O DIREITO À EDUCAÇÃO E A MEDIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO IFG: UMA SIMBIOSE NECESSÁRIA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3483 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de análise a efetivação das ações referentes à intenção de garantir igualdade de condições de permanência dos estudantes que ingressam no Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da política de assistência social, no contexto histórico do capitalismo periférico e os limites impostos pelas condições de vida dos estudantes no exercício do direito à educação. O objetivo geral foi investigar a objetivação do direito à educação aos estudantes atendidos pela política de assistência social do IFG e verificar em que medida essa política tem sido capaz de fortalecer os objetivos de formação, permanência e êxito acadêmico dos seus usuários. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, pesquisa documental e empírica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado entrevistas semiestruturadas com os estudantes usuários do auxílio estudantil do IFG. Desta forma, esta dissertação apresentou o percurso das políticas públicas de educação, enfatizando a educação tecnológica e a trajetória do IFG, bem como a conceituação da assistência social compreendendo-a como mediadora para a efetivação das políticas destinadas aos estudantes. O estudo possibilitou compreensão da real relação entre educação, trabalho e as políticas sociais, dentre elas a de educação e a de assistência social, na sociedade capitalista. Possibilitou compreender que a assistência social é necessária como direito para viabilizar a permanência dos estudantes de baixa renda na escola, mas, para isso, deve ir além de auxílios materiais ou financeiros que não alcançam a todos que necessitam e não conseguem suprir nem mesmo as necessidades básicas dos estudantes. |
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O DIREITO À EDUCAÇÃO E A MEDIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO IFG: UMA SIMBIOSE NECESSÁRIA.educação, políticas sociais, assistência estudantileducation, welfare policies, student assistance.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEsta dissertação tem como objeto de análise a efetivação das ações referentes à intenção de garantir igualdade de condições de permanência dos estudantes que ingressam no Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da política de assistência social, no contexto histórico do capitalismo periférico e os limites impostos pelas condições de vida dos estudantes no exercício do direito à educação. O objetivo geral foi investigar a objetivação do direito à educação aos estudantes atendidos pela política de assistência social do IFG e verificar em que medida essa política tem sido capaz de fortalecer os objetivos de formação, permanência e êxito acadêmico dos seus usuários. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, pesquisa documental e empírica. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado entrevistas semiestruturadas com os estudantes usuários do auxílio estudantil do IFG. Desta forma, esta dissertação apresentou o percurso das políticas públicas de educação, enfatizando a educação tecnológica e a trajetória do IFG, bem como a conceituação da assistência social compreendendo-a como mediadora para a efetivação das políticas destinadas aos estudantes. O estudo possibilitou compreensão da real relação entre educação, trabalho e as políticas sociais, dentre elas a de educação e a de assistência social, na sociedade capitalista. Possibilitou compreender que a assistência social é necessária como direito para viabilizar a permanência dos estudantes de baixa renda na escola, mas, para isso, deve ir além de auxílios materiais ou financeiros que não alcançam a todos que necessitam e não conseguem suprir nem mesmo as necessidades básicas dos estudantes.The theme of this thesis is the implementation of actions whose purpose is to ensure equal conditions for students who enter the Instituto Federal de Goiás (Brazilian Federal Educational Institute of Goiás) to continue their courses, by means of social welfare policies, in the historical setting of peripheral capitalism and the limits imposed by students’ living conditions in exercising their rights to education. Its overall aim has been to investigate the concretization of the right to education for students benefited from the IFG’s social welfare policy as well as to verify to what extent such policy has been able to strengthen its recipients’ objectives of academic training, continuance and achievement. To this end, literature, documental and empirical researches have been carried out. Semi-structured interviews have been used with students who have benefited from IFG’s assistance program, as tools of data collection. Thus, this study displays a range of public policies of education, highlighting technological education and IFG’s history, as well as the conceptualization of social assistance, regarding it as a support for effecting policies for students. It has enabled us to understand the real connection between education, work and social welfare policies, among which we find those of education and social assistance, in a capitalist society. This work has allowed us to understand that social assistance is necessary as a right that makes the stay of low-income students in school possible, but for that to happen, such aid must be more than material or financial support, for it doesn’t reach all of those who need it, neither is it able to provide for students’ basic needs.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialSilva, Maisa Miralva dahttp://lattes.cnpq.br/5100268908025158Pessoni, Ludmylla Ribeiro2016-09-12T17:29:37Z2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPessoni, Ludmylla Ribeiro. O DIREITO À EDUCAÇÃO E A MEDIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO IFG: UMA SIMBIOSE NECESSÁRIA.. 2016. [176 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-09-13T04:00:57Zoai:ambar:tede/3483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-09-13T04:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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