“O CANTEIRO DE OBRAS COMO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Paulo José Mascarenhas
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3774
Resumo: Este trabalho se propôs a realizar um estudo sobre as condições dos canteiros de obras das empresas em que os alunos do curso de Engenharia Civil da UCG realizam seus Estágios Supervisionados, verificando se constituem um ambiente pedagógico favorável à aprendizagem esperada dos conhecimentos oferecidos pela convivência com o mundo do trabalho, onde o aluno possa aprender conhecimentos, posturas e valores essenciais à sua formação profissional. O estudo se baseia numa pesquisa feita a respeito das condições dos estágios, nos canteiros de obras, e das ações desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Civil, na preparação dos alunos para vivenciar a realidade das obras. A análise dessa pesquisa permitiu obter uma visão clara das relações existentes entre os elementos das obras e os estagiários, bem como dos efeitos dessas relações no rendimento do trabalho dos estagiários. Da mesma forma, ficou evidenciada uma certa negligência, por parte da Universidade, independente da vontade dos Professores, no tocante ao acompanhamento eficaz dos alunos, durante a realização dos estágios. Uma reflexão sobre os princípios da formação por competências e da aplicação de projetos de pesquisa científica, como princípio educativo importante para a geração de novos conhecimentos, mostrou a existência de três momentos fundamentais na formação do aluno do curso de Engenharia Civil: - na época do seu vestibular, com a exigência de uma formação inicial complexa e variada, vinda do ensino médio; - no decorrer do curso de graduação, com uma forte formação básica e uma complexa formação profissional, complementada pela inserção no campo de trabalho, iniciada, possivelmente, através do estágio supervisionado; e - depois que ele sai da Universidade, já como profissional, com a formação continuada que lhe é exigida pelas condições atuais do mercado de trabalho. Essa reflexão fez, também, sugestões de mudanças curriculares no curso de Engenharia Civil e na relação da Universidade com o mundo produtivo, para que o canteiro de obras pudesse ser identificado como um local privilegiado para o estudante do Departamento de Engenharia da UCG aprender a práxis da profissão do Engenheiro.
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A análise dessa pesquisa permitiu obter uma visão clara das relações existentes entre os elementos das obras e os estagiários, bem como dos efeitos dessas relações no rendimento do trabalho dos estagiários. Da mesma forma, ficou evidenciada uma certa negligência, por parte da Universidade, independente da vontade dos Professores, no tocante ao acompanhamento eficaz dos alunos, durante a realização dos estágios. Uma reflexão sobre os princípios da formação por competências e da aplicação de projetos de pesquisa científica, como princípio educativo importante para a geração de novos conhecimentos, mostrou a existência de três momentos fundamentais na formação do aluno do curso de Engenharia Civil: - na época do seu vestibular, com a exigência de uma formação inicial complexa e variada, vinda do ensino médio; - no decorrer do curso de graduação, com uma forte formação básica e uma complexa formação profissional, complementada pela inserção no campo de trabalho, iniciada, possivelmente, através do estágio supervisionado; e - depois que ele sai da Universidade, já como profissional, com a formação continuada que lhe é exigida pelas condições atuais do mercado de trabalho. Essa reflexão fez, também, sugestões de mudanças curriculares no curso de Engenharia Civil e na relação da Universidade com o mundo produtivo, para que o canteiro de obras pudesse ser identificado como um local privilegiado para o estudante do Departamento de Engenharia da UCG aprender a práxis da profissão do Engenheiro.The purpose of this subject is to study the pedagogical conditions found in the stone masons of the firms where the students from the Civil Engineering Course of the “UCG – Universidade Católica de Goiás” take their professional training, as a effective environment for an auspicious apprenticeship of practical acknowledgements by the students, due to their acquaintanceship with the professionals, and where they can learn how to apply their theoretical knowledges to practical conditions of working. Part of the study is based on a research about the conditions proper to the stone masons, where the students do their apprenticeship and the actions in the discipline “Estágio Supervisionado” of the Civil Engineering Course of the UCG take place, in the task of preparing the students to face the reality of the construction enterprises. A clear view of the power relations between the workers at the stone mason and the student trainees, as well as the effects derived from these relations on the acting of those students, are the main results of these analysis done. In a similar way, a certain negligence has been detected in the roll of the University, with respect to an efficient accompaniment of the students’ performances, during the training periods, independently of the will of the teachers. A reflection about the conquests reached by the formation programs based upon the abilities and competences desired, has endorsed the application of scientific research projects as a basic educational principle for the generation of new knowledges. Yet, it shows that there are three different moments in the formation process of a student, who chooses the Civil Engineering course to take: 1st) As he succeeds in the “Vestibular” – it refers to the volume of diversified knowledgements the student is tested upon, so as to enter the University; 2nd) During the graduation course – it concerns the roll of basic and professional disciplines the student is obliged to take, besides the complementary experience of the professional training he gets outside the school; 3rd) After he graduates from the University – in regard to his professional life, he is required to attend a continuing formation program so as to satisfy the strenuous working conditions of the economy. This reflection also suggests a few changes in the curriculum of the Civil Engineering Course of the UCG and in the relationship between the Universidade Católica de Goiás and the productive world of the stone mason, for it to be identified as a privileged place for the UCG Department of Engineering students to learn the practice of the Engineer’s profession.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263Pimenta, Selma Garridohttp://lattes.cnpq.br/4782583303619681Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Roriz, Paulo José Mascarenhas2017-10-02T17:11:24Z2002-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRoriz, Paulo José Mascarenhas. “O CANTEIRO DE OBRAS COMO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO”. 2002. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T00:05:27Zoai:ambar:tede/3774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T00:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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