Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geanne Cardoso da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), teve como objetivo apreender os sentidos e significados da atuação do Batalhão da Polícia Militar Escolar do Estado Goiás, nas unidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. O processo de investigação foi fundamentado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, que se estrutura pelo método materialista histórico-dialético. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos de sua constituição foram alicerçados pela pesquisa empírica, a coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e a sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos denominado de núcleo de significação, sendo o suporte para materialização deste presente estudo. Organizou-se da seguinte maneira: O primeiro capítulo apresenta o Estado da Arte sobre Batalhão de Polícia Militar Escolar em produções científicas das instituições do Ensino Superior no Brasil, em vista de desvelar as discussões sobre esta temática nos Programa de Pós-Graduação do país, no qual foram localizadas produções nos seguintes programas: Cidadania e Violência, Saúde Pública, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos, Educação, Engenharia de Produção, Psicologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Serviço Social. da Polícia Escolar Militar nos Estados brasileiro, em seguida trata da trajetória de criação do O segundo capítulo parte da discussão sobre a escola e a sua função social, como suporte para uma formação crítica e de apreensão da realidade, pautada no diálogo, cultivando práticas que levem à humanização, após, problematiza-se a questão do fenômeno da violência na escola, partindo da conceituação de suas diversas manifestações e consequências no ambiente escolar. O terceiro capítulo apresenta-se um resgate da constituição dos Batalhões Batalhão do estado de Goiás; logo após, problematiza a existência deste batalhões militares, projetos de leis que buscam normatizar ações da Polícia Militar nas escolas brasileira, como também o Programa Educacional de Resistência às Drogas, ação da Polícia Militar presente em todos os estados brasileiro. O quarto capítulo apresenta os sentidos e significados do Batalhão de Polícia Militar Escolar para os/as participantes da pesquisa, que foram estruturadas em quatro núcleos de significações: "Proteção, segurança e combate as violências"; "Tranquilidade e Tensão"; "Contribui e não Contribui"; "Para uns pacíficas, para outros/as causam incômodo, dor e sofrimento". Os resultados desta pesquisa revelaram que a polícia é aceita dentro do espaço escolar com o objetivo de proporcionar mais segurança, pois para os participantes da pesquisa a violência adentrou os muros da escola e dessa maneira interfere no processo de ensino e aprendizagem, assim como mencionaram que os atos de indisciplinadas praticados pelos alunos corrobora a aceitação da polícia dentro da escola, pois a presença dessa corporação intimida os alunos. Porém, não foi comprovado na pesquisa, que essa presença contribui para a função social da escola, pois não atuam de forma preventiva para prevenir a violência tanto, dentro quanto, nos arredores das escolas
id PUC_GO_911e203992666c2f6f00278c2961f5ce
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4606
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - GoiásThe senses and meanings of the School Military Police Battalion for school communities in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - GoiásBatalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-HistóricaMilitary School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical PsychologyCiências Humanas: EducaçãoA presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), teve como objetivo apreender os sentidos e significados da atuação do Batalhão da Polícia Militar Escolar do Estado Goiás, nas unidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. O processo de investigação foi fundamentado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, que se estrutura pelo método materialista histórico-dialético. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos de sua constituição foram alicerçados pela pesquisa empírica, a coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e a sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos denominado de núcleo de significação, sendo o suporte para materialização deste presente estudo. Organizou-se da seguinte maneira: O primeiro capítulo apresenta o Estado da Arte sobre Batalhão de Polícia Militar Escolar em produções científicas das instituições do Ensino Superior no Brasil, em vista de desvelar as discussões sobre esta temática nos Programa de Pós-Graduação do país, no qual foram localizadas produções nos seguintes programas: Cidadania e Violência, Saúde Pública, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos, Educação, Engenharia de Produção, Psicologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Serviço Social. da Polícia Escolar Militar nos Estados brasileiro, em seguida trata da trajetória de criação do O segundo capítulo parte da discussão sobre a escola e a sua função social, como suporte para uma formação crítica e de apreensão da realidade, pautada no diálogo, cultivando práticas que levem à humanização, após, problematiza-se a questão do fenômeno da violência na escola, partindo da conceituação de suas diversas manifestações e consequências no ambiente escolar. O terceiro capítulo apresenta-se um resgate da constituição dos Batalhões Batalhão do estado de Goiás; logo após, problematiza a existência deste batalhões militares, projetos de leis que buscam normatizar ações da Polícia Militar nas escolas brasileira, como também o Programa Educacional de Resistência às Drogas, ação da Polícia Militar presente em todos os estados brasileiro. O quarto capítulo apresenta os sentidos e significados do Batalhão de Polícia Militar Escolar para os/as participantes da pesquisa, que foram estruturadas em quatro núcleos de significações: "Proteção, segurança e combate as violências"; "Tranquilidade e Tensão"; "Contribui e não Contribui"; "Para uns pacíficas, para outros/as causam incômodo, dor e sofrimento". Os resultados desta pesquisa revelaram que a polícia é aceita dentro do espaço escolar com o objetivo de proporcionar mais segurança, pois para os participantes da pesquisa a violência adentrou os muros da escola e dessa maneira interfere no processo de ensino e aprendizagem, assim como mencionaram que os atos de indisciplinadas praticados pelos alunos corrobora a aceitação da polícia dentro da escola, pois a presença dessa corporação intimida os alunos. Porém, não foi comprovado na pesquisa, que essa presença contribui para a função social da escola, pois não atuam de forma preventiva para prevenir a violência tanto, dentro quanto, nos arredores das escolasThis research, linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), aims to apprehend the senses and meanings of the performance of the Military Police Battalion School of the State of Goiás, in the school units in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiás. The investigation process was based on the theoretical assumptions of Vigotski's Socio-Historical Psychology, which is structured by the dialectical materialist method. Of a qualitative character, the methodological procedures of its constitution were based on empirical research, the collection took place through semistructured interviews and the systematization and analysis were based on the methodological procedures called the meaning core, being the support for the materialization of this study. It was organized as follows: The first chapter presents the State of the Art on School Military Police Battalion in scientific productions of Higher Education institutions in Brazil, in order to unveil the discussions on this theme in the country's Graduate Programs, in which productions were found in the following programs: Citizenship and Violence, Public Health, Social Sciences, Legal Sciences, Human Rights, Education, Production Engineering, Psychology, Public Policies, Public Security and Social Work. The second chapter starts from the discussion about the school and its social function, as a support for a critical formation and apprehension of reality, based on dialogue, cultivating practices that lead to humanization, afterwards, the issue of the phenomenon of violence in school, based on the conceptualization of its various manifestations and consequences in the school environment. The third chapter presents a rescue of the constitution of Battalions of the Military School Police in the Brazilian States, then deals with the trajectory of creation of the Battalion of the state of Goiás; soon after, it problematizes the existence of this military battalions, draft laws that seek to standardize actions by the Military Police in Brazilian schools, as well as the Drug Resistance Educational Program, an action by the Military Police present in all Brazilian states. The fourth chapter presents the senses and meanings of the Military School Police Battalion for the research participants, which were structured in four groups of meanings: "Protection, security and combating violence"; "Tranquility and tension"; "Contributes and does not Contribute"; "For some peaceful people, for others they cause discomfort, pain and suffering". The results of this research revealed that the police are accepted within the school space with the aim of providing more security, because for the research participants, violence has entered the school walls and thus interferes in the teaching and learning process, as well as mentioning that the undisciplined acts practiced by the students corroborate the acceptance of the police inside the school, because the presence of this corporation intimidates the students. However, it was not proven in the research, that this presence contributes to the social function of the school, as they do not act in a preventive way to prevent violence, both inside and around schoolsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Rodrigues, Anderson de BritoCavalcante, Cláudia ValenteSilva, Geanne Cardoso da2021-03-29T18:07:31Z2020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Geanne Cardoso da. Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. 2020. 191 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-03-30T04:00:30Zoai:ambar:tede/4606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-03-30T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
The senses and meanings of the School Military Police Battalion for school communities in the Jardim Novo Mundo neighborhood of the city of Goiânia - Goiás
title Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
spellingShingle Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
Silva, Geanne Cardoso da
Batalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-Histórica
Military School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical Psychology
Ciências Humanas: Educação
title_short Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
title_full Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
title_fullStr Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
title_full_unstemmed Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
title_sort Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás
author Silva, Geanne Cardoso da
author_facet Silva, Geanne Cardoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
http://lattes.cnpq.br/2861290567624956
Rodrigues, Anderson de Brito
Cavalcante, Cláudia Valente
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Geanne Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Batalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-Histórica
Military School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical Psychology
Ciências Humanas: Educação
topic Batalhão Escolar Militar; Batalhão Escolar Militar de Goiás; Violência na Escola; Psicologia Sócio-Histórica
Military School Battalion; Military School Battalion of Goiás; School Violence; Socio-Historical Psychology
Ciências Humanas: Educação
description A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), teve como objetivo apreender os sentidos e significados da atuação do Batalhão da Polícia Militar Escolar do Estado Goiás, nas unidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. O processo de investigação foi fundamentado pelos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, que se estrutura pelo método materialista histórico-dialético. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos de sua constituição foram alicerçados pela pesquisa empírica, a coleta ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e a sistematização e análise alicerçaram-se nos procedimentos metodológicos denominado de núcleo de significação, sendo o suporte para materialização deste presente estudo. Organizou-se da seguinte maneira: O primeiro capítulo apresenta o Estado da Arte sobre Batalhão de Polícia Militar Escolar em produções científicas das instituições do Ensino Superior no Brasil, em vista de desvelar as discussões sobre esta temática nos Programa de Pós-Graduação do país, no qual foram localizadas produções nos seguintes programas: Cidadania e Violência, Saúde Pública, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos, Educação, Engenharia de Produção, Psicologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Serviço Social. da Polícia Escolar Militar nos Estados brasileiro, em seguida trata da trajetória de criação do O segundo capítulo parte da discussão sobre a escola e a sua função social, como suporte para uma formação crítica e de apreensão da realidade, pautada no diálogo, cultivando práticas que levem à humanização, após, problematiza-se a questão do fenômeno da violência na escola, partindo da conceituação de suas diversas manifestações e consequências no ambiente escolar. O terceiro capítulo apresenta-se um resgate da constituição dos Batalhões Batalhão do estado de Goiás; logo após, problematiza a existência deste batalhões militares, projetos de leis que buscam normatizar ações da Polícia Militar nas escolas brasileira, como também o Programa Educacional de Resistência às Drogas, ação da Polícia Militar presente em todos os estados brasileiro. O quarto capítulo apresenta os sentidos e significados do Batalhão de Polícia Militar Escolar para os/as participantes da pesquisa, que foram estruturadas em quatro núcleos de significações: "Proteção, segurança e combate as violências"; "Tranquilidade e Tensão"; "Contribui e não Contribui"; "Para uns pacíficas, para outros/as causam incômodo, dor e sofrimento". Os resultados desta pesquisa revelaram que a polícia é aceita dentro do espaço escolar com o objetivo de proporcionar mais segurança, pois para os participantes da pesquisa a violência adentrou os muros da escola e dessa maneira interfere no processo de ensino e aprendizagem, assim como mencionaram que os atos de indisciplinadas praticados pelos alunos corrobora a aceitação da polícia dentro da escola, pois a presença dessa corporação intimida os alunos. Porém, não foi comprovado na pesquisa, que essa presença contribui para a função social da escola, pois não atuam de forma preventiva para prevenir a violência tanto, dentro quanto, nos arredores das escolas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
2021-03-29T18:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Geanne Cardoso da. Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. 2020. 191 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606
identifier_str_mv Silva, Geanne Cardoso da. Os sentidos e significados do Batalhão da Polícia Militar Escolar para comunidades escolares do bairro Jardim Novo Mundo da cidade de Goiânia - Goiás. 2020. 191 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202272505167872