O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Emília Cristine
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151
Resumo: Este estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital.
id PUC_GO_8a1f0d47f791d684b3d4f804399e1536
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1151
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.Todos Pela EducaçãoEmpresáriosPolítica EducacionalAll for EducationbusinessmenEducational policyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital.This study sought to unveil the Movement Todos Pela Educação and analyze its consequences in the educational policy of the state of Goiás. Therefore, many questions emerged in the initial process of the investigation, which were: how and by whom the TPE has been thought? In which theoretical assumptions the founders of TPE were based the preparation of its goals? As the TPE shall constitute an educational public policy in the state of Goiás? To what extent the discourse defended by TPE advocates gained hegemony in the country and specifically in Goiás? The analysis of this research was marked by an approach to the Materialistic and Dialectical Method History and the categories and theoretical Antonio Gramsci. This approach to the materialist method Historical and Dialectical sought to seize the whole, that is, mediations and transformations of objective reality in a particular historical period and determined where the TPE is inserted.The TPE expresses the ideas and values of the hegemonic class based on the ideals of neoliberalism and the Third Way that aims education for consensus on the way of democracy, citizenship, ethics and social participation consistent with the private interests of big business.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759099Y9&dataRevisao=nullSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Freitas, Revalino Antonio dehttp://lattes.cnpq.br/8705661441925211Pires, Emília Cristine2016-07-27T13:53:43Z2016-02-052015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:35:24Zoai:ambar:tede/1151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:35:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.
title O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
spellingShingle O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
Pires, Emília Cristine
Todos Pela Educação
Empresários
Política Educacional
All for Education
businessmen
Educational policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
title_full O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
title_fullStr O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
title_full_unstemmed O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
title_sort O DESVELAMENTO DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS.
author Pires, Emília Cristine
author_facet Pires, Emília Cristine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759099Y9&dataRevisao=null
Siqueira, Teresa Cristina Barbo
http://lattes.cnpq.br/7957583668480004
Freitas, Revalino Antonio de
http://lattes.cnpq.br/8705661441925211
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Emília Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Todos Pela Educação
Empresários
Política Educacional
All for Education
businessmen
Educational policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Todos Pela Educação
Empresários
Política Educacional
All for Education
businessmen
Educational policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo busca desvelar o Movimento Todos Pela Educação (TPE) e analisar seus desdobramentos na política educacional do estado de Goiás. Para tanto, vários questionamentos emergiram no processo inicial da investigação: como e por quem o TPE foi pensado? Em que pressupostos teóricos os fundadores do TPE se basearam para a elaboração de suas metas? Como o TPE passa a constituir-se em política pública de educação no estado de Goiás? Em que medida o discurso defendido pelos defensores do TPE ganhou hegemonia no país e, de forma específica, em Goiás?A análise desta pesquisa pautou-se por uma aproximação ao Método Materialista Histórico e Dialético e pelas categorias e referencial teórico de Antonio Gramsci. A aproximação com o Método Materialista Histórico e Dialético buscou apreender a totalidade, isto é, as mediações e as transformações da realidade objetiva, num período histórico concreto e determinado no qual o TPE está inserido. O TPE expressa as ideias e os valores da classe hegemônica, baseados nos ideais do neoliberalismo e da Terceira Via, que objetivam uma educação para o consenso sobre os sentidos de democracia, cidadania, ética e participação social condizentes com os interesses privados do grande capital.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
2016-07-27T13:53:43Z
2016-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151
identifier_str_mv PIRES, Emília Cristine. The unveiling of the Todos Pela Educação Movement and its consequences in Educational Policy at Goiás state.. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253231292416