MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Enio Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta.
id PUC_GO_82ca7904ca8ccd008acd0470fdc4da87
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1279
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADOeducação profissionalformação do técnico agrícolaCEFET-Urutaíprofessional educationtraining of agricultural technicianCEFET-UrutaíCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta.This work results from a research about the training of the agricultural technician in Federal Center of Technological Education in Urutaí city in Goiás state (CEFET-Urutaí). The purpose of it was to analyze the change of the record in the course of Agricultural Technician of this CEFET that was done as an answer to the Reform of the Professional Education carried out by Ministry of Education (MEC) in the mid-1990s. The problematic that was the origin of this study is linked to the fact that the change in the training of agricultural technician has, as a goal, to answer the new demands of the work in the area that includes specific technical skills of this activity, skills and wider knowledge that gives to the worker more flexibility and makes him/her able to the market. However, the training of this professional cannot be reduced to the answers to the market demands, it should promote his/her development as a critical citizen. So, the goals were to identify the position in the training following the reform of the record; to grasp the teachers and students point of view about the methodologies and didactical procedures. The qualitative research has as sources documents of the course, students and teachers interviews that were semi-structured. The data were analyzed based on the method of Content Analysis. The categories that emerged from the analysis of the material indicate that the change aimed to replace the model of Farm-School through learn to learn and learn to live , to the training through learn to learn, learn to do, learn to live, learn to be , however, this change has not done completely; the teaching and learning is not centered in the practice of Educative Unions of Production any more; the teachers have difficulties in the implementation of the models and the teaching by project as it is presented in the new purpose; the profile of the professional of the course was a big preparation in the agricultural technique area dominating all the process of rural production, while today it focuses some more specific activities. We can, by the results, think that there is a distancing between the purposes of changing in the formation of the agricultural technician based on learn to learn and its concrete realization.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Nepomuceno, Maria de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6Oliveira, João Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075J9Machado, Enio Rodrigues2016-07-27T13:54:43Z2005-11-292005-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T20:28:41Zoai:ambar:tede/1279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T20:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
title MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
spellingShingle MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
Machado, Enio Rodrigues
educação profissional
formação do técnico agrícola
CEFET-Urutaí
professional education
training of agricultural technician
CEFET-Urutaí
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
title_full MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
title_fullStr MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
title_full_unstemmed MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
title_sort MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
author Machado, Enio Rodrigues
author_facet Machado, Enio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Nepomuceno, Maria de Araújo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6
Oliveira, João Ferreira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075J9
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Enio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
formação do técnico agrícola
CEFET-Urutaí
professional education
training of agricultural technician
CEFET-Urutaí
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic educação profissional
formação do técnico agrícola
CEFET-Urutaí
professional education
training of agricultural technician
CEFET-Urutaí
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-29
2005-09-15
2016-07-27T13:54:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279
identifier_str_mv MACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254028210176