JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leila Santana Nascimento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584
Resumo: O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa envolvendo jovens Kalunga, estudantes do nível médio de ensino e faz parte da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação. Os jovens investigados são oriundos da comunidade Kalunga de Tinguizal, pertencente ao município de Monte Alegre-GO. O propósito foi apreender o universo sócio-cultural em que esses jovens estão inseridos, suas trajetórias escolares e as diversas estratégias utilizadas por eles para permanecerem na instituição escolar. Para essa finalidade, realizou-se uma investigação utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo estruturou-se mediante a aplicação de três técnicas: a) aplicação de questionário (família e jovens); b) observação assistemática; c) entrevista com oito jovens (dois homens e seis mulheres), todos estudantes Kalunga da rede pública de ensino . As informações obtidas revelam como esses jovens vivem a condição juvenil, os universos culturais nos quais transitam, suas relações com as instituições socializadoras e o significado da escolarização formal (ensino médio) para eles. Para os jovens pesquisados, a concepção ser jovem é amplamente variável e são diversos os modos de compreender essa fase da vida que de modo geral está ligada a aspectos positivos. A educação e o trabalho são valores inquestionáveis para a vida dos jovens Kalunga. O núcleo familiar tem grande valor em suas vidas, e a cultura é fortemente marcada por uma intensa tradição religiosa católica. Ser Kalunga está presente no seu cotidiano, nas diversas relações, nos seus discursos e nas suas vidas. O objetivo final da pesquisa é também contribuir para que sejam ampliados os estudos sobre juventudes e educação no Brasil e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas para a juventude.
id PUC_GO_a3b7eb8d1c80795d2936bf165ed7ce69
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3584
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENIjovens, escola, cultura.Young, school, culture.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa envolvendo jovens Kalunga, estudantes do nível médio de ensino e faz parte da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação. Os jovens investigados são oriundos da comunidade Kalunga de Tinguizal, pertencente ao município de Monte Alegre-GO. O propósito foi apreender o universo sócio-cultural em que esses jovens estão inseridos, suas trajetórias escolares e as diversas estratégias utilizadas por eles para permanecerem na instituição escolar. Para essa finalidade, realizou-se uma investigação utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo estruturou-se mediante a aplicação de três técnicas: a) aplicação de questionário (família e jovens); b) observação assistemática; c) entrevista com oito jovens (dois homens e seis mulheres), todos estudantes Kalunga da rede pública de ensino . As informações obtidas revelam como esses jovens vivem a condição juvenil, os universos culturais nos quais transitam, suas relações com as instituições socializadoras e o significado da escolarização formal (ensino médio) para eles. Para os jovens pesquisados, a concepção ser jovem é amplamente variável e são diversos os modos de compreender essa fase da vida que de modo geral está ligada a aspectos positivos. A educação e o trabalho são valores inquestionáveis para a vida dos jovens Kalunga. O núcleo familiar tem grande valor em suas vidas, e a cultura é fortemente marcada por uma intensa tradição religiosa católica. Ser Kalunga está presente no seu cotidiano, nas diversas relações, nos seus discursos e nas suas vidas. O objetivo final da pesquisa é também contribuir para que sejam ampliados os estudos sobre juventudes e educação no Brasil e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas para a juventude.The present work is the result of a research trial involving young people of Kalunga’s community, students of high school and it’s part of the line of research Education, Society and Culture of the program of Post-Graduation in Education. The young people in question are arising from the community of Kalunga de Tinguizal, belonging to Monte Alegre – GO. The purpose was to apprehend the socio-cultural universe they are in, their school journeys and the strategies they use to remain in the school. For this purpose, it carried out an investigation using a bibliographical and a field research. The field research structured itself in the application of three techniques: a) application of questionnaires (family and young); b) a non systematic observation; c) interviews with eight young people (two men and six women), all Kalunga students of public system of education. The information had reveal how these young people live the children condition, the cultural universes they live in, their relationship with the institutions and the meaning of the formal education (high school) for them. For the researched, the conception of being young is variable and there are many ways of comprehension of this phase of life and it is almost always related to good things. Education and work are unquestionable values for their life. The family nucleus has a great value in their life and the culture is based in a strong catholic tradition. To be a Kalunga is present on their routine, on their many relationships and on their life. The final objective of this research is help on the enlargement of the studies about youth and education in Brazil and supply subsidies for public politics focused on this youth.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://lattes.cnpq.br/2476398094310741Souza, Leila Santana Nascimento2017-02-16T18:05:29Z2008-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Leila Santana Nascimento. JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI. 2008. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-02-17T03:00:11Zoai:ambar:tede/3584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-02-17T03:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
title JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
spellingShingle JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
Souza, Leila Santana Nascimento
jovens, escola, cultura.
Young, school, culture.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
title_full JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
title_fullStr JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
title_full_unstemmed JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
title_sort JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
author Souza, Leila Santana Nascimento
author_facet Souza, Leila Santana Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria Tereza Canezin
http://lattes.cnpq.br/2476398094310741
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leila Santana Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv jovens, escola, cultura.
Young, school, culture.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic jovens, escola, cultura.
Young, school, culture.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa envolvendo jovens Kalunga, estudantes do nível médio de ensino e faz parte da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação. Os jovens investigados são oriundos da comunidade Kalunga de Tinguizal, pertencente ao município de Monte Alegre-GO. O propósito foi apreender o universo sócio-cultural em que esses jovens estão inseridos, suas trajetórias escolares e as diversas estratégias utilizadas por eles para permanecerem na instituição escolar. Para essa finalidade, realizou-se uma investigação utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo estruturou-se mediante a aplicação de três técnicas: a) aplicação de questionário (família e jovens); b) observação assistemática; c) entrevista com oito jovens (dois homens e seis mulheres), todos estudantes Kalunga da rede pública de ensino . As informações obtidas revelam como esses jovens vivem a condição juvenil, os universos culturais nos quais transitam, suas relações com as instituições socializadoras e o significado da escolarização formal (ensino médio) para eles. Para os jovens pesquisados, a concepção ser jovem é amplamente variável e são diversos os modos de compreender essa fase da vida que de modo geral está ligada a aspectos positivos. A educação e o trabalho são valores inquestionáveis para a vida dos jovens Kalunga. O núcleo familiar tem grande valor em suas vidas, e a cultura é fortemente marcada por uma intensa tradição religiosa católica. Ser Kalunga está presente no seu cotidiano, nas diversas relações, nos seus discursos e nas suas vidas. O objetivo final da pesquisa é também contribuir para que sejam ampliados os estudos sobre juventudes e educação no Brasil e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas para a juventude.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-18
2017-02-16T18:05:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Leila Santana Nascimento. JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI. 2008. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584
identifier_str_mv Souza, Leila Santana Nascimento. JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI. 2008. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202265713541120