MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279 |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta. |
id |
PUC_GO_82ca7904ca8ccd008acd0470fdc4da87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1279 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADOeducação profissionalformação do técnico agrícolaCEFET-Urutaíprofessional educationtraining of agricultural technicianCEFET-UrutaíCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta.This work results from a research about the training of the agricultural technician in Federal Center of Technological Education in Urutaí city in Goiás state (CEFET-Urutaí). The purpose of it was to analyze the change of the record in the course of Agricultural Technician of this CEFET that was done as an answer to the Reform of the Professional Education carried out by Ministry of Education (MEC) in the mid-1990s. The problematic that was the origin of this study is linked to the fact that the change in the training of agricultural technician has, as a goal, to answer the new demands of the work in the area that includes specific technical skills of this activity, skills and wider knowledge that gives to the worker more flexibility and makes him/her able to the market. However, the training of this professional cannot be reduced to the answers to the market demands, it should promote his/her development as a critical citizen. So, the goals were to identify the position in the training following the reform of the record; to grasp the teachers and students point of view about the methodologies and didactical procedures. The qualitative research has as sources documents of the course, students and teachers interviews that were semi-structured. The data were analyzed based on the method of Content Analysis. The categories that emerged from the analysis of the material indicate that the change aimed to replace the model of Farm-School through learn to learn and learn to live , to the training through learn to learn, learn to do, learn to live, learn to be , however, this change has not done completely; the teaching and learning is not centered in the practice of Educative Unions of Production any more; the teachers have difficulties in the implementation of the models and the teaching by project as it is presented in the new purpose; the profile of the professional of the course was a big preparation in the agricultural technique area dominating all the process of rural production, while today it focuses some more specific activities. We can, by the results, think that there is a distancing between the purposes of changing in the formation of the agricultural technician based on learn to learn and its concrete realization.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Nepomuceno, Maria de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6Oliveira, João Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075J9Machado, Enio Rodrigues2016-07-27T13:54:43Z2005-11-292005-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T20:28:41Zoai:ambar:tede/1279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T20:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
title |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
spellingShingle |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO Machado, Enio Rodrigues educação profissional formação do técnico agrícola CEFET-Urutaí professional education training of agricultural technician CEFET-Urutaí CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
title_full |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
title_fullStr |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
title_full_unstemmed |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
title_sort |
MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO |
author |
Machado, Enio Rodrigues |
author_facet |
Machado, Enio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5 Nepomuceno, Maria de Araújo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6 Oliveira, João Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075J9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Enio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional formação do técnico agrícola CEFET-Urutaí professional education training of agricultural technician CEFET-Urutaí CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
educação profissional formação do técnico agrícola CEFET-Urutaí professional education training of agricultural technician CEFET-Urutaí CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada sobre a formação do Técnico Agrícola no Centro Federal de Educação Tecnológica na cidade de Urutaí (CEFET-Urutaí), no estado de Goiás. Teve por objetivo analisar a mudança curricular no curso Técnico Agrícola deste CEFET, realizada para atender à Reforma da Educação Profissional empreendida pelo Ministério da Educação (MEC) em meados da década de 1990. A problemática que deu origem a este estudo está ligada à constatação de que a mudança na formação do Técnico Agrícola busca responder às novas demandas do trabalho no setor que incluem, além das habilidades técnicas específicas desta atividade, habilidades e conhecimentos mais amplos que conferem ao trabalhador maior flexibilidade e adequação ao mercado. Todavia, a formação deste profissional não pode se reduzir ao atendimento das demandas de mercado e, sim, promover o seu desenvolvimento como cidadão crítico. Assim, os objetivos foram: identificar a orientação presente na formação a partir da reforma curricular; apreender a visão de professores e de alunos sobre as mudanças na formação e sobre as metodologias e procedimentos didáticos. A pesquisa qualitativa teve como fontes documentos do curso e depoimentos de alunos e professores tomados por meio de entrevista semi-estruturada e os dados foram analisados com base no método da Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: a mudança buscou substituir o modelo Escola- Fazenda por meio do aprender a aprender e fazer para aprender por uma formação por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser , todavia, esta mudança ainda não foi completamente efetivada; o ensino e a aprendizagem passaram a não ser mais centrados na prática por meio das Unidades Educativas de Produção (UEPs) como era anteriormente à mudança curricular; o eixo integrador da formação era dado por disciplinas técnicas da área, o que passou a não mais ocorrer após a mudança no currículo; os professores encontram dificuldades em implementar os módulos e o ensino por projetos como está previsto na nova proposta; antes, o perfil do profissional egresso do curso era de uma ampla preparação na área técnica agrícola, dominando todo o processo da produção rural, enquanto, hoje, é mais voltado para algumas atividades mais específicas. Os resultados permitem interpretar que há um certo distanciamento entre a proposta de mudança na formação do Técnico Agrícola baseada no aprender a aprender e a sua realização concreta. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-29 2005-09-15 2016-07-27T13:54:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Enio Rodrigues. MUDANÇA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE URUTAÍ-GO O PROPOSTO E O REALIZADO. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202254028210176 |