Desrealização e Transcriação em Madame Bovary, de Gustave Flaubert e a Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4228 |
Resumo: | Neste estudo, elegemos, como questão basilar, o processo de desrealização artístico-literária, tomando como objeto principal as obras, Madame Bovary, de Gustave Flaubert e A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. Abordamos, assim, o realismo artístico-literário como desrealização, como processo que ilumina a realidade circunstancial, observando como este fenômeno se dá na obra de Gustave Flaubert e na de Clarice Lispector. Neste percurso crítico, destacamos dois modos singulares do fazer estético que produzem a escritura e que conduzirão nossos propósitos: trata-se das intensidades e das tensividades inventivas, da singularidade da proposta estética e da relação dialética entre historiografia e historicidade que, de maneira mais explícita apontam para os movimentos centrífugo e centrípeto, isto é, os movimentos da linguagem que reportam aos movimentos externos do mundo ou como se poderia dizer, da realidade empírica, e aquele que se dá no movimento da palavra que mergulha em si mesma, criando novos mundos. |
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Desrealização e Transcriação em Madame Bovary, de Gustave Flaubert e a Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector.Desrealização. Madame Bovary. A Paixão Segundo G.H. Movimentos transcriativos.Derealization. Madame Bovary. A Paixão Segundo G.H. Transcreational movements.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNeste estudo, elegemos, como questão basilar, o processo de desrealização artístico-literária, tomando como objeto principal as obras, Madame Bovary, de Gustave Flaubert e A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. Abordamos, assim, o realismo artístico-literário como desrealização, como processo que ilumina a realidade circunstancial, observando como este fenômeno se dá na obra de Gustave Flaubert e na de Clarice Lispector. Neste percurso crítico, destacamos dois modos singulares do fazer estético que produzem a escritura e que conduzirão nossos propósitos: trata-se das intensidades e das tensividades inventivas, da singularidade da proposta estética e da relação dialética entre historiografia e historicidade que, de maneira mais explícita apontam para os movimentos centrífugo e centrípeto, isto é, os movimentos da linguagem que reportam aos movimentos externos do mundo ou como se poderia dizer, da realidade empírica, e aquele que se dá no movimento da palavra que mergulha em si mesma, criando novos mundos.In this study, we chose, as a basic question, the process of artistic-literary derealization, taking as main object the works, Madame Bovary, Gustave Flaubert and A Paixão Segundo G.H., by Clarice Lispector. We approach artistic-literary realism as a derealization, as a process that illuminates the circumstantial reality, observing how this phenomenon occurs in the work of Gustave Flaubert and Clarice Lispector. In this critical path, we highlight two singular modes of aesthetic making that produce writing and that will lead to our purposes: these are the intensities and inventive tensions, the singularity of the aesthetic proposal and the dialectical relationship between historiography and historicity, which, more explicitly point to the centrifugal and centripetal movements, that is, the movements of language that report to the external movements of the world or, as one might say, empirical reality, and that which occurs in the movement of the word that plunges into itself, creating new worlds .Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Ribeiro, Ivan Marcoshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240Machado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Gonçalves, Jacy Cristina Antunes de Queiroz2019-05-14T14:15:18Z2019-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGonçalves, Jacy Cristina Antunes de Queiroz. Desrealização e Transcriação em Madame Bovary, de Gustave Flaubert e a Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. 2019. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-05-14T14:18:35Zoai:ambar:tede/4228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-05-14T14:18:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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