A ESTÉTICA DA MULHER NA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS: ENTRE AS PRESCRIÇÕES ESTATUTÁRIAS E AS PRÁTICAS COTIDIANAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Adriana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3749
Resumo: Pesquisa sociológica que visa estudar a estética da mulher na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, entre as prescrições estatutárias cotidianas, focalizando especialmente a influência dessas mulheres no hall de membros e o estabelecimento das mesmas, mediantes as práticas doutrinárias estabelecidas pelo estatuto que rege a membresia feminina da IEAD. Para alcançar os objetivos foram analisadas as raízes históricas da Igreja, buscando entender o que nos diz o ethos assembleiano através da sua simbologia e sua influência no contexto sócio-cultural da instituição e da membresia feminina, bem como a sua relação com a IEAD, com o intuito de observarmos a influência do trabalho das mulheres dentro desta. Observase ainda como esse fenômeno pentecostal assembleiano se desenvolveu no Brasil, nos Estados Unidos, e a postura que este assume em relação ao país, e como acontece a secularização da IEAD no fim do século XIX até o século XXI, buscandose um parâmetro para entendermos esse fenômeno no Brasil, que prevalece por cem anos. Finalmente analisou-se a evolução do movimento pentecostal no Brasil e sua influência em relação a ala feminina da Igreja, focalizando a Assembleia de Deus por sua representatividade no meio pentecostal e social. Ao longo do tempo, percebeu-se um processo de mudança em relação à abertura da doutrina, que abriu espaço para as mulheres, dentro da Assembleia de Deus na cidade de Goiânia, e este processo ocorre gradativamente, porém de modo que as mulheres tenham maior liberdade para se expressar no campo religioso assembleiano. Nas primeiras décadas a IEAD não se preocupou com a formalização do trabalho das mulheres, seu desenvolvimento foi baseado apenas na administração dos homens. E após a criação da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, não ocorreu abertura para que a mulher fosse atuar na instituição com o homem, pelo contrário a indumentária assembleiana, baseia-se na proibição, conhecida como usos e costumes e a passagem da liderança da IEAD para a liderança feminina não ocorreu, as mulheres podem se manifestar e administrar cultos, reuniões, mas diretamente a IEAD está a cargo dos homens.
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Para alcançar os objetivos foram analisadas as raízes históricas da Igreja, buscando entender o que nos diz o ethos assembleiano através da sua simbologia e sua influência no contexto sócio-cultural da instituição e da membresia feminina, bem como a sua relação com a IEAD, com o intuito de observarmos a influência do trabalho das mulheres dentro desta. Observase ainda como esse fenômeno pentecostal assembleiano se desenvolveu no Brasil, nos Estados Unidos, e a postura que este assume em relação ao país, e como acontece a secularização da IEAD no fim do século XIX até o século XXI, buscandose um parâmetro para entendermos esse fenômeno no Brasil, que prevalece por cem anos. Finalmente analisou-se a evolução do movimento pentecostal no Brasil e sua influência em relação a ala feminina da Igreja, focalizando a Assembleia de Deus por sua representatividade no meio pentecostal e social. Ao longo do tempo, percebeu-se um processo de mudança em relação à abertura da doutrina, que abriu espaço para as mulheres, dentro da Assembleia de Deus na cidade de Goiânia, e este processo ocorre gradativamente, porém de modo que as mulheres tenham maior liberdade para se expressar no campo religioso assembleiano. Nas primeiras décadas a IEAD não se preocupou com a formalização do trabalho das mulheres, seu desenvolvimento foi baseado apenas na administração dos homens. E após a criação da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, não ocorreu abertura para que a mulher fosse atuar na instituição com o homem, pelo contrário a indumentária assembleiana, baseia-se na proibição, conhecida como usos e costumes e a passagem da liderança da IEAD para a liderança feminina não ocorreu, as mulheres podem se manifestar e administrar cultos, reuniões, mas diretamente a IEAD está a cargo dos homens.This study aims to show the aesthetics of women in the IEAD and its statutory prescriptions in the daily, party of the Pentecostal movement throughout its existence. In order to reach the proposed goal, it is necessary to seek the historical origin of this movement, concepts and meanings, showing its specific characteristics, what it shares, and how the social origin of this group and its organization influence religious practice and women's daily life. Frequents. The expression "Pentecostalism" comes from the term "Pentecost." Pentecost was a Jewish feast mentioned in the Bible in the Old Testament. In the New Testament, Pentecost gains a new meaning by treating the descent of the Holy Spirit upon the Church, according to the biblical account of the Acts of the Apostles. There is no direct relationship between the Jewish feast of Pentecost and Pentecostalism. Souza (2004), shows that this new connotation for Pentecost, which occurred at the beginning of Christianity, was something accidental for the following reasons: First, because Pentecostal doctrine is directly related to the descent of the Holy Spirit and not necessarily to the feast of Pentecost. Second, because the manifestation of the gifts of speaking in tongues and prophecy, which are the signs of the unprecedented manifestation of the descent of the Espírito Santo, does not allude to this Jewish feast, but depicts the occurrence of a phenomenon that happened coincidentally on the feast day. This study seeks, as a matter of priority, to know the way the assembly women present within the current Pentecostal Movement, taking as reference the Assembly of God in Goiânia, since it is considered the largest Pentecostal Church, according to documentary data presented in the chapter, I of this work. This theme was chosen because of the Church Assembly of God in being a significant phenomenon in the socio-cultural development of the country, which has still been little researched within academies in master's and doctoral programs.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoPassos, Paulo Rogerio Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9335233678140600Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Oliveira, Hamilton Afonso dehttp://lattes.cnpq.br/1906395147663952Marques, Maria Adriana2017-09-04T11:50:04Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMarques, Maria Adriana. A ESTÉTICA DA MULHER NA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS: ENTRE AS PRESCRIÇÕES ESTATUTÁRIAS E AS PRÁTICAS COTIDIANAS. 2017. 175 f. 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