O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Candice Marques de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1916
Resumo: O presente estudo, baseado na psicologia histórico-cultural e nas propostas da Epistemologia Qualitativa de González Rey, tem como objetivo compreender como se constitui a subjetividade de crianças em processo de inclusão/exclusão na creche. Entendemos tal processo como complexo e contraditório, o qual não se constitui apenas pela inclusão ou exclusão de crianças com deficiência, mas da inclusão/exclusão da diversidade e das crianças significadas pelas educadoras como crianças incapazes, por se tratarem de crianças das classes populares e, portanto, não se desenvolverem e não se constituírem num padrão de higiene e comportamento das classes dominantes. Em nossa pesquisa, o processo de informações foi desenvolvido a partir da Epistemologia Qualitativa acima referida. Para a compreensão do fenômeno pesquisado utilizamos a filmagem das interações entre as crianças e suas educadoras, os participantes da pesquisa, contextualizadas em cenas cotidianas na creche. Tais filmagens foram feitas no berçário e no terceiro agrupamento. Depois, foram realizadas vídeo-entrevistas com as educadoras para que produzissem sentido a respeito das interações entre elas e as crianças nas filmagens e, através da construção interpretativa a respeito das filmagens e das vídeo-entrevistas, construímos indicadores que nos auxiliaram a compreender que a interação entre as crianças e as educadoras produz o processo de inclusão/exclusão das crianças; a pesquisa mobiliza o olhar da educadora para a criança pesquisada, o que auxilia em seu processo de inclusão; a forma como a criança se subjetiva na relação com a educadora pode-se constituir em processo de inclusão ou de exclusão. Portanto, compreendemos que a comunicação entre educadora-criança, permeada pela afetividade, é fator essencial para o processo de inclusão/exclusão da criança na creche.
id PUC_GO_8293bce2947e51392746a036c17c34e3
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1916
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHEcrecheinclusão/exclusãodiversidadeconstituição subjetivainteraçãocomunicaçãodaycare center inclusion/exclusiondiversitysubjective constitutioninteractioncommunicationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo, baseado na psicologia histórico-cultural e nas propostas da Epistemologia Qualitativa de González Rey, tem como objetivo compreender como se constitui a subjetividade de crianças em processo de inclusão/exclusão na creche. Entendemos tal processo como complexo e contraditório, o qual não se constitui apenas pela inclusão ou exclusão de crianças com deficiência, mas da inclusão/exclusão da diversidade e das crianças significadas pelas educadoras como crianças incapazes, por se tratarem de crianças das classes populares e, portanto, não se desenvolverem e não se constituírem num padrão de higiene e comportamento das classes dominantes. Em nossa pesquisa, o processo de informações foi desenvolvido a partir da Epistemologia Qualitativa acima referida. Para a compreensão do fenômeno pesquisado utilizamos a filmagem das interações entre as crianças e suas educadoras, os participantes da pesquisa, contextualizadas em cenas cotidianas na creche. Tais filmagens foram feitas no berçário e no terceiro agrupamento. Depois, foram realizadas vídeo-entrevistas com as educadoras para que produzissem sentido a respeito das interações entre elas e as crianças nas filmagens e, através da construção interpretativa a respeito das filmagens e das vídeo-entrevistas, construímos indicadores que nos auxiliaram a compreender que a interação entre as crianças e as educadoras produz o processo de inclusão/exclusão das crianças; a pesquisa mobiliza o olhar da educadora para a criança pesquisada, o que auxilia em seu processo de inclusão; a forma como a criança se subjetiva na relação com a educadora pode-se constituir em processo de inclusão ou de exclusão. Portanto, compreendemos que a comunicação entre educadora-criança, permeada pela afetividade, é fator essencial para o processo de inclusão/exclusão da criança na creche.The actual study´s objective, based on the historic-cultural psychology and on the proposals of the Qualitative Epistemology by González Rey, aims to understand how the subjectivity of children is constituted in the process of inclusion/exclusion in the daycare center. We view such procedure as complex and contradictory, which is not constituted only by the inclusion or exclusion of children with shortcoming, but the inclusion/exclusion of the diversity and the children denoted by the educators as being incapable, considering that they are children of common lower classes and so were not brought up and were not constituted in the hygienic and behavioral standards of the dominant classes. In our survey the information process was developed using the Qualitative Epistemology above-mentioned. To comprehend the phenomenon researched we have used the filming of interactions between the children and their educators, participants of the survey, contextualized in every day scenes at the daycare center. Such filmings were done at the nursery and kindergarden schools. Afterwards, video interviews were carried out with the educators to make sense regarding the interactions between them and the children in the filmings and through the interpretative construction regarding the filmings and video interviews we have construed indicators which have aided us to comprehend that the interactions between the children and educators create the process of the children´s inclusion/exclusion; the survey mobilizes stimulates the educator´s vision of the child in research, which aids in his/her inclusions procedure; the way the child is subjectived in relation to the educator can be constituted in the inclusion or exclusion process. However, we understand that the communication between educator-child, permeated by affectivity is the essential factor for the process of the child´s inclusion/exclusion in the daycare center.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Sousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Rey, Fernando Luis Gonzálezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6Lima, Candice Marques de2016-07-27T14:20:59Z2006-11-232004-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Candice Marques de. O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE. 2004. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1916porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:16:50Zoai:ambar:tede/1916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:16:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
title O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
spellingShingle O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
Lima, Candice Marques de
creche
inclusão/exclusão
diversidade
constituição subjetiva
interação
comunicação
daycare center inclusion/exclusion
diversity
subjective constitution
interaction
communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
title_full O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
title_fullStr O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
title_full_unstemmed O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
title_sort O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE
author Lima, Candice Marques de
author_facet Lima, Candice Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cupolillo, Mercedes Villa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9
Sousa, Sônia Margarida Gomes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7
Rey, Fernando Luis González
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Candice Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv creche
inclusão/exclusão
diversidade
constituição subjetiva
interação
comunicação
daycare center inclusion/exclusion
diversity
subjective constitution
interaction
communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic creche
inclusão/exclusão
diversidade
constituição subjetiva
interação
comunicação
daycare center inclusion/exclusion
diversity
subjective constitution
interaction
communication
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O presente estudo, baseado na psicologia histórico-cultural e nas propostas da Epistemologia Qualitativa de González Rey, tem como objetivo compreender como se constitui a subjetividade de crianças em processo de inclusão/exclusão na creche. Entendemos tal processo como complexo e contraditório, o qual não se constitui apenas pela inclusão ou exclusão de crianças com deficiência, mas da inclusão/exclusão da diversidade e das crianças significadas pelas educadoras como crianças incapazes, por se tratarem de crianças das classes populares e, portanto, não se desenvolverem e não se constituírem num padrão de higiene e comportamento das classes dominantes. Em nossa pesquisa, o processo de informações foi desenvolvido a partir da Epistemologia Qualitativa acima referida. Para a compreensão do fenômeno pesquisado utilizamos a filmagem das interações entre as crianças e suas educadoras, os participantes da pesquisa, contextualizadas em cenas cotidianas na creche. Tais filmagens foram feitas no berçário e no terceiro agrupamento. Depois, foram realizadas vídeo-entrevistas com as educadoras para que produzissem sentido a respeito das interações entre elas e as crianças nas filmagens e, através da construção interpretativa a respeito das filmagens e das vídeo-entrevistas, construímos indicadores que nos auxiliaram a compreender que a interação entre as crianças e as educadoras produz o processo de inclusão/exclusão das crianças; a pesquisa mobiliza o olhar da educadora para a criança pesquisada, o que auxilia em seu processo de inclusão; a forma como a criança se subjetiva na relação com a educadora pode-se constituir em processo de inclusão ou de exclusão. Portanto, compreendemos que a comunicação entre educadora-criança, permeada pela afetividade, é fator essencial para o processo de inclusão/exclusão da criança na creche.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-31
2006-11-23
2016-07-27T14:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Candice Marques de. O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE. 2004. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1916
identifier_str_mv LIMA, Candice Marques de. O PROCESSO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE CRIANÇAS NA CRECHE. 2004. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791384765628416