A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1123 |
Resumo: | Nesta dissertação de mestrado, apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a estruturação da Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto da Reforma Capanema e das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas. A instituição surgiu, em 1909, na cidade de Goiás, como Escola de Aprendizes Artífices, e passou por várias transformações, ao longo de sua história, até se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em 2008. Devido à mudança da capital do Estado de Goiás, em 1942, a Escola foi transferida para Goiânia. Estudar este momento da história do IFG é fundamental para compreender os rumos que a instituição tomou ao longo de sua trajetória. A efervescência deste momento político nos instiga a indagar: quais as principais mudanças e permanências na organização e na estrutura da instituição ocorridas durante o processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices da cidade de Goiás para Goiânia? A abordagem epistemológica é o materialismo dialético, que se baseia na análise das estruturas econômicas presentes e da dinâmica das sociedades humanas com o objetivo de orientar a práxis social. Os procedimentos de coleta de informações são: análise de documentos primários e secundários, além de entrevistas com alunos que vivenciaram os primeiros momentos da instituição, em Goiânia, e construíram coletivamente sua história. Foram levantados documentos referentes à fase inicial da ETG nos arquivos da Fundação Cultural Frei Simão Dorvi e do Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás. Na secretaria do IFG, consultaram-se registros escolares para selecionar os sujeitos da entrevista e apreender o currículo e a organização do ensino da época. Foram realizadas entrevistas com quatro egressos que pertenceram às três primeiras turmas da ETG. Os documentos encontrados e as entrevistas realizadas demonstram a relevância da instituição no momento de mudança da capital do estado. A transferência da Escola realizou-se em um momento histórico de expectativas de progresso econômico, social e cultural do país e do estado. Diante disso, a instituição assumiu a missão de contribuir para esse processo, formando trabalhadores que ajudariam a edificar um futuro glorioso para Goiás e para o país. Com este espírito, sua organização e sua estrutura não poderiam se manter idênticas àquelas assumidas pela Escola de Aprendizes Artífices, na antiga capital. Foram muitas as mudanças apreendidas nesta investigação, que não se restringem à localização e à modernidade de suas instalações físicas, maquinários e equipamentos. A clientela alterou-se. Não bastava mais ser pobre e ter a idade requerida, era preciso ter concluído o ensino primário e ser selecionado por meio de um exame de admissão, o que demonstra o caráter mais seletivo da ETG. Por funcionar em tempo integral, ela não possibilitava a permanência de estudantes que precisassem trabalhar para se manter. Outra novidade foi a presença de mulheres, a partir da turma de 1944. O nível de ensino deixou de ser o primário e passou a ser o ensino médio. Por isso, além do caráter de terminalidade, por qualificar para uma determinada profissão, a conclusão dos estudos na Escola permitia, também, o acesso ao nível superior. Foram criados novos cursos, voltados para a área industrial, apesar de ter sido mantida, no ensino básico, a formação para ofícios mais artesanais. Foi aberta a possibilidade do internato, para os alunos provenientes de outras cidades. Isso demonstra que a nova escola passou a atrair pessoas de outras regiões. A gestão era autoritária, centralizada e rigidamente hierarquizada. A rotina e a disciplina eram organizadas de forma a modelar o caráter do trabalhador dedicado e competente, para inserir o Brasil no caminho do progresso. |
id |
PUC_GO_99649c7ab9d5edc1ac71080e99e811f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1123 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.Políticas EducacionaisHistória da EducaçãoEnsino ProfissionalEducacional PoliciesHistory of EducationTechnical EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta dissertação de mestrado, apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a estruturação da Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto da Reforma Capanema e das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas. A instituição surgiu, em 1909, na cidade de Goiás, como Escola de Aprendizes Artífices, e passou por várias transformações, ao longo de sua história, até se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em 2008. Devido à mudança da capital do Estado de Goiás, em 1942, a Escola foi transferida para Goiânia. Estudar este momento da história do IFG é fundamental para compreender os rumos que a instituição tomou ao longo de sua trajetória. A efervescência deste momento político nos instiga a indagar: quais as principais mudanças e permanências na organização e na estrutura da instituição ocorridas durante o processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices da cidade de Goiás para Goiânia? A abordagem epistemológica é o materialismo dialético, que se baseia na análise das estruturas econômicas presentes e da dinâmica das sociedades humanas com o objetivo de orientar a práxis social. Os procedimentos de coleta de informações são: análise de documentos primários e secundários, além de entrevistas com alunos que vivenciaram os primeiros momentos da instituição, em Goiânia, e construíram coletivamente sua história. Foram levantados documentos referentes à fase inicial da ETG nos arquivos da Fundação Cultural Frei Simão Dorvi e do Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás. Na secretaria do IFG, consultaram-se registros escolares para selecionar os sujeitos da entrevista e apreender o currículo e a organização do ensino da época. Foram realizadas entrevistas com quatro egressos que pertenceram às três primeiras turmas da ETG. Os documentos encontrados e as entrevistas realizadas demonstram a relevância da instituição no momento de mudança da capital do estado. A transferência da Escola realizou-se em um momento histórico de expectativas de progresso econômico, social e cultural do país e do estado. Diante disso, a instituição assumiu a missão de contribuir para esse processo, formando trabalhadores que ajudariam a edificar um futuro glorioso para Goiás e para o país. Com este espírito, sua organização e sua estrutura não poderiam se manter idênticas àquelas assumidas pela Escola de Aprendizes Artífices, na antiga capital. Foram muitas as mudanças apreendidas nesta investigação, que não se restringem à localização e à modernidade de suas instalações físicas, maquinários e equipamentos. A clientela alterou-se. Não bastava mais ser pobre e ter a idade requerida, era preciso ter concluído o ensino primário e ser selecionado por meio de um exame de admissão, o que demonstra o caráter mais seletivo da ETG. Por funcionar em tempo integral, ela não possibilitava a permanência de estudantes que precisassem trabalhar para se manter. Outra novidade foi a presença de mulheres, a partir da turma de 1944. O nível de ensino deixou de ser o primário e passou a ser o ensino médio. Por isso, além do caráter de terminalidade, por qualificar para uma determinada profissão, a conclusão dos estudos na Escola permitia, também, o acesso ao nível superior. Foram criados novos cursos, voltados para a área industrial, apesar de ter sido mantida, no ensino básico, a formação para ofícios mais artesanais. Foi aberta a possibilidade do internato, para os alunos provenientes de outras cidades. Isso demonstra que a nova escola passou a atrair pessoas de outras regiões. A gestão era autoritária, centralizada e rigidamente hierarquizada. A rotina e a disciplina eram organizadas de forma a modelar o caráter do trabalhador dedicado e competente, para inserir o Brasil no caminho do progresso.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Carvalho, Marco Antonio dehttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412Afonso, Lucia Helena Rinconhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Sá, Helvécio Goulart Malta de2016-07-27T13:53:17Z2015-03-042014-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSÁ, Helvécio Goulart Malta de. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T00:11:34Zoai:ambar:tede/1123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T00:11:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
title |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
spellingShingle |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. Sá, Helvécio Goulart Malta de Políticas Educacionais História da Educação Ensino Profissional Educacional Policies History of Education Technical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
title_full |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
title_fullStr |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
title_full_unstemmed |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
title_sort |
A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. |
author |
Sá, Helvécio Goulart Malta de |
author_facet |
Sá, Helvécio Goulart Malta de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Esperança Fernandes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0 Carvalho, Marco Antonio de http://lattes.cnpq.br/7042220750846412 Afonso, Lucia Helena Rincon http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Helvécio Goulart Malta de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais História da Educação Ensino Profissional Educacional Policies History of Education Technical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Políticas Educacionais História da Educação Ensino Profissional Educacional Policies History of Education Technical Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nesta dissertação de mestrado, apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a estruturação da Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto da Reforma Capanema e das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas. A instituição surgiu, em 1909, na cidade de Goiás, como Escola de Aprendizes Artífices, e passou por várias transformações, ao longo de sua história, até se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em 2008. Devido à mudança da capital do Estado de Goiás, em 1942, a Escola foi transferida para Goiânia. Estudar este momento da história do IFG é fundamental para compreender os rumos que a instituição tomou ao longo de sua trajetória. A efervescência deste momento político nos instiga a indagar: quais as principais mudanças e permanências na organização e na estrutura da instituição ocorridas durante o processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices da cidade de Goiás para Goiânia? A abordagem epistemológica é o materialismo dialético, que se baseia na análise das estruturas econômicas presentes e da dinâmica das sociedades humanas com o objetivo de orientar a práxis social. Os procedimentos de coleta de informações são: análise de documentos primários e secundários, além de entrevistas com alunos que vivenciaram os primeiros momentos da instituição, em Goiânia, e construíram coletivamente sua história. Foram levantados documentos referentes à fase inicial da ETG nos arquivos da Fundação Cultural Frei Simão Dorvi e do Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás. Na secretaria do IFG, consultaram-se registros escolares para selecionar os sujeitos da entrevista e apreender o currículo e a organização do ensino da época. Foram realizadas entrevistas com quatro egressos que pertenceram às três primeiras turmas da ETG. Os documentos encontrados e as entrevistas realizadas demonstram a relevância da instituição no momento de mudança da capital do estado. A transferência da Escola realizou-se em um momento histórico de expectativas de progresso econômico, social e cultural do país e do estado. Diante disso, a instituição assumiu a missão de contribuir para esse processo, formando trabalhadores que ajudariam a edificar um futuro glorioso para Goiás e para o país. Com este espírito, sua organização e sua estrutura não poderiam se manter idênticas àquelas assumidas pela Escola de Aprendizes Artífices, na antiga capital. Foram muitas as mudanças apreendidas nesta investigação, que não se restringem à localização e à modernidade de suas instalações físicas, maquinários e equipamentos. A clientela alterou-se. Não bastava mais ser pobre e ter a idade requerida, era preciso ter concluído o ensino primário e ser selecionado por meio de um exame de admissão, o que demonstra o caráter mais seletivo da ETG. Por funcionar em tempo integral, ela não possibilitava a permanência de estudantes que precisassem trabalhar para se manter. Outra novidade foi a presença de mulheres, a partir da turma de 1944. O nível de ensino deixou de ser o primário e passou a ser o ensino médio. Por isso, além do caráter de terminalidade, por qualificar para uma determinada profissão, a conclusão dos estudos na Escola permitia, também, o acesso ao nível superior. Foram criados novos cursos, voltados para a área industrial, apesar de ter sido mantida, no ensino básico, a formação para ofícios mais artesanais. Foi aberta a possibilidade do internato, para os alunos provenientes de outras cidades. Isso demonstra que a nova escola passou a atrair pessoas de outras regiões. A gestão era autoritária, centralizada e rigidamente hierarquizada. A rotina e a disciplina eram organizadas de forma a modelar o caráter do trabalhador dedicado e competente, para inserir o Brasil no caminho do progresso. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 2015-03-04 2016-07-27T13:53:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ, Helvécio Goulart Malta de. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1123 |
identifier_str_mv |
SÁ, Helvécio Goulart Malta de. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253140066304 |