O SAGRADO E O PROFANO EM ANTÔNIO POTEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Benedito Sávio Cardoso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2263
Resumo: Antônio Poteiro, artista de grande representatividade no mundo naïf da arte brasileira, apresenta em sua obra pictórica e escultórica uma extensa temática na abordagem do sagrado e do profano: carnaval, fogaréus, anunciação, nascimento do menino Jesus e rituais indígenas, entre outros. Poteiro parece buscar na Bíblia inspiração para sua temática quando opõe o sagrado ao profano, Deus ao diabo e o bem ao mal. Questões como essas poderiam ter uma abordagem sob muitas vertentes do saber: psicologia, sociologia, fenomenologia e neurofísica. No entanto, a dissertação utiliza-se de conceitos e pensamentos do historiador Mircea Eliade para desvendar a visão do artista sobre o sagrado e o profano. Faz-se uma abordagem da representação do sagrado e do profano sobre o prisma da temporalidade, utilizando conceitos de uma temporalidade sagrada, que se apresenta como cíclica, e de uma temporalidade profana, expressa de maneira linear. Aborda-se ainda o sagrado e o profano a partir da espacialidade, discutindo o que se considera espaço homogêneo e espaço heterogêneo. Faz-se ainda, a partir do estudo do espaço e do tempo, a distinção entre o homem religioso e o não religioso. Em Eliade a experiência do sagrado, o encontro do humano com uma realidade transcendente, desperta a consciência para a idéia de que existem valores absolutos capazes de guiar o homem, conferindo significado à sua existência. Encontra-se, na obra pictórica e na fala de Antônio Poteiro, elementos que endossam o pensamento de Eliade, de que o homem religioso não pensa de forma alguma que as histórias sagradas tenham saído de sua própria imaginação, sendo estas objeto de uma revelação do sagrado. Usa-se, para essa fundamentação, a existência da relação entre dados biográficos do artista, ressaltando experiências vividas e a representação dessas experiências nas imagens de sua obra. Em uma entrevista concedida por Antônio Poteiro busca-se ir direto ao pensamento do artista sobre o tema do sagrado e do profano, ao questionar Poteiro sobre a sua particular visão da religião, da sacralidade expressa em sua obra pictórica e de sua visão do mundo, que contrapõe a idéia do profano à idéia do bem, do puro e do divinizado. Associado à interpretação do sagrado e do profano em Antônio Poteiro, a dissertação apresenta uma abordagem sobre a arte naïf, conceituando-a e inserindo o artista naïf no contexto das artes plásticas. Regionalmente, o trabalho vale-se de entrevistas e publicações sobre Poteiro para contar um pouco da arte em Goiás e especialmente do papel de Poteiro em sua história.
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Faz-se uma abordagem da representação do sagrado e do profano sobre o prisma da temporalidade, utilizando conceitos de uma temporalidade sagrada, que se apresenta como cíclica, e de uma temporalidade profana, expressa de maneira linear. Aborda-se ainda o sagrado e o profano a partir da espacialidade, discutindo o que se considera espaço homogêneo e espaço heterogêneo. Faz-se ainda, a partir do estudo do espaço e do tempo, a distinção entre o homem religioso e o não religioso. Em Eliade a experiência do sagrado, o encontro do humano com uma realidade transcendente, desperta a consciência para a idéia de que existem valores absolutos capazes de guiar o homem, conferindo significado à sua existência. Encontra-se, na obra pictórica e na fala de Antônio Poteiro, elementos que endossam o pensamento de Eliade, de que o homem religioso não pensa de forma alguma que as histórias sagradas tenham saído de sua própria imaginação, sendo estas objeto de uma revelação do sagrado. Usa-se, para essa fundamentação, a existência da relação entre dados biográficos do artista, ressaltando experiências vividas e a representação dessas experiências nas imagens de sua obra. Em uma entrevista concedida por Antônio Poteiro busca-se ir direto ao pensamento do artista sobre o tema do sagrado e do profano, ao questionar Poteiro sobre a sua particular visão da religião, da sacralidade expressa em sua obra pictórica e de sua visão do mundo, que contrapõe a idéia do profano à idéia do bem, do puro e do divinizado. Associado à interpretação do sagrado e do profano em Antônio Poteiro, a dissertação apresenta uma abordagem sobre a arte naïf, conceituando-a e inserindo o artista naïf no contexto das artes plásticas. Regionalmente, o trabalho vale-se de entrevistas e publicações sobre Poteiro para contar um pouco da arte em Goiás e especialmente do papel de Poteiro em sua história.Antônio Poteiro, the most representative artist in brazilian naïf art, presents a very rich theme in his paintings and sculptures, which includes: carnival, annunciation, nativity, indigene rituals, among others. Poteiro seems to search in the Bible, inspiration for his theme when he places in opposition sacred and profane, God and Evil, right and wrong. Questions like this can be discussed by many subjects such as psychology, sociology, fenomenology and neurophysics. However, this dissertation used concepts of the historian Mircea Eliade to reveal the view of the artist about the sacred and profane. An approach on the representation of the sacred and the profane was made with the point of view of temporality, which can be sacred and cyclic or profane and linear. Also an approach on sacred space and profane space was made. By the discussion of homogeneous and heterogeneous space, two types of person were distinguished: the religious man and the non-religious man. In Eliade, the experience of the sacred, the meeting of human with a transcendent reality, arouses the conscience to the idea that there are certain values able to guide man, giving his life significance. Some elements on Poteiro speech and paintings, endorses the thoughts of Eliade that the religious man absolutely doesn´t think that sacred stories had proceeded from his mind, but by a sacred revealing. The existence of relation between Poteiro`s paintings and biographical experiences were shown to establish the discussion. An interview with Poteiro was made to show the particular view of the artist about the divine, sacred, profane, religion and how he represents it in his works. Associated with the interpretation of the theme in Antônio Poteiro, this dissertation showed an approach on naïf art, forming an opinion and inserting Poteiro in the context of plastic arts. This work on Poteiro painting was also used to tell the history of art in the state of Goiás.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaCapel, Heloisa Selma Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Mello, Marcia Metran dehttp://lattes.cnpq.br/4684676783995945Ramos, Benedito Sávio Cardoso2016-08-10T10:34:59Z2010-04-072009-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Benedito Sávio Cardoso. O SAGRADO E O PROFANO EM ANTÔNIO POTEIRO. 2009. 120 f. 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