O ADOLESCENTE AUTOR DE VIOLÊNCIA SEXUAL: ESTUDO PSICOSSOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gleice Arruda de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2016
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar o processo das relações vividas por um adolescente acusado de ser autor de violência sexual, que, antes de completar quinze anos de idade, segundo seu processo/prontuário fizera sete vítimas. Embora esse fenômeno impacte a sociedade, as recentes políticas existentes para o setor têm focado na privação de liberdade e/ou liberdade assistida de tais adolescentes. Para investigar os processos de relações estabelecidas nas socializações e sua implicação na construção da subjetividade, esta dissertação atém-se à história de vida e às relações anteriores e posteriores à publicização das infrações cometidas do adolescente-autor, objetivando apreender os mecanismos psicossociais e sua mediação na continuidade da violência sexual. No procedimento metodológico, lançou-se mão da pesquisa documental nos registros dos casos de adolescentes autores de violência sexual nas instituições de aplicação das medidas socioeducativas de Goiânia, no período de 1997 a 2008. Outro procedimento utilizado foi a pesquisa empírica realizada pelo Projeto Invertendo a Rota, que possibilitou o atendimento psicoterápico do adolescente autor de violência sexual. A sistematização do material da pesquisa envolveu a leitura dos materiais transcritos, para um prévio levantamento psicossocial, e o estabelecimento de categorias para análise. Embora o material empírico tenha sido obtido por meio de sessões clínicas, a análise empreendida foi feita a partir da Psicologia Social de vertente Sócio- Histórica. Diante da diversidade dos casos inicialmente selecionados para participar desta pesquisa, um deles foi escolhido em razão de seu processo/prontuário constar a acusação de ter cometido violência sexual contra um maior número de vítimas, bem como de ter participado de muitos atendimentos psicoterápicos. Fred, o adolescente-autor, nega as infrações, e sua família alega acreditar em sua inocência. O poder judiciário, por sua vez, o priva de liberdade, como se, ao mantê-lo por detrás das grades, eliminasse sua sexualidade e seu comportamento de violência sexual. A análise das categorias do estudo da história de vida do adolescente-autor revelou a prevalência de: evasão escolar; início precoce no mundo do trabalho; extrema pobreza; uso de drogas ilícitas; uso de arma de fogo; vivências em contextos violentos; religiosidade; falta de educação sexual; constante tentativa de imputar-lhe um diagnóstico com patologias mentais e/ou neurológicas e o peso de ser o único e exclusivo responsável por seu comportamento violento.
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Para investigar os processos de relações estabelecidas nas socializações e sua implicação na construção da subjetividade, esta dissertação atém-se à história de vida e às relações anteriores e posteriores à publicização das infrações cometidas do adolescente-autor, objetivando apreender os mecanismos psicossociais e sua mediação na continuidade da violência sexual. No procedimento metodológico, lançou-se mão da pesquisa documental nos registros dos casos de adolescentes autores de violência sexual nas instituições de aplicação das medidas socioeducativas de Goiânia, no período de 1997 a 2008. Outro procedimento utilizado foi a pesquisa empírica realizada pelo Projeto Invertendo a Rota, que possibilitou o atendimento psicoterápico do adolescente autor de violência sexual. A sistematização do material da pesquisa envolveu a leitura dos materiais transcritos, para um prévio levantamento psicossocial, e o estabelecimento de categorias para análise. Embora o material empírico tenha sido obtido por meio de sessões clínicas, a análise empreendida foi feita a partir da Psicologia Social de vertente Sócio- Histórica. Diante da diversidade dos casos inicialmente selecionados para participar desta pesquisa, um deles foi escolhido em razão de seu processo/prontuário constar a acusação de ter cometido violência sexual contra um maior número de vítimas, bem como de ter participado de muitos atendimentos psicoterápicos. Fred, o adolescente-autor, nega as infrações, e sua família alega acreditar em sua inocência. O poder judiciário, por sua vez, o priva de liberdade, como se, ao mantê-lo por detrás das grades, eliminasse sua sexualidade e seu comportamento de violência sexual. A análise das categorias do estudo da história de vida do adolescente-autor revelou a prevalência de: evasão escolar; início precoce no mundo do trabalho; extrema pobreza; uso de drogas ilícitas; uso de arma de fogo; vivências em contextos violentos; religiosidade; falta de educação sexual; constante tentativa de imputar-lhe um diagnóstico com patologias mentais e/ou neurológicas e o peso de ser o único e exclusivo responsável por seu comportamento violento.This research analyzes the process of relations experienced by a teenager, who was accused of being the author of sexual violence. According to his judicial process, before being fifteen years old, he had made seven victims. Although this phenomenon impacts on society, recent policies for the sector have focused on deprivation of liberty and / or assisted freedom of such adolescents. In order to investigate the steps of socialization and their involvement in the construction of subjectivity, this study focuses on: the teenager s history of life and relationships, before and after the infractions were committed; on the psychosocial mechanisms and their mediation in the continuity of sexual violence. The methodological procedures consisted of documents archived in the institutions which are in charge of applying socioeducational proceedings in Goiânia, from 1997 to 2008. Another methodological procedure consisted of an empirical research conducted by the project Inverted a Rota, which enabled the psychotherapeutic care of the adolescent perpetrator of sexual violence. The systematization of the material of the research involved the reading of the transcribed material to a preliminary psychosocial survey, and the establishment of categories for the analysis. Although the material has been obtained by means of clinical sessions, the analysis was taken from the Social Psychology of socio-historical trend. Due to the diversity of the cases initially selected to participate in this survey, one was chosen because he was accused of having committed sexual violence against a larger number of victims, and he had participated in many psychotherapeutic sessions. Fred, the teen-author, denies the violations, and so do his family. The judiciary, on the other hand, confines the teen-authors, as if the action of keeping them behind bars could remove their sexuality and behavior. The analysis of categories revealed problems such as: the failure of school, early introduction in working spaces, extreme poverty; use of illicit drugs, use of firearms; experiences in violent contexts; religion; lack of sex education; inconsistent diagnosis of mental and neurological illness, and the difficulty of being the exclusive responsible for their violent behavior.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Grubits, Soniahttp://lattes.cnpq.br/7084405613001122Campos, Pedro Humberto FariasResende, Anita Cristina Azevedohttp://lattes.cnpq.br/9367144408359249Melo, Gleice Arruda de2016-07-27T14:21:48Z2009-09-292008-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Gleice Arruda de. O ADOLESCENTE AUTOR DE VIOLÊNCIA SEXUAL: ESTUDO PSICOSSOCIAL. 2008. 134 f. 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