Educação ambiental em espaços escolares: estudo das teses brasileiras no período de 2009 a 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barco, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4452
Resumo: Esta pesquisa está relacionada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O objetivo geral é descrever e analisar a temática Educação Ambiental (EA) em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018. Os objetivos específicos visam: 1) analisar os documentos norteadores das ações da EA provenientes das conferências internacionais e nacionais; 2) identificar os fundamentos teóricos que tratam da EA nos espaços escolares e dos conceitos de EA, meio ambiente e desenvolvimento sustentável que alicerçaram os trabalhos; 3) descrever as especificidades das teses que compõem este estudo (objeto de investigação, focos temáticos e fontes bibliográficas). A problemática norteadora desta investigação foi assim definida: como se caracteriza a temática EA em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018? Para isso, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. Os principais autores foram: Loureiro (2004), Reigota (2001), Leff (2010), Dias (2004), Carvalho (2008) e outros. O corpus, composto por 11 (onze) teses, foi selecionado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, a pesquisa mostrou que, nas 11 (onze) teses que compõem o corpus da pesquisa, a maioria delas defende a EA crítica e aponta que a EA nas escolas ainda precisa ser mais bem entendida, devendo ser subsídio para reflexão não apenas da discussão sobre meio ambiente (relação sociedadenatureza, devastação etc.), mas, e sobretudo, de uma discussão mais ampla que exige pensar a sociedade, a base que a sustenta, os propósitos que a alicerçam (expondo falsos discursos, falsas promessas, falsos acordos, por exemplo). Só assim a EA alcançará seu objetivo, que é uma formação crítica e emancipatória
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spelling Educação ambiental em espaços escolares: estudo das teses brasileiras no período de 2009 a 2018Environmental education in school spaces: study of Brazilian theses from 2009 to 2018Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Estado do conhecimento.Environmental education. Sustainable development. State of knowledgeCiências Humanas: EducaçãoEsta pesquisa está relacionada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O objetivo geral é descrever e analisar a temática Educação Ambiental (EA) em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018. Os objetivos específicos visam: 1) analisar os documentos norteadores das ações da EA provenientes das conferências internacionais e nacionais; 2) identificar os fundamentos teóricos que tratam da EA nos espaços escolares e dos conceitos de EA, meio ambiente e desenvolvimento sustentável que alicerçaram os trabalhos; 3) descrever as especificidades das teses que compõem este estudo (objeto de investigação, focos temáticos e fontes bibliográficas). A problemática norteadora desta investigação foi assim definida: como se caracteriza a temática EA em espaços escolares nas teses publicadas em Programas de Pós-Graduação no período de 2009 a 2018? Para isso, optou-se pela pesquisa do tipo Estado do Conhecimento. Os principais autores foram: Loureiro (2004), Reigota (2001), Leff (2010), Dias (2004), Carvalho (2008) e outros. O corpus, composto por 11 (onze) teses, foi selecionado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, a pesquisa mostrou que, nas 11 (onze) teses que compõem o corpus da pesquisa, a maioria delas defende a EA crítica e aponta que a EA nas escolas ainda precisa ser mais bem entendida, devendo ser subsídio para reflexão não apenas da discussão sobre meio ambiente (relação sociedadenatureza, devastação etc.), mas, e sobretudo, de uma discussão mais ampla que exige pensar a sociedade, a base que a sustenta, os propósitos que a alicerçam (expondo falsos discursos, falsas promessas, falsos acordos, por exemplo). Só assim a EA alcançará seu objetivo, que é uma formação crítica e emancipatóriaThis research is related to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes of the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO). The general objective is to describe and analyze the theme Environmental Education (AE) in school spaces in the theses published in Postgraduate Programs in the period from 2009 to 2018. The specific objectives aim to: 1) analyze the documents guiding the actions of the AE coming from the international and national conferences; 2) to identify the theoretical foundations that deal with EE in school spaces and the concepts of EE, environment and sustainable development that underpinned the work; 3) describe the specificities of the theses that make up this study (object of investigation, thematic focuses and bibliographic sources). The guiding problem of this investigation was defined as follows: how is the EA theme characterized in school spaces in the theses published in Graduate Programs in the period from 2009 to 2018? For this, we opted for the State of Knowledge type research. The main authors were: Loureiro (2004), Reigota (2001), Leff (2010), Dias (2004), Carvalho (2008) and others. The corpus, composed of 11 (eleven) theses, was selected in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). As a result, the research showed that, in the 11 (eleven) theses that make up the research corpus, most of them defend critical AE and point out that AE in schools still needs to be better understood, and should be a subsidy for reflection not only on discussion about the environment (society-nature relationship, devastation, etc.), but, above all, a broader discussion that requires thinking about society, the basis that supports it, the purposes that underpin it (exposing false speeches, false promises, false agreements, for example). Only then will EA achieve its objective, which is critical and emancipatory trainingPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Silva, Simônia Peres dahttp://lattes.cnpq.br/0010695627511847Oliveira, Daniele Lopeshttp://lattes.cnpq.br/2405365578681576Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Barco, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho2020-03-12T18:41:55Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBarco, Juliana Alexandra Pereira de Carvalho. Educação ambiental em espaços escolares: estudo das teses brasileiras no período de 2009 a 2018. 2019. 125 fls. 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