negativa com os afetos positivos. Dentre às variáveis sócio-demograficas (idade, sexo, escolaridade, renda familiar, tempo de serviço) apenas a idade e a escolaridade apresentaram relações de significância com os afetos positivos e negativos. A guisa de conclusão, a variável organizacional suporte organizacional - demonstrou maior correlação com a vivência de afetos positivos que a variável individual coping.This study aimed to analyze the relations among organizational support perception, coping strategies, affective dimensions of subjective well-being, and sociodemographic factors in young learners. The sample were composed for 200 young learners, aged between completed 14 and incompleted 24 years old. The measuring instruments were: Scale of Organizational Support Perception, Coping Response Inventory - Youth Form and the Scale of Positive and Negative Affects at Work. The descriptive analysis of the stressing problems presents the relationals with higher prevalence, 53%. The most used strategies were: problem solving, logical analysis and positive re-evaluation. Regarding to the positive and negative affects, there were a predominance of positive affect. The results of multiple regression applied to the analysis of predictors of positive affects indicated that the factors of organizational support perception: management style of leadership, material support, promotion and salaries showed a significant relation with positive affects. Regarding to coping strategies, the problem solving and the search for gratification presented positive correlation and the acceptance / resignation presented a negative correlation with positive affects. Among the socio-demographic variables (age, sex, education, family income, length of service) only age and education showed significant relations with positive and negative affects. In order to conclude, the organizational variable - organizational support - showed higher correlation with the experience of positive affect than the individual variable - coping.Pontifícia Universidade Católica de GoiásDepartamento de PsicologiaBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMendonça, Helenideshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707337D2Ferreira, Maria Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5950154241335528Vandenberghe, Luc Marcel Adhemarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2Maciel, Adriana Perim2016-07-27T14:21:56Z2010-06-292010-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Adriana Perim. Suporte Organizacional, Coping e Dimensões Afetivas do Bemestar Subjetivo: Um Estudo com Jovens Aprendizes. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2025-01-13T14:29:53Zoai:ambar:tede/2033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932025-01-13T14:29:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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