HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE FEIRAS DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4012 |
Resumo: | Esta Tese, inserida no Diretório de Pesquisa CNPq PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais e na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura; problematiza-se a temática Feira de Ciências em espaços escolares pela perspectiva teórica de Germano e Kulesza (2006) da Popularização da Ciência (divulgação, vulgarização, popularização e alfabetização científica ou letramento) e os vários sentidos associados a ela, articulada à construção do conceito de Ciência Moderna, como campo científico, suas disputas expressas em objetos de investigação, epistemologias, métodos, crenças e critérios de verificação da verdade. A emergência histórico-social do Ensino de Ciências, do antigo ciclo ginasial e hoje Ensino Fundamental, promovidas nos espaços institucionais escolares, perpassa obrigatoriamente por uma determinada concepção de Cultura, Ciência e Filosofia que orientam a formação científica e cidadã. Busca-se resgatar: qual a história e as memórias das Feiras de Ciências ocorridas no processo de escolarização? Foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) - qual é a história e memórias que as pessoas guardam das Feiras de Ciências? b) - qual a noção dominante de Ciência que essas Feiras constroem como disposição cultural passível de ser internalizada como Habitus? c) - qual o enquadramento teórico das iniciativas das Feiras de Ciências, como estratégia de Popularização da Ciência? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e compreensiva aportada nos estudos historiográficos que privilegiam os conceitos de cultura, história e memória. A partir da elaboração e apropriação do estado do conhecimento da temática, análise de documentos e entrevistadas a 35 (trinta e cinco) pessoas inseridas em diferentes grupos geracionais de 20 a 69 anos, foi possível apreender que as narrativas evidenciaram que as Feiras de Ciências, com foco na exposição de trabalhos experimentais, estimulam a produção do conhecimento e a criatividade considerando-se que se configuram como importantes eventos de divulgação científica. Foi também possível identificar nas diversas noções de ciência integrantes das memórias escolares, a noção hegemônica de Ciência internalizada culturalmente pelos Sujeitos entrevistados e sua filiação ou resistência à hegemonia da Ciência Positivista, traço estruturalmente presente e construída simbolicamente pelas Feiras de Ciências em espaços escolares. |
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HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE FEIRAS DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS ESCOLARESPopularização da Ciência. Memória. Feiras de Ciências. Habitus.Popularization of Science; Memory; Science Fairs, Habitus.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta Tese, inserida no Diretório de Pesquisa CNPq PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais e na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura; problematiza-se a temática Feira de Ciências em espaços escolares pela perspectiva teórica de Germano e Kulesza (2006) da Popularização da Ciência (divulgação, vulgarização, popularização e alfabetização científica ou letramento) e os vários sentidos associados a ela, articulada à construção do conceito de Ciência Moderna, como campo científico, suas disputas expressas em objetos de investigação, epistemologias, métodos, crenças e critérios de verificação da verdade. A emergência histórico-social do Ensino de Ciências, do antigo ciclo ginasial e hoje Ensino Fundamental, promovidas nos espaços institucionais escolares, perpassa obrigatoriamente por uma determinada concepção de Cultura, Ciência e Filosofia que orientam a formação científica e cidadã. Busca-se resgatar: qual a história e as memórias das Feiras de Ciências ocorridas no processo de escolarização? Foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) - qual é a história e memórias que as pessoas guardam das Feiras de Ciências? b) - qual a noção dominante de Ciência que essas Feiras constroem como disposição cultural passível de ser internalizada como Habitus? c) - qual o enquadramento teórico das iniciativas das Feiras de Ciências, como estratégia de Popularização da Ciência? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e compreensiva aportada nos estudos historiográficos que privilegiam os conceitos de cultura, história e memória. A partir da elaboração e apropriação do estado do conhecimento da temática, análise de documentos e entrevistadas a 35 (trinta e cinco) pessoas inseridas em diferentes grupos geracionais de 20 a 69 anos, foi possível apreender que as narrativas evidenciaram que as Feiras de Ciências, com foco na exposição de trabalhos experimentais, estimulam a produção do conhecimento e a criatividade considerando-se que se configuram como importantes eventos de divulgação científica. Foi também possível identificar nas diversas noções de ciência integrantes das memórias escolares, a noção hegemônica de Ciência internalizada culturalmente pelos Sujeitos entrevistados e sua filiação ou resistência à hegemonia da Ciência Positivista, traço estruturalmente presente e construída simbolicamente pelas Feiras de Ciências em espaços escolares.In this work, which is available in the Research Groups Directory of CNPq PUC Goiás Education, History, Memory and Cultures in different social settings and in the Research Line Education, Society and Culture, the subject matter of Science Fairs in the school environment is discussed under the theoretical perspective of Germano and Kulesza (2006) on the Popularization of Science (dissemination, vulgarization, popularization and scientific literacy) and the different senses related to it, articulated with the construction of the concept of Modern Science, as a scientific field, its expressed disputes over objects of investigation, epistemologies, methods, beliefs and criteria for truth verification. The historical social emergence of Science Education in secondary school, promoted in school institutional settings, necessarily permeates a particular conception of Culture, Science and Philosophy which guide scientific and citizenship education. This work seeks to retrieve: what are the memories and history of Science Fairs occurred during the schooling process? Therefore, the following research questions were defined: a) what history and memories do people keep from Science Fairs? b) what is the dominant notion of Science that such Fairs build as a cultural disposition able to being internalized as Habitus? c) what is the theoretical framework of Science Fair initiatives as a strategy for the Popularization of Science? This is an exploratory research, one of a qualitative and comprehensive nature grounded on the historiographical studies which favor the concepts of culture, history and memory. Based on the elaboration and appropriation of the state of knowledge of the subject matter, document analysis and interviews made with 35 (thirty-five) people, out of 70 approached, inserted in different age groups, from 20 to 69 years of age, it was possible to notice that the narratives highlighted that Science Fairs, focused on the exhibition of experimental work, encourage knowledge production as well as creativity, considering that they constitute important events for the dissemination of science. It was also possible to identify among the different science notions involved in school memories which hegemonic notion of Science was culturally internalized by the people interviewed, as well as their acceptance or resistance to the hegemony of Positivist Science, a feature which is structurally present and built symbolically by Science Fairs in school settings.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBaldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Rodrigues, Olira Saraivahttp://lattes.cnpq.br/8866061054957829Silva, Júlia Bueno de Moraishttp://lattes.cnpq.br/2372898860242337Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Porfiro, Leandro Daniel2018-08-23T12:12:36Z2018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPorfiro, Leandro Daniel. HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE FEIRAS DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS ESCOLARES. 2018. 198 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-08-24T04:00:59Zoai:ambar:tede/4012Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-08-24T04:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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