Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2835 |
Resumo: | Os parques urbanos, símbolos de desenvolvimento sustentável das cidades, são espaços destinados, dentre outras atividades, à Educação Ambiental. São vários os parques existentes em Goiânia e, um dos principais é o Parque Flamboyant, que tem sua estrutura adequada para eventos ambientais. Porém, a progressiva seca da nascente do córrego Sumidouro, localizada no parque, que ocorre em consequência do rebaixamento do lençol freático; fruto do mau uso do solo pelas grandes construtoras, aponta para uma contradição: um local de preservação e contemplação da natureza abriga um grave impacto ambiental. Diante desse fato, a Educação Ambiental tem papel importante na busca por soluções que amenizem ou cessem este problema, conscientizando e direcionando a população para uma eficiente tomada de atitude. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar como a Educação Ambiental pode ser efetiva no desenvolvimento urbano sustentável, até nos casos mais graves de impacto ambiental, tomando como exemplo o Parque Flamboyant. Para entender os motivos pelos quais esse espaço pode ser considerado um local ideal para a Educação Ambiental, utilizou-se revisão teórica buscando entender suas origens, significados e utilidades. Foi necessário também, a realização de pesquisa sobre o significado, causas e consequências do rebaixamento do lençol freático na região do Parque Flamboyant. Por meio da história, formação e estrutura do Parque e, ainda, pesquisa de campo fez-se possível apreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no local. Através de entrevistas com frequentadores e moradores da região, com autoridades e profissionais do meio ambiente, revelou-se a importância deste tipo de educação para um desenvolvimento urbano sustentável satisfatório. |
id |
PUC_GO_8d4daa67d7f56b70b01c9bd5b80b4189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2835 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia.Flamboyant Park: a space for Environmental Education in Goiania.Educação AmbientalDesenvolvimento Urbano SustentávelParque FlamboyantEnvironmental EducationSustainable Urban DevelopmentFlamboyant ParkCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASOs parques urbanos, símbolos de desenvolvimento sustentável das cidades, são espaços destinados, dentre outras atividades, à Educação Ambiental. São vários os parques existentes em Goiânia e, um dos principais é o Parque Flamboyant, que tem sua estrutura adequada para eventos ambientais. Porém, a progressiva seca da nascente do córrego Sumidouro, localizada no parque, que ocorre em consequência do rebaixamento do lençol freático; fruto do mau uso do solo pelas grandes construtoras, aponta para uma contradição: um local de preservação e contemplação da natureza abriga um grave impacto ambiental. Diante desse fato, a Educação Ambiental tem papel importante na busca por soluções que amenizem ou cessem este problema, conscientizando e direcionando a população para uma eficiente tomada de atitude. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar como a Educação Ambiental pode ser efetiva no desenvolvimento urbano sustentável, até nos casos mais graves de impacto ambiental, tomando como exemplo o Parque Flamboyant. Para entender os motivos pelos quais esse espaço pode ser considerado um local ideal para a Educação Ambiental, utilizou-se revisão teórica buscando entender suas origens, significados e utilidades. Foi necessário também, a realização de pesquisa sobre o significado, causas e consequências do rebaixamento do lençol freático na região do Parque Flamboyant. Por meio da história, formação e estrutura do Parque e, ainda, pesquisa de campo fez-se possível apreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no local. Através de entrevistas com frequentadores e moradores da região, com autoridades e profissionais do meio ambiente, revelou-se a importância deste tipo de educação para um desenvolvimento urbano sustentável satisfatório.Urban parks, sustainable development of the cities signs are spaces for, among other activities, the Environmental Education. There are several existing parks in Goiania and one of the main ones is the Flamboyant Park, which has its appropriate structure for environmental events. However, the progressive drought Sumidouro stream spring, located in the park, which occurs as a result of lowering of the water table; due to the misuse of land by large construction companies, points to a contradiction: a place of preservation and contemplation of nature houses a serious environmental impact. Given this fact, the Environmental Education plays an important role in the search for solutions that mitigate or terminate this issue, educating and directing the population for efficient decision-attitude. In this sense, this research aims to analyze how environmental education can be effective in sustainable urban development, even in the most serious cases of environmental impact, using the example of Flamboyant Park. To understand the reasons why this space can be considered an ideal place for environmental education, we used theoretical review seeking to understand their origins, meanings and uses. It was also necessary to conduct research on the meaning, causes and consequences of groundwater drawdown in the Flamboyant Park area. Through history, formation and structure of the Park and also field research made it possible to learn how environmental education is being worked on site. Through interviews with regulars and locals , with authorities and environmental professionals , revealed the importance of this type of education to a satisfactory sustainable urban.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásDesenvolvimento e Planejamento TerritorialBarbosa, Ycarim Melgaçohttp://lattes.cnpq.br/9791745313665253Moraes, Lúcia Mariahttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616Abdala, Klaus de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8041644148923970Corrêa, Patrícia da Silva2016-08-10T10:50:14Z2015-10-212015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Patrícia da Silva. Flamboyant Park: a space for Environmental Education in Goiania.. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T19:18:23Zoai:ambar:tede/2835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T19:18:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. Flamboyant Park: a space for Environmental Education in Goiania. |
title |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
spellingShingle |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. Corrêa, Patrícia da Silva Educação Ambiental Desenvolvimento Urbano Sustentável Parque Flamboyant Environmental Education Sustainable Urban Development Flamboyant Park CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
title_full |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
title_fullStr |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
title_full_unstemmed |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
title_sort |
Parque Flamboyant: um espaço para a Educação Ambiental em Goiânia. |
author |
Corrêa, Patrícia da Silva |
author_facet |
Corrêa, Patrícia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Ycarim Melgaço http://lattes.cnpq.br/9791745313665253 Moraes, Lúcia Maria http://lattes.cnpq.br/2460294440897616 Abdala, Klaus de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8041644148923970 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Patrícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Desenvolvimento Urbano Sustentável Parque Flamboyant Environmental Education Sustainable Urban Development Flamboyant Park CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Educação Ambiental Desenvolvimento Urbano Sustentável Parque Flamboyant Environmental Education Sustainable Urban Development Flamboyant Park CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Os parques urbanos, símbolos de desenvolvimento sustentável das cidades, são espaços destinados, dentre outras atividades, à Educação Ambiental. São vários os parques existentes em Goiânia e, um dos principais é o Parque Flamboyant, que tem sua estrutura adequada para eventos ambientais. Porém, a progressiva seca da nascente do córrego Sumidouro, localizada no parque, que ocorre em consequência do rebaixamento do lençol freático; fruto do mau uso do solo pelas grandes construtoras, aponta para uma contradição: um local de preservação e contemplação da natureza abriga um grave impacto ambiental. Diante desse fato, a Educação Ambiental tem papel importante na busca por soluções que amenizem ou cessem este problema, conscientizando e direcionando a população para uma eficiente tomada de atitude. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo analisar como a Educação Ambiental pode ser efetiva no desenvolvimento urbano sustentável, até nos casos mais graves de impacto ambiental, tomando como exemplo o Parque Flamboyant. Para entender os motivos pelos quais esse espaço pode ser considerado um local ideal para a Educação Ambiental, utilizou-se revisão teórica buscando entender suas origens, significados e utilidades. Foi necessário também, a realização de pesquisa sobre o significado, causas e consequências do rebaixamento do lençol freático na região do Parque Flamboyant. Por meio da história, formação e estrutura do Parque e, ainda, pesquisa de campo fez-se possível apreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no local. Através de entrevistas com frequentadores e moradores da região, com autoridades e profissionais do meio ambiente, revelou-se a importância deste tipo de educação para um desenvolvimento urbano sustentável satisfatório. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-21 2015-08-07 2016-08-10T10:50:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORRÊA, Patrícia da Silva. Flamboyant Park: a space for Environmental Education in Goiania.. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2835 |
identifier_str_mv |
CORRÊA, Patrícia da Silva. Flamboyant Park: a space for Environmental Education in Goiania.. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202260913160192 |