O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151 |
Resumo: | Este estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital. |
id |
PUC_GO_8a1f0d47f791d684b3d4f804399e1536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1151 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.Todos Pela EducaçãoEmpresáriosPolítica EducacionalAll for EducationbusinessmenEducational policyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital.This study sought to unveil the Movement Todos Pela Educação and analyze its consequences in the educational policy of the state of Goiás. Therefore, many questions emerged in the initial process of the investigation, which were: how and by whom the TPE has been thought? In which theoretical assumptions the founders of TPE were based the preparation of its goals? As the TPE shall constitute an educational public policy in the state of Goiás? To what extent the discourse defended by TPE advocates gained hegemony in the country and specifically in Goiás? The analysis of this research was marked by an approach to the Materialistic and Dialectical Method History and the categories and theoretical Antonio Gramsci. This approach to the materialist method Historical and Dialectical sought to seize the whole, that is, mediations and transformations of objective reality in a particular historical period and determined where the TPE is inserted.The TPE expresses the ideas and values of the hegemonic class based on the ideals of neoliberalism and the Third Way that aims education for consensus on the way of democracy, citizenship, ethics and social participation consistent with the private interests of big business.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759099Y9&dataRevisao=nullSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Freitas, Revalino Antonio dehttp://lattes.cnpq.br/8705661441925211Pires, Emília Cristine2016-07-27T13:53:43Z2016-02-052015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:35:24Zoai:ambar:tede/1151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:35:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state. |
title |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
spellingShingle |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. Pires, Emília Cristine Todos Pela Educação Empresários Política Educacional All for Education businessmen Educational policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
title_full |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
title_fullStr |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
title_full_unstemmed |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
title_sort |
O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS. |
author |
Pires, Emília Cristine |
author_facet |
Pires, Emília Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759099Y9&dataRevisao=null Siqueira, Teresa Cristina Barbo http://lattes.cnpq.br/7957583668480004 Freitas, Revalino Antonio de http://lattes.cnpq.br/8705661441925211 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Emília Cristine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Todos Pela Educação Empresários Política Educacional All for Education businessmen Educational policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Todos Pela Educação Empresários Política Educacional All for Education businessmen Educational policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 2016-07-27T13:53:43Z 2016-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151 |
identifier_str_mv |
PIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253231292416 |