Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Elizete Silva Resende
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1257
Resumo: O trabalho teve o interesse em discutir a organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física frente à reestruturação do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Goiânia em ciclos de formação do desenvolvimento humano. A concepção dos ciclos defende a idéia de agrupar os educandos por faixa etária ou pelas fases do desenvolvimento humano, compreendidas em períodos temporais de três em três anos, completando o processo escolar em nove anos. Essa proposta modifica o processo avaliativo mediante a extinção da reprovação, a fim de garantir a permanência do aluno na escola. Os estudos referentes aos ciclos de formação foram realizados mediante a leitura de documentos editados pela própria Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia, de artigos e livros que discutem a proposta e outros que discutem a prática pedagógica no âmbito da Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foram entrevistados professores de Educação Física do ciclo II e, no segundo, foram feitas observações, em sala de aula, de um professor. Partiu-se do conceito de organização do trabalho pedagógico elaborado por Luiz Carlos de Freitas (2002), que o concebe em dois níveis articulados entre si: o nível do projeto políticopedagógico, com os objetivos educacionais escolares, e o projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, a partir das categorias avaliação/objetivos e conteúdo/método. Buscou-se, assim, caracterizar os professores de Educação Física e apreender como eles situam sua disciplina no âmbito da escola organizada em ciclos de formação e, ainda, como se verifica sua prática pedagógica. Foram observadas diferenças na organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física. Mas, de modo geral, não se verifica uma significativa alteração na prática do professor, havendo uma tendência ao distanciamento da prática pedagógica docente em relação aos princípios da proposta de ciclos de formação.
id PUC_GO_8ee1f2e046258934db2398b6ac42b42c
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1257
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação físicaCiclos de formaçãoCiclos de formação e Educação FísicaOrganização do trabalho pedagógicoProfessor de educação físicaCycles of formationCycles of formation and Physical EducationOrganization of the pedagogical workTeacher of physical educationCiências HumanasO trabalho teve o interesse em discutir a organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física frente à reestruturação do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Goiânia em ciclos de formação do desenvolvimento humano. A concepção dos ciclos defende a idéia de agrupar os educandos por faixa etária ou pelas fases do desenvolvimento humano, compreendidas em períodos temporais de três em três anos, completando o processo escolar em nove anos. Essa proposta modifica o processo avaliativo mediante a extinção da reprovação, a fim de garantir a permanência do aluno na escola. Os estudos referentes aos ciclos de formação foram realizados mediante a leitura de documentos editados pela própria Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia, de artigos e livros que discutem a proposta e outros que discutem a prática pedagógica no âmbito da Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foram entrevistados professores de Educação Física do ciclo II e, no segundo, foram feitas observações, em sala de aula, de um professor. Partiu-se do conceito de organização do trabalho pedagógico elaborado por Luiz Carlos de Freitas (2002), que o concebe em dois níveis articulados entre si: o nível do projeto políticopedagógico, com os objetivos educacionais escolares, e o projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, a partir das categorias avaliação/objetivos e conteúdo/método. Buscou-se, assim, caracterizar os professores de Educação Física e apreender como eles situam sua disciplina no âmbito da escola organizada em ciclos de formação e, ainda, como se verifica sua prática pedagógica. Foram observadas diferenças na organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física. Mas, de modo geral, não se verifica uma significativa alteração na prática do professor, havendo uma tendência ao distanciamento da prática pedagógica docente em relação aos princípios da proposta de ciclos de formação.The work aimed in discussing the organization of the pedagogical work of the Physical Education teacher facing the new structure of the fundamental education in the Municipal Network of Education of Goiânia in cycles of formation of the human development. The conceiving of the cycles supports the idea of gathering the students by age or phases of human development, between time gaps of three years, finishing the school in nine years. This proposal changes the process of evaluation by extinguishing the reprove, to assure that the student will stay on the school. The studies about the cycles of formation were made by the reading of the documents published by the Municipal Secretariat of Education of Goiânia, from articles and books that discuss the proposal and others that discuss the pedagogical practical in the Physical Education. It was made a field research, divided in two moments: in the first, teachers of Physical Education of the second cycle were interviewed and, in the second, observations were made, in the classroom of one teacher. The concept of organization of the pedagogical work used was the one elaborated by Luis Carlos de Freitas (2002), that conceive it in two levels articulated by each other: the level of the project political-pedagogical, with the school educational objectives, and the pedagogical project developed in classrooms, from the categories of evaluation/objectives and content/method. Thus, it was searched to characterize the Physical Education teachers and learn how they place their subject in the school organized in cycles of formation and how it is their pedagogical practice. It was observed differences in the organization of the pedagogical work of the teacher of Physical Education. But, in most cases, it was not verified a significant alteration in the practice of the teacher, existing a tendency to depart the pedagogical practice of the teacher between the proposal of the cycles of formation.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBRUCGPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoMiranda, Marilia Gouvea dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723127D8Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Medeiros, Mara Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787986H9Correia, Elizete Silva Resende2016-07-27T13:54:33Z2005-11-292004-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORREIA, Elizete Silva Resende. Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T19:13:13Zoai:ambar:tede/1257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T19:13:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
title Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
spellingShingle Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
Correia, Elizete Silva Resende
Ciclos de formação
Ciclos de formação e Educação Física
Organização do trabalho pedagógico
Professor de educação física
Cycles of formation
Cycles of formation and Physical Education
Organization of the pedagogical work
Teacher of physical education
Ciências Humanas
title_short Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
title_full Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
title_fullStr Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
title_full_unstemmed Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
title_sort Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física
author Correia, Elizete Silva Resende
author_facet Correia, Elizete Silva Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Marilia Gouvea de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723127D8
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Medeiros, Mara Barbosa de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787986H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Elizete Silva Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclos de formação
Ciclos de formação e Educação Física
Organização do trabalho pedagógico
Professor de educação física
Cycles of formation
Cycles of formation and Physical Education
Organization of the pedagogical work
Teacher of physical education
Ciências Humanas
topic Ciclos de formação
Ciclos de formação e Educação Física
Organização do trabalho pedagógico
Professor de educação física
Cycles of formation
Cycles of formation and Physical Education
Organization of the pedagogical work
Teacher of physical education
Ciências Humanas
description O trabalho teve o interesse em discutir a organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física frente à reestruturação do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Goiânia em ciclos de formação do desenvolvimento humano. A concepção dos ciclos defende a idéia de agrupar os educandos por faixa etária ou pelas fases do desenvolvimento humano, compreendidas em períodos temporais de três em três anos, completando o processo escolar em nove anos. Essa proposta modifica o processo avaliativo mediante a extinção da reprovação, a fim de garantir a permanência do aluno na escola. Os estudos referentes aos ciclos de formação foram realizados mediante a leitura de documentos editados pela própria Secretaria Municipal de Ensino de Goiânia, de artigos e livros que discutem a proposta e outros que discutem a prática pedagógica no âmbito da Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, dividida em dois momentos: no primeiro, foram entrevistados professores de Educação Física do ciclo II e, no segundo, foram feitas observações, em sala de aula, de um professor. Partiu-se do conceito de organização do trabalho pedagógico elaborado por Luiz Carlos de Freitas (2002), que o concebe em dois níveis articulados entre si: o nível do projeto políticopedagógico, com os objetivos educacionais escolares, e o projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula, a partir das categorias avaliação/objetivos e conteúdo/método. Buscou-se, assim, caracterizar os professores de Educação Física e apreender como eles situam sua disciplina no âmbito da escola organizada em ciclos de formação e, ainda, como se verifica sua prática pedagógica. Foram observadas diferenças na organização do trabalho pedagógico do professor de Educação Física. Mas, de modo geral, não se verifica uma significativa alteração na prática do professor, havendo uma tendência ao distanciamento da prática pedagógica docente em relação aos princípios da proposta de ciclos de formação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-15
2005-11-29
2016-07-27T13:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Elizete Silva Resende. Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1257
identifier_str_mv CORREIA, Elizete Silva Resende. Ciclos de formação e organização do trabalho pedagógico na educação física. 2004. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791383282941952