A DESGRAMATICALIZAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA(GEM).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maíry Aparecida Pereira Soares
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1122
Resumo: Esta pesquisa cujo objeto é a Desgramaticalização do ensino da Língua(gem) propõe um ensino que possibilite ao aluno perceber a linguagem em sua essência, uma vez que ela está intrínseca a ele, por isso a delimitação do tema, pois questiona-se por que ainda se ensina a gramática tradicional, tal qual na idade clássica; se hoje no mundo moderno a ciência é puro produto do espírito moderno, e não tem raízes nem na prefiguração humana. Dessa forma, para o seu desenvolvimento com proficiência foi utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico os estudos dos gregos Platão, Apolônio e Dionísio sobre a gramática, além de obras de estudiosos como Foucault, Deleuze, Arnauld e Lancelot, Detienne, Elias, Bachelard dentre outros. Por conseguinte, na primeira parte tem-se a descrição das origens da gramática no mundo helenístico, no início como uma forma de analisar os princípios da linguagem, em seguida como uma nomenclatura gramatical que vai se enriquecendo e constituindo a gramática tradicional composta de fonologia, morfologia e sintaxe, a qual é o legado grego que subsidia os estudos da linguagem na idade clássica, sobretudo dos gramáticos de Port-Royal, com a Gramática Geral ou Razoada. Na Segunda parte, a desgramaticalização do ensino da língua(gem) cuja proposta é ensinar a língua a partir dos perfis dos alunos e não da gramática normativa. Na terceira parte, apontamentos de como se dá a prática do ensino da língua e as leis que o regulam, percebendo-se que ele ainda segue a vertente grega, ou seja a Gramática Tradicional. Por fim, as considerações finais que são reflexões iniciais de como o ensino da língua de forma desgramaticalizado pode ser a descoberta das faces secretas contidas na língua(gem).
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Por conseguinte, na primeira parte tem-se a descrição das origens da gramática no mundo helenístico, no início como uma forma de analisar os princípios da linguagem, em seguida como uma nomenclatura gramatical que vai se enriquecendo e constituindo a gramática tradicional composta de fonologia, morfologia e sintaxe, a qual é o legado grego que subsidia os estudos da linguagem na idade clássica, sobretudo dos gramáticos de Port-Royal, com a Gramática Geral ou Razoada. Na Segunda parte, a desgramaticalização do ensino da língua(gem) cuja proposta é ensinar a língua a partir dos perfis dos alunos e não da gramática normativa. Na terceira parte, apontamentos de como se dá a prática do ensino da língua e as leis que o regulam, percebendo-se que ele ainda segue a vertente grega, ou seja a Gramática Tradicional. Por fim, as considerações finais que são reflexões iniciais de como o ensino da língua de forma desgramaticalizado pode ser a descoberta das faces secretas contidas na língua(gem).This research which objet is the Desgramatização of the language suggests a teaching that possibility to the student to perceive the language in its essence, one time that it is intrinsic to the student. For this, the boundary of the theme, because discuss the traditional grammar s teach, such as in the classic age; if today in the modern world the science is a pure product of the modern spirit, and don t have roots neither in the human prefiguração. So, for its development with proficiency was utilised the biographical research, having as theorical reference the study of Greeks like Platao, Apolonio and Dionisio about grammar and other studious like Foucault, Deleuze, Arnauld and Lancelot, Detienne, Elias, Bachelard and other important studious. For this, in the first part has a description and origin of the grammar in the Hellenistic Word. In the beginning with one form of analyse of the language (origin), then as a nomenclature grammatical that going to grow rich and establishing the traditional grammar with phonology, morphology and syntax, which is the bequest Greek that subsists the study of language in the classic age, especially the grammarians of Port- Royal, with a Grammatical Geral ou Razoada. The second part is about the desgramaticalização of the language s teach, whose intension is to teach the language starting with the profile of the students and not of the Normative Grammar. In the third part, considerations of how to give the practice about the teach of the language and its rules that regulate, understand that it follow still the Greek slope, that is, the traditional grammar. For end, the last considerations are initial reflections of how the language s teach and the form desgramaticalizando can be discovery from the secret faces existent in the language.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Roure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Salomon, Marlon Jeisonhttp://lattes.cnpq.br/0631789010231492Ribeiro, Maíry Aparecida Pereira Soares2016-07-27T13:53:17Z2015-02-192004-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maíry Aparecida Pereira Soares. A DESGRAMATICALIZAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA(GEM).. 2004. 103 f. 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