Um estudo de caso sobre a formação do professor de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Rakel Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4447
Resumo: Nesta investigação, de cunho qualitativo, procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: “Qual é o papel das tecnologias na formação do professor de educação física? Tal problema se insere numa discussão mais ampla, relacionada aos avanços científicos significativos que as tecnologias permitem em todas as áreas. Embora isso seja um fato, na literatura acadêmica, encontra-se um estado desolador com relação à articulação entre tecnologias e educação. Neste caso, para não generalizar, prefere-se investigar o problema e, para tanto, escolheu-se uma escola tradicional de formação de professores do estado de Goiás como campo de pesquisa. O presente estudo se apoiou na teoria histórico-cultural, principalmente em Vygotsky e Davidov. Com relação aos autores da tecnologia educacional, tomaram-se como base os estudos de Sancho, Peixoto, Castells e Cysneiros. Elegeram-se como categorias de análise o conhecimento empírico, o conhecimento científico e a mediação, três conceitos relacionados aos autores da teoria histórico-cultural. Para coleta de dados, adotou-se, inicialmente, a pesquisa bibliográfica junto ao Projeto Político Pedagógico do Curso, procurando analisá-lo para compreender qual é a concepção sobre a integração entre tecnologia e educação física que orienta os professores desse curso. Uma segunda estratégia utilizada para se obter uma noção mais profunda sobre a questão foi a utilização de questionários junto ao corpo docente do curso. Assim, foi elaborado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, com a intenção de compreender qual a concepção que o professor tem em relação ao problema e, ainda, com a intenção de confrontar dados do PPC do curso com os dados obtidos por meio do questionário. Na análise dos dados, como resultado, com relação às condições de oferta do curso com as tecnologias, no PPC do curso, encontrou-se a palavra tecnologia seis vezes, sem nenhuma concepção teórica a esse respeito, apenas o uso esporádico da palavra, indicando pouca importância dada à questão da tecnologia e educação física. Com relação à análise do questionário, notou-se que a Instituição em questão passa por severa crise de condições de ofertas, não possuindo laboratório de informática e, caso o professor precise utilizar de alguma tecnologia, esta deve ser de sua responsabilidade. Sobre as concepções dos professores com relação à questão da pesquisa, pode-se perceber que há um sincretismo, havendo professores que usam de forma básica, ou seja, ocorre o uso esporádico de data show e computador; há aqueles que têm um discurso mais teórico sobre esse aspecto, mas que não esclarecem qual o uso que fazem das tecnologias, e há aqueles que relatam o seu uso fora do ambiente escolar como fonte de pesquisa. Assim, enquanto o PPC do curso afirma se orientar pelo materialismo histórico dialético, notou-se uma fragilidade sem precedentes entre a realidade, as concepções dos professores e o documento que orienta suas ações, de modo que a práxis fica comprometida, deteriorando a formação do futuro professor de educação física. Nesse sentido, verificou-se a necessidade de realização de novas pesquisas com a finalidade de contribuir com um dos cursos mais importantes de formação de professores de educação física do estado de Goiás.
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spelling Um estudo de caso sobre a formação do professor de educação físicaA case study on the training of physical education teachersEducação física. Formação de professores. Tecnologias. Educação.Physical education. Teacher education. Technologies. Education.Ciências Humanas: EducaçãoNesta investigação, de cunho qualitativo, procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: “Qual é o papel das tecnologias na formação do professor de educação física? Tal problema se insere numa discussão mais ampla, relacionada aos avanços científicos significativos que as tecnologias permitem em todas as áreas. Embora isso seja um fato, na literatura acadêmica, encontra-se um estado desolador com relação à articulação entre tecnologias e educação. Neste caso, para não generalizar, prefere-se investigar o problema e, para tanto, escolheu-se uma escola tradicional de formação de professores do estado de Goiás como campo de pesquisa. O presente estudo se apoiou na teoria histórico-cultural, principalmente em Vygotsky e Davidov. Com relação aos autores da tecnologia educacional, tomaram-se como base os estudos de Sancho, Peixoto, Castells e Cysneiros. Elegeram-se como categorias de análise o conhecimento empírico, o conhecimento científico e a mediação, três conceitos relacionados aos autores da teoria histórico-cultural. Para coleta de dados, adotou-se, inicialmente, a pesquisa bibliográfica junto ao Projeto Político Pedagógico do Curso, procurando analisá-lo para compreender qual é a concepção sobre a integração entre tecnologia e educação física que orienta os professores desse curso. Uma segunda estratégia utilizada para se obter uma noção mais profunda sobre a questão foi a utilização de questionários junto ao corpo docente do curso. Assim, foi elaborado um questionário, com perguntas abertas e fechadas, com a intenção de compreender qual a concepção que o professor tem em relação ao problema e, ainda, com a intenção de confrontar dados do PPC do curso com os dados obtidos por meio do questionário. Na análise dos dados, como resultado, com relação às condições de oferta do curso com as tecnologias, no PPC do curso, encontrou-se a palavra tecnologia seis vezes, sem nenhuma concepção teórica a esse respeito, apenas o uso esporádico da palavra, indicando pouca importância dada à questão da tecnologia e educação física. Com relação à análise do questionário, notou-se que a Instituição em questão passa por severa crise de condições de ofertas, não possuindo laboratório de informática e, caso o professor precise utilizar de alguma tecnologia, esta deve ser de sua responsabilidade. Sobre as concepções dos professores com relação à questão da pesquisa, pode-se perceber que há um sincretismo, havendo professores que usam de forma básica, ou seja, ocorre o uso esporádico de data show e computador; há aqueles que têm um discurso mais teórico sobre esse aspecto, mas que não esclarecem qual o uso que fazem das tecnologias, e há aqueles que relatam o seu uso fora do ambiente escolar como fonte de pesquisa. Assim, enquanto o PPC do curso afirma se orientar pelo materialismo histórico dialético, notou-se uma fragilidade sem precedentes entre a realidade, as concepções dos professores e o documento que orienta suas ações, de modo que a práxis fica comprometida, deteriorando a formação do futuro professor de educação física. Nesse sentido, verificou-se a necessidade de realização de novas pesquisas com a finalidade de contribuir com um dos cursos mais importantes de formação de professores de educação física do estado de Goiás.In this qualitative research, we seek to answer the following research problem: “What is the role of technologies in the formation of physical education teachers? This problem is part of a broader discussion, since we are in a world where technologies are increasingly transforming important sectors, enabling science to make significant strides in all areas. Although this is a fact, in the academic literature, we find a bleak state regarding the articulation between technologies and education. In this case, in order not to generalize rapidly, we prefer to investigate the problem and, therefore, we chose a traditional teacher training school in the state of Goiás as a research field. We seek to rely on historical-cultural theory, especially Vygotsky and Davidov. With regard to the authors of educational technology we are based on Sancho, Peixoto, Castells and Cysneiros. We chose as categories of analysis empirical knowledge, scientific knowledge and mediation, three concepts related to the authors of historical cultural theory. For data collection we initially adopted the bibliographic research with the Pedagogical Political Project of the Course, trying to analyze it to understand what the conception about the integration between technology and physical education guides the teachers of this course. A second strategy used to gain a deeper understanding of the issue was the use of questionnaires with the course faculty. Thus, a questionnaire was elaborated, as open and closed questions, with the intention of understanding what is the teacher's conception regarding the problem and also with the intention of confronting the PPC data of the course, with the data obtained from the questionnaire. In the analysis of the data, as a result, regarding the conditions of the course offerings with the technologies, in the course PPC, we find the word technology six times, without any theoretical conception about it, only sporadic use of the word, indicating little importance. with the issue of technology and physical education. Regarding the analysis of the questionnaire, we can note that the institution in question goes through a severe crisis of conditions of offers, not having a computer lab, and if the teacher needs to use some technology should be his responsibility. Regarding the teachers' conceptions regarding the research question, we can see that there is a syncretism there is a syncretism, having teachers who use it in a basic way, we understand it as sporadic use of data show and computer; There are those who have a more theoretical discourse about it, but it does not clarify their use of technologies and there are those who report their use outside the school environment as a source of research. Thus, while the course's PPC claims to be guided by dialectical historical materialism, we note an unprecedented fragility between reality and teachers' conceptions and the document that guides their actions, so that praxis is compromised, deteriorating the formation of the future teacher. of physical education. We guide new research in order to contribute to one of the most important training courses for physical education teachers in the state of Goiás.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoVaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Pimenta, Adelino Candidohttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787Lemos, Glen Cézarhttp://lattes.cnpq.br/9497163545267149Novais, Rakel Gomes de2020-01-31T14:11:11Z2019-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNovais, Rakel Gomes de. Um estudo de caso sobre a formação do professor de educação física. 2019. 91 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-02-01T04:00:21Zoai:ambar:tede/4447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-02-01T04:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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