COPING E SAÚDE MENTAL DE GRÁVIDAS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROJETO MENINAS DE LUZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Juliana de Moura
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1986
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa com adolescentes grávidas cujos objetivos foram avaliar a vivência da gravidez na adolescência, conhecer as características sociodemográficas da amostra e verificar a ocorrência de correlações entre estresse, coping, ansiedade e depressão em função da gravidez. Os dados foram coletados no Projeto Meninas de Luz, um programa social dedicado a adolescentes grávidas em Goiânia GO, com uma amostra de conveniência (n = 43). O trabalho foi dividido em duas partes: Estudo 1 e Estudo 2. Para a consecução do Estudo 1, um guia de entrevista foi construído a partir dos estudos teóricos sobre o assunto e aplicado a 11 das participantes, a fim de avaliar a apreciação das adolescentes sobre o estado de gravidez. No Estudo 2, com o total de participantes, inicialmente foi utilizado o Coping Response Inventory Youth Form (CRI Y) para conhecer as estratégias de coping utilizadas pela amostra para o enfrentamento do problema. Posteriormente, utilizou-se o Beck Anxiety Inventory (BAI) e o Beck Depression Inventory (BDI) para avaliar os níveis de ansiedade e depressão das participantes, respectivamente. Foram conduzidos o teste ANOVA para a análise das médias de coping, níveis de ansiedade e depressão por idade e a técnica de Spearman para a avaliação das correlações entre as variáveis, utilizando o pacote estatístico Windows SPSS versão 11.0. Concluiu-se que: as participantes assumiram a gravidez, embora continuassem a apresentar as características da fase da adolescência; não houve padrão de uso de estratégias de coping; não foram encontradas diferenças no uso de estratégias de coping entre as idades; e as participantes não apresentaram níveis psicopatológicos de ansiedade e depressão. Esses resultados podem ter sido encontrados em função do reduzido número de participantes da amostra.
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Para a consecução do Estudo 1, um guia de entrevista foi construído a partir dos estudos teóricos sobre o assunto e aplicado a 11 das participantes, a fim de avaliar a apreciação das adolescentes sobre o estado de gravidez. No Estudo 2, com o total de participantes, inicialmente foi utilizado o Coping Response Inventory Youth Form (CRI Y) para conhecer as estratégias de coping utilizadas pela amostra para o enfrentamento do problema. Posteriormente, utilizou-se o Beck Anxiety Inventory (BAI) e o Beck Depression Inventory (BDI) para avaliar os níveis de ansiedade e depressão das participantes, respectivamente. Foram conduzidos o teste ANOVA para a análise das médias de coping, níveis de ansiedade e depressão por idade e a técnica de Spearman para a avaliação das correlações entre as variáveis, utilizando o pacote estatístico Windows SPSS versão 11.0. Concluiu-se que: as participantes assumiram a gravidez, embora continuassem a apresentar as características da fase da adolescência; não houve padrão de uso de estratégias de coping; não foram encontradas diferenças no uso de estratégias de coping entre as idades; e as participantes não apresentaram níveis psicopatológicos de ansiedade e depressão. Esses resultados podem ter sido encontrados em função do reduzido número de participantes da amostra.This dissertation presents a research with pregnant adolescents aiming to evaluate the event pregnancy in adolescence, know the sample demographics, and verify the occurrence of correlations among stress, coping, anxiety, and depression due to pregnancy. Data were collected in Projeto Meninas de Luz, a social program dedicated to pregnant adolescents in Goiânia GO, a city in the Midwestern Region of Brazil, using a convenience sample (n = 43). This research was divided into two parts: Study 1 and Study 2. In order to carry out Study 1, an interview guide was built based on theoretical studies about the subject and applied to 11 of the participants to evaluate how they faced the event pregnancy. In Study 2, with all the participants, first, the Coping Response Inventory Youth Form (CRI-Y) was used in order to know the coping strategies the sample used to face the problem. After that, the Beck Anxiety Inventory (BAI) and the Beck Depression Inventory (BDI) were applied aiming to evaluate the participants levels of anxiety and depression, respectively. ANOVA test was performed to analyze the means of coping, levels of anxiety and depression according to the age, and Spearman technique was applied to evaluate the correlations among the variables using Windows SPSS version 11.0. It was concluded that: the participants accepted pregnancy, although they continued to present the typical characteristics of adolescence; there was no pattern in the use of coping strategies; no differences in the use of coping strategies among ages were found; and the participants did not present psychopathological levels of anxiety and depression. These results might have been found due to the reduced number of participants.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaZanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Mendonça, Helenideshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707337D2Coêlho, Angela Elizabeth Lapahttp://lattes.cnpq.br/7878926780243876Borges, Juliana de Moura2016-07-27T14:21:35Z2008-07-182007-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Juliana de Moura. COPING AND MENTAL HEALTH OF PREGNANT ADOLESCENTS PARTICIPATING IN PROJETO MENINAS DE LUZ, IN GOIÂNIA GO, BRAZIL. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1986porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T21:25:42Zoai:ambar:tede/1986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T21:25:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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