LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Elisângela Maura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/776
Resumo: Esta tese de doutorado buscou articular leitura, literatura e crenças religiosas partindo da hipótese levantada de que as crenças podem participar e contribuir para a formação do leitor. É sabido que a falta do hábito da leitura tem prejudicado os alunos em diferentes aspectos, desde seu desempenho escolar até a sua qualificação para a vida profissional. Partindo desse pressuposto, nasceu a necessidade de pesquisa sobre o tema. Levando em consideração que os alunos trazem consigo diferentes experiências de suas crenças, nossa hipótese foi que elas podem contribuir para a formação plena desses sujeitos. O método da pesquisa valorizou o estudo de campo com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, em Luziânia, Goiás. Para a análise, esta obra está dividida em três capítulos, além da Introdução e Considerações Finais. O primeiro versa sobre o papel da escola, da escrita no âmbito social, construção do leitor e de seu senso crítico, buscando uma relação com o viés da crença religiosa na formação do leitor para a cidadania. O segundo capítulo apresenta a análise dos resultados encontrados na pesquisa, partindo da identificação do perfil social dos sujeitos, da tabulação dos dados em relação à religiosidade, crenças religiosas e tipos de leituras enquanto fator motivador dos leitores. No terceiro, faz-se uma reflexão sobre os aspectos da crença religiosa a partir da análise do texto de alguns autores da literatura brasileira, apontando possibilidades de elementos motivadores para formação de leitores críticos e, consequentemente, também para a formação da cidadania.
id PUC_GO_a3e7587851836f4b23d4433bd9e640bf
oai_identifier_str oai:ambar:tede/776
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.LeituraLiteraturaCrenças ReligiosasReadingLiteratureReligious BeliefsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta tese de doutorado buscou articular leitura, literatura e crenças religiosas partindo da hipótese levantada de que as crenças podem participar e contribuir para a formação do leitor. É sabido que a falta do hábito da leitura tem prejudicado os alunos em diferentes aspectos, desde seu desempenho escolar até a sua qualificação para a vida profissional. Partindo desse pressuposto, nasceu a necessidade de pesquisa sobre o tema. Levando em consideração que os alunos trazem consigo diferentes experiências de suas crenças, nossa hipótese foi que elas podem contribuir para a formação plena desses sujeitos. O método da pesquisa valorizou o estudo de campo com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, em Luziânia, Goiás. Para a análise, esta obra está dividida em três capítulos, além da Introdução e Considerações Finais. O primeiro versa sobre o papel da escola, da escrita no âmbito social, construção do leitor e de seu senso crítico, buscando uma relação com o viés da crença religiosa na formação do leitor para a cidadania. O segundo capítulo apresenta a análise dos resultados encontrados na pesquisa, partindo da identificação do perfil social dos sujeitos, da tabulação dos dados em relação à religiosidade, crenças religiosas e tipos de leituras enquanto fator motivador dos leitores. No terceiro, faz-se uma reflexão sobre os aspectos da crença religiosa a partir da análise do texto de alguns autores da literatura brasileira, apontando possibilidades de elementos motivadores para formação de leitores críticos e, consequentemente, também para a formação da cidadania.This doctoral thesis sought to organize reading, literature and religious beliefs starting from the hypothesis that beliefs can participate and contribute to the readers training. It is known that the lack of reading habits has harmed students in different aspects, from their school performance to their qualification for working life. Based on this assumption, we noticed the need for researching this theme. Considering that the students bring with them different experiences of their beliefs, they can contribute with the total formation of the individuals. The method of the study was the field research with students of the 3rd year of high school in the State School Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, in Luziânia, Goiás, Brazil. For the analysis, this work was divided into three chapters. The first one deals with the role of schools, writing in the social, readers construction and its critical sense, seeking a relationship with their religious beliefs in the formation of the reader for citizenship. The second chapter presents the analysis of the results found in the search, based on the identification of the social profile of the subjects, the tabulation of the data in relation to religion, religious beliefs, types of readings while motivating factor from readers. In the third, we present an analysis of aspects of religious beliefs from the text analysis of some authors of Brazilian literature, pointing out possibilities of motivating factors for formation of critical readers and hence to the formation of citizenship.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em Ciências da ReligiãoQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Pinto, Raimundo Nonato Leitehttp://lattes.cnpq.br/6270506015144061Passos, Paulo Rogério Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/9335233678140600Cavalcanti, Carlos André Macêdohttp://lattes.cnpq.br/7764634726743516Leite, Maria das Graças Simão Diashttp://lattes.cnpq.br/7630150604330042Catarino, Elisângela Maura2016-07-27T13:46:34Z2015-10-212015-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCATARINO, Elisângela Maura. Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.. 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/776porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:36:02Zoai:ambar:tede/776Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.
title LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
spellingShingle LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
Catarino, Elisângela Maura
Leitura
Literatura
Crenças Religiosas
Reading
Literature
Religious Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
title_full LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
title_fullStr LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
title_full_unstemmed LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
title_sort LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
author Catarino, Elisângela Maura
author_facet Catarino, Elisângela Maura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Eduardo Gusmão de
http://lattes.cnpq.br/6271285275152113
Pinto, Raimundo Nonato Leite
http://lattes.cnpq.br/6270506015144061
Passos, Paulo Rogério Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9335233678140600
Cavalcanti, Carlos André Macêdo
http://lattes.cnpq.br/7764634726743516
Leite, Maria das Graças Simão Dias
http://lattes.cnpq.br/7630150604330042
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino, Elisângela Maura
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Crenças Religiosas
Reading
Literature
Religious Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Leitura
Literatura
Crenças Religiosas
Reading
Literature
Religious Beliefs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Esta tese de doutorado buscou articular leitura, literatura e crenças religiosas partindo da hipótese levantada de que as crenças podem participar e contribuir para a formação do leitor. É sabido que a falta do hábito da leitura tem prejudicado os alunos em diferentes aspectos, desde seu desempenho escolar até a sua qualificação para a vida profissional. Partindo desse pressuposto, nasceu a necessidade de pesquisa sobre o tema. Levando em consideração que os alunos trazem consigo diferentes experiências de suas crenças, nossa hipótese foi que elas podem contribuir para a formação plena desses sujeitos. O método da pesquisa valorizou o estudo de campo com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, em Luziânia, Goiás. Para a análise, esta obra está dividida em três capítulos, além da Introdução e Considerações Finais. O primeiro versa sobre o papel da escola, da escrita no âmbito social, construção do leitor e de seu senso crítico, buscando uma relação com o viés da crença religiosa na formação do leitor para a cidadania. O segundo capítulo apresenta a análise dos resultados encontrados na pesquisa, partindo da identificação do perfil social dos sujeitos, da tabulação dos dados em relação à religiosidade, crenças religiosas e tipos de leituras enquanto fator motivador dos leitores. No terceiro, faz-se uma reflexão sobre os aspectos da crença religiosa a partir da análise do texto de alguns autores da literatura brasileira, apontando possibilidades de elementos motivadores para formação de leitores críticos e, consequentemente, também para a formação da cidadania.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
2015-06-07
2016-07-27T13:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CATARINO, Elisângela Maura. Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.. 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/776
identifier_str_mv CATARINO, Elisângela Maura. Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.. 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202250552180736