A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Paula Ribeiro de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3249
Resumo: Este trabalho visa ao estudo da obra contemporânea, A elegância do ouriço, de Muriel Barbery, de modelo de composição renovador, cujo objetivo geral é verificar o modelo compositivo ensejador de um modo específico de recepção nesta obra, tendo o leitor como sujeito do processo de leitura, por meio de um estudo dedutivo e bibliográfico. A teoria predominante para se estabelecer esses modos de recepção e seus sentidos a partir do leitor foi a teoria da recepção, de Wolfgang Iser (1996). No capítulo 1, apresentou-se um breve histórico sobre a origem do romance. Em seguida, fez-se uso de teorias complementares, como a de Norman Friedman (1967) e Ligia Leite (2002), que analisaram o foco narrativo no romance. No capítulo 2, comentou-se sobre: as correntes críticas contemporâneas; o ponto de vista narrativo, a partir de Jean Pouillon (1974); o sujeito-leitor e a imersão de sentidos, por Rita Costa (2003) e Mikhail Bakhtin (1992); as técnicas do fluxo da consciência, em especial do monólogo interior, por Robert Humphrey (1954), e a adoção do diário, por Philippe Lejeune (2008). No capítulo 3, fez-se um estudo sobre os símbolos na obra, em que se transita algo comum para o simbólico. Os autores Jean Chevalier e Alain Geerbrant (2009) serviram como suporte para a desenvoltura desse capítulo, além de Carl Jung (1954). A elegância do ouriço, assim, é uma obra renomada de alto valor que traduz a nova composição romanesca para a literatura universal.
id PUC_GO_a8f50c9d1540f3bcd81b89d144a57212
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3249
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.DiárioModos de recepçãoMonólogo interiorRomanceSimbólicoDiaryReception modesInterior monologueRomanceSymbolicCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho visa ao estudo da obra contemporânea, A elegância do ouriço, de Muriel Barbery, de modelo de composição renovador, cujo objetivo geral é verificar o modelo compositivo ensejador de um modo específico de recepção nesta obra, tendo o leitor como sujeito do processo de leitura, por meio de um estudo dedutivo e bibliográfico. A teoria predominante para se estabelecer esses modos de recepção e seus sentidos a partir do leitor foi a teoria da recepção, de Wolfgang Iser (1996). No capítulo 1, apresentou-se um breve histórico sobre a origem do romance. Em seguida, fez-se uso de teorias complementares, como a de Norman Friedman (1967) e Ligia Leite (2002), que analisaram o foco narrativo no romance. No capítulo 2, comentou-se sobre: as correntes críticas contemporâneas; o ponto de vista narrativo, a partir de Jean Pouillon (1974); o sujeito-leitor e a imersão de sentidos, por Rita Costa (2003) e Mikhail Bakhtin (1992); as técnicas do fluxo da consciência, em especial do monólogo interior, por Robert Humphrey (1954), e a adoção do diário, por Philippe Lejeune (2008). No capítulo 3, fez-se um estudo sobre os símbolos na obra, em que se transita algo comum para o simbólico. Os autores Jean Chevalier e Alain Geerbrant (2009) serviram como suporte para a desenvoltura desse capítulo, além de Carl Jung (1954). A elegância do ouriço, assim, é uma obra renomada de alto valor que traduz a nova composição romanesca para a literatura universal.This work aims to study the contemporary work, The hedgehog elegance , by Muriel Barbery, of renewing composition model, whose overall objective is to verify the compositional model of a specific mode of reception in this work, being that the reader is the subject to the reading process through a deductive and bibliographic study. The predominant theory to establish these modes of reception and your senses from the reader was the theory of reception, by Wolfgang Iser (1996). In Chapter 1, it was presented a brief history of the origin of the novel. Then, complementary theories were used, as the one of Norman Friedman (1967) and Ligia Leite (2002) that analyzed the narrative focus in the novel. In Chapter 2, it was commented on: contemporary critical currents; the narrative point of view, from Jean Pouillon (1974); the subject-reader and immersion of the senses, by Rita Costa (2003) and Mikhail Bakhtin (1992); the techniques of stream of consciousness, especially of the inner monologue, by Robert Humphrey (1954), and the adoption of the diary, by Philippe Lejeune (2008). In Chapter 3, there was a study of the symbols in the work, as it moves something common to the symbolic. The authors Jean Chevalier e Alain Geerbrant Chevalier (2009) served as a support for this chapter, besides Carl Jung (1954). The hedgehog elegance , so, is a renowned work of high value that reflects the new novel composition for the world literature.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaOliveira, éris Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Correia, Paulo Petroniliohttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050Nascimento, Maria Teresinha Martins dohttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762Carvalho, Ana Paula Ribeiro de2016-08-10T11:07:16Z2016-04-062016-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Paula Ribeiro de. A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:44:28Zoai:ambar:tede/3249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:44:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
title A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
spellingShingle A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
Carvalho, Ana Paula Ribeiro de
Diário
Modos de recepção
Monólogo interior
Romance
Simbólico
Diary
Reception modes
Interior monologue
Romance
Symbolic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
title_full A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
title_fullStr A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
title_full_unstemmed A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
title_sort A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.
author Carvalho, Ana Paula Ribeiro de
author_facet Carvalho, Ana Paula Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, éris Antônio
http://lattes.cnpq.br/1452128618056274
Correia, Paulo Petronilio
http://lattes.cnpq.br/1801687030702050
Nascimento, Maria Teresinha Martins do
http://lattes.cnpq.br/8206433968369762
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Paula Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Diário
Modos de recepção
Monólogo interior
Romance
Simbólico
Diary
Reception modes
Interior monologue
Romance
Symbolic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Diário
Modos de recepção
Monólogo interior
Romance
Simbólico
Diary
Reception modes
Interior monologue
Romance
Symbolic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho visa ao estudo da obra contemporânea, A elegância do ouriço, de Muriel Barbery, de modelo de composição renovador, cujo objetivo geral é verificar o modelo compositivo ensejador de um modo específico de recepção nesta obra, tendo o leitor como sujeito do processo de leitura, por meio de um estudo dedutivo e bibliográfico. A teoria predominante para se estabelecer esses modos de recepção e seus sentidos a partir do leitor foi a teoria da recepção, de Wolfgang Iser (1996). No capítulo 1, apresentou-se um breve histórico sobre a origem do romance. Em seguida, fez-se uso de teorias complementares, como a de Norman Friedman (1967) e Ligia Leite (2002), que analisaram o foco narrativo no romance. No capítulo 2, comentou-se sobre: as correntes críticas contemporâneas; o ponto de vista narrativo, a partir de Jean Pouillon (1974); o sujeito-leitor e a imersão de sentidos, por Rita Costa (2003) e Mikhail Bakhtin (1992); as técnicas do fluxo da consciência, em especial do monólogo interior, por Robert Humphrey (1954), e a adoção do diário, por Philippe Lejeune (2008). No capítulo 3, fez-se um estudo sobre os símbolos na obra, em que se transita algo comum para o simbólico. Os autores Jean Chevalier e Alain Geerbrant (2009) serviram como suporte para a desenvoltura desse capítulo, além de Carl Jung (1954). A elegância do ouriço, assim, é uma obra renomada de alto valor que traduz a nova composição romanesca para a literatura universal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-10T11:07:16Z
2016-04-06
2016-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Ana Paula Ribeiro de. A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3249
identifier_str_mv CARVALHO, Ana Paula Ribeiro de. A COMPOSIÇÃO RENOVADORA DE A ELEGÂNCIA DO OURIÇO.. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791393579958272