"Comprar é um ato moral": religião e consumo na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília - DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paroli, Márcia Helena Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4738
Resumo: Esta tese, inscrita na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, versa sobre a religião e o consumo e tem por objetivo verificar como se dão as construções de sentido voltadas para o consumo, em relação aos princípios cristãos católicos, na Comunidade Católica da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brasília/DF. Tal investigação possibilita a reflexão sobre o papel do cristianismo católico frente à cultura atual, em relação ao consumo e à preservação da vida. Para tanto, discorro sobre os princípios católicos em relação ao consumo, utilizando os recursos da hermenêutica para a análise da perícope das Bem-Aventuranças (Mt 5, 1-12), por serem elas um código de ética dos cristãos, pois Jesus assegura que a vivência de sua exortação os tornaria felizes. Para a atualização da interpretação das Bem-Aventuranças, realizo uma densa pesquisa bibliográfica para o entendimento da Doutrina Social da Igreja, coroada pela Encíclica Laudato Si' (2015), e da análise de discurso e discursos proferidos por agentes simbolicamente relevantes para a Igreja Católica. A Encíclica Laudato Si', escrita pelo Papa Francisco, exorta ao cuidado da casa comum e faz um apelo para a conduta ao consumo consciente, dentro de uma noção cosmopolita planetária. Identifico, dessa forma, a posição da Igreja Católica, ao longo da história, no que tange às relações de consumo. Para compreender os sentidos atribuídos ao consumo pelos membros da comunidade, realizo a observação participante e busco reconstruir as trajetórias de vida desses sujeitos, a fim de apreender seus habitus, e como estes orientam suas relações de consumo. Desse modo, chego então a delinear como se configura a sociedade de consumo atual e sua relação com os princípios católicos. Valendo-me da metodologia de entrevistas semiestruturadas realizadas com os fiéis da comunidade da Igrejinha e de análise das cartas de intenções deixadas por eles em uma urna aos pés da padroeira, verifico como esses agentes se relacionam com o mundo do consumo. Busco demonstrar como os sujeitos e indivíduos se relacionam com as instituições religiosas contemporâneas, bem como, qual o poder de gerar coesão e solidariedade que as instituições possuem sobre os sujeitos católicos, por meio da verificação a respeito de como os sujeitos criam e se orientam pelo habitus e qual o lugar da religião nesse processo, e das demais instituições, que categorizo entre grupos primários e secundários. Concluo, portanto, propondo a espiritualidade cristã, apegada aos valores do Evangelho, como possibilidade de uma vida saudável, sustentável e feliz
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spelling "Comprar é um ato moral": religião e consumo na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília - DF"Buying is a moral act": religion and consumption in the little church of Nossa Senhora de Fátima in Brasília - DFReligião; Consumo; Doutrina Social, Laudato Si’, Igrejinha-DFReligion; Consumption; Social Doctrine, Laudato Si’, Igrejinha-DFReligión; Consumo; Doctrina Social, Laudato Si’, Igrejinha-DFCiencias Humanas: TeologiaEsta tese, inscrita na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, versa sobre a religião e o consumo e tem por objetivo verificar como se dão as construções de sentido voltadas para o consumo, em relação aos princípios cristãos católicos, na Comunidade Católica da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Brasília/DF. Tal investigação possibilita a reflexão sobre o papel do cristianismo católico frente à cultura atual, em relação ao consumo e à preservação da vida. Para tanto, discorro sobre os princípios católicos em relação ao consumo, utilizando os recursos da hermenêutica para a análise da perícope das Bem-Aventuranças (Mt 5, 1-12), por serem elas um código de ética dos cristãos, pois Jesus assegura que a vivência de sua exortação os tornaria felizes. Para a atualização da interpretação das Bem-Aventuranças, realizo uma densa pesquisa bibliográfica para o entendimento da Doutrina Social da Igreja, coroada pela Encíclica Laudato Si' (2015), e da análise de discurso e discursos proferidos por agentes simbolicamente relevantes para a Igreja Católica. A Encíclica Laudato Si', escrita pelo Papa Francisco, exorta ao cuidado da casa comum e faz um apelo para a conduta ao consumo consciente, dentro de uma noção cosmopolita planetária. Identifico, dessa forma, a posição da Igreja Católica, ao longo da história, no que tange às relações de consumo. Para compreender os sentidos atribuídos ao consumo pelos membros da comunidade, realizo a observação participante e busco reconstruir as trajetórias de vida desses sujeitos, a fim de apreender seus habitus, e como estes orientam suas relações de consumo. Desse modo, chego então a delinear como se configura a sociedade de consumo atual e sua relação com os princípios católicos. Valendo-me da metodologia de entrevistas semiestruturadas realizadas com os fiéis da comunidade da Igrejinha e de análise das cartas de intenções deixadas por eles em uma urna aos pés da padroeira, verifico como esses agentes se relacionam com o mundo do consumo. Busco demonstrar como os sujeitos e indivíduos se relacionam com as instituições religiosas contemporâneas, bem como, qual o poder de gerar coesão e solidariedade que as instituições possuem sobre os sujeitos católicos, por meio da verificação a respeito de como os sujeitos criam e se orientam pelo habitus e qual o lugar da religião nesse processo, e das demais instituições, que categorizo entre grupos primários e secundários. Concluo, portanto, propondo a espiritualidade cristã, apegada aos valores do Evangelho, como possibilidade de uma vida saudável, sustentável e felizThis thesis, inscribed in the research line Culture and Symbolic Systems, deals with religion and consumption and aims to verify how the constructions of meaning aimed at consumption occur, in relation to Catholic Christian principles, in the Catholic Community of the Little Church of Our Lady of Fátima, in the city of Brasília/DF. Such investigation enables reflection on the role of Catholic Christianity in the current culture, in relation to consumption and the preservation of life. Therefore, I discuss Catholic principles in relation to consumption, using the resources of hermeneutics to analyze the pericope of the Beatitudes (Mt 5, 1-12), as they are a code of ethics for Christians, as Jesus assures that the experience of his exhortation would make them happy. To update the interpretation of the Beatitudes, I carry out a dense bibliographical research to understand the Social Doctrine of the Church, crowned by the Encyclical Laudato Si' (2015), and the analysis of discourse and speeches given by agents symbolically relevant to the Catholic Church. The Encyclical Laudato Si', written by Pope Francis, exhorts the care of the common home and calls for the conduct of conscious consumption, within a cosmopolitan planetary notion. In this way, I identify the position of the Catholic Church, throughout history, with regard to consumer relations. To understand the meanings attributed to consumption by community members, I carry out participant observation and seek to reconstruct the life trajectories of these subjects, in order to apprehend their habitus, and how they guide their consumption relationships. In this way, I then come to outline how the current consumer society is configured and its relationship with Catholic principles. Using the methodology of semistructured interviews carried out with the faithful of the community of Igrejinha and analyzing the letters of intent left by them in an urn at the foot of the patron saint, I verify how these agents relate to the world of consumption. I seek to demonstrate how subjects and individuals relate to contemporary religious institutions, as well as the power to generate cohesion and solidarity that institutions have over Catholic subjects, by verifying how subjects create and are guided by the habitus and what is the place of religion in this process, and of other institutions, which I categorize into primary and secondary groups. I conclude, therefore, by proposing Christian spirituality, attached to the values of the Gospel, as a possibility for a healthy, sustainable and happy lifePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoMarinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Marinho, Thaís AlvesAndrade Junior, Péricles Morais deTotaro, PaoloEcco, ClóvisMartins Filho, José Reinaldo FelipeParoli, Márcia Helena Rodrigues2021-11-19T19:34:24Z2021-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfParoli, Márcia Helena Rodrigues. "Comprar é um ato moral": religião e consumo na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima em Brasília - DF. 2021. 243 fl. 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