TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3463
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa intitulada “Educação, Sociedade e Cultura” do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como objetivo investigar os fatores socioculturais e históricos inseridos na trajetória de vida de quatro jovens evadidos da escola, com idade entre dezoito e dezenove anos, residentes na 3ª etapa do Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. Parte-se do seguinte problema: Quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Orientou-se pela perspectiva histórico-dialética e relacional, considerando o movimento inserido na história como fator determinante nas relações cotidianas dos agentes em seus espaços sociais. Amparou-se nos estudos de Richard Hoggart, Raymond Williams, Pierre Bourdieu, Robert Castel, Paul Ricoeur, Aristides Moysés, Ricardo Antunes e David Harvey. Utilizou-se de aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações e anotações em diário de campo. No primeiro capítulo apresenta-se o pauperismo e o estado de naturalização da pobreza como algo estrutural, presente na relação com a religião desde a Idade Média, com o Estado na Idade Moderna, com o mundo do trabalho, com a noção de criminalização e com a gestão filantrópica da pobreza. No segundo capítulo faz-se a análise do processo de urbanização empregado no Centro-Oeste brasileiro, busca-se discutir a segregação planejada, que culmina no surgimento de periferias, assim como as novas representações da pobreza no cenário urbano de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Por fim, no terceiro capítulo discute-se o conceito de juventudes e suas especificidades junto às classes populares, dando voz aos sujeitos investigados, para uma melhor compreensão das trajetórias de vida deles próprios. Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a estes imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar. Contatou-se que o esquecimento e a negação do passado são características peculiares destes jovens, constituindo-se em estratégia de sobrevivência frente à realidade de pauperismo vivenciado pelos agentes.
id PUC_GO_af718af07e2107de245a40901557c7f8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3463
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.Juventudes, periferia e evasão escolar.Youths, peripheral and school evasion.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa intitulada “Educação, Sociedade e Cultura” do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como objetivo investigar os fatores socioculturais e históricos inseridos na trajetória de vida de quatro jovens evadidos da escola, com idade entre dezoito e dezenove anos, residentes na 3ª etapa do Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. Parte-se do seguinte problema: Quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Orientou-se pela perspectiva histórico-dialética e relacional, considerando o movimento inserido na história como fator determinante nas relações cotidianas dos agentes em seus espaços sociais. Amparou-se nos estudos de Richard Hoggart, Raymond Williams, Pierre Bourdieu, Robert Castel, Paul Ricoeur, Aristides Moysés, Ricardo Antunes e David Harvey. Utilizou-se de aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações e anotações em diário de campo. No primeiro capítulo apresenta-se o pauperismo e o estado de naturalização da pobreza como algo estrutural, presente na relação com a religião desde a Idade Média, com o Estado na Idade Moderna, com o mundo do trabalho, com a noção de criminalização e com a gestão filantrópica da pobreza. No segundo capítulo faz-se a análise do processo de urbanização empregado no Centro-Oeste brasileiro, busca-se discutir a segregação planejada, que culmina no surgimento de periferias, assim como as novas representações da pobreza no cenário urbano de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Por fim, no terceiro capítulo discute-se o conceito de juventudes e suas especificidades junto às classes populares, dando voz aos sujeitos investigados, para uma melhor compreensão das trajetórias de vida deles próprios. Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a estes imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar. Contatou-se que o esquecimento e a negação do passado são características peculiares destes jovens, constituindo-se em estratégia de sobrevivência frente à realidade de pauperismo vivenciado pelos agentes.This work is linked to the line of research entitled "Education, Society and Culture" of the Graduate Program in Education at the Catholic University of Goiás. It aims to investigate the sociocultural and historical factors entered in the trajectory of life of four escapees youth of school, aged six nineteen p.m. years living in the 3rd stage of the Buriti Sereno Sector in Aparecida de Goiânia, Goiás, Brazil. a part from the following problem: What memories, school history and future prospects of four poor young people living in a neighborhood on the outskirts of Aparecida de Goiania? Guided by the historical and dialectical and relational perspective, considering the movement inserted in history as a determining factor in the daily relationships of agents in their social spaces. He steadied the studies of Richard Hoggart, Raymond Williams, Pierre Bourdieu, Robert Castel, Paul Ricoeur, Aristides Moyses, Ricardo Antunes and David Harvey. It was used questionnaires, interviews and observations and notes in a field diary. The first chapter presents the pauperism and the state of poverty naturalization as something structural, present in the relationship with religion since the Middle Ages, with the State in the Modern Age, with the world of work, with the notion of criminalization and philanthropic management of poverty. In the second chapter is the analysis of the urbanization process employed in the Brazilian Midwest, we seek to discuss the planned segregation, culminating in the emergence of peripheries, as well as the new representations of poverty in the urban setting of Goiânia and Aparecida de Goiânia . Finally, the third chapter discusses the concept of youth and its specificities with the popular classes, giving voice to the subjects investigated for a better understanding of life their own trajectories. The conclusion is that young people do Buriti Sereno Sector live in their objective conditions, social limitation to these imposed as a historical building and the result of an intentional urban segregation, which is given by way of informal work and truancy. if contacted that oblivion and denial of the past are peculiar characteristics of these young people, being in front survival strategy to pauperism reality experienced by agents.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoDuarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Queiroz, Edna Mendonça Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181Baldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra2016-09-08T13:25:13Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGuimarães, Vinicius Oliveira Seabra. TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.. 2016. [151 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://localhost:8080/tede/handle/tede/3463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T18:11:21Zoai:ambar:tede/3463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T18:11:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
title TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
spellingShingle TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
Juventudes, periferia e evasão escolar.
Youths, peripheral and school evasion.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
title_full TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
title_fullStr TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
title_full_unstemmed TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
title_sort TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.
author Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
author_facet Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/7615779096669181
Baldino, José Maria
http://lattes.cnpq.br/2750664629773893
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes, periferia e evasão escolar.
Youths, peripheral and school evasion.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Juventudes, periferia e evasão escolar.
Youths, peripheral and school evasion.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa intitulada “Educação, Sociedade e Cultura” do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem como objetivo investigar os fatores socioculturais e históricos inseridos na trajetória de vida de quatro jovens evadidos da escola, com idade entre dezoito e dezenove anos, residentes na 3ª etapa do Setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. Parte-se do seguinte problema: Quais as memórias, as trajetórias escolares e as perspectivas de futuro de quatro jovens pobres residentes em um bairro da periferia de Aparecida de Goiânia? Orientou-se pela perspectiva histórico-dialética e relacional, considerando o movimento inserido na história como fator determinante nas relações cotidianas dos agentes em seus espaços sociais. Amparou-se nos estudos de Richard Hoggart, Raymond Williams, Pierre Bourdieu, Robert Castel, Paul Ricoeur, Aristides Moysés, Ricardo Antunes e David Harvey. Utilizou-se de aplicação de questionários, realização de entrevistas e observações e anotações em diário de campo. No primeiro capítulo apresenta-se o pauperismo e o estado de naturalização da pobreza como algo estrutural, presente na relação com a religião desde a Idade Média, com o Estado na Idade Moderna, com o mundo do trabalho, com a noção de criminalização e com a gestão filantrópica da pobreza. No segundo capítulo faz-se a análise do processo de urbanização empregado no Centro-Oeste brasileiro, busca-se discutir a segregação planejada, que culmina no surgimento de periferias, assim como as novas representações da pobreza no cenário urbano de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Por fim, no terceiro capítulo discute-se o conceito de juventudes e suas especificidades junto às classes populares, dando voz aos sujeitos investigados, para uma melhor compreensão das trajetórias de vida deles próprios. Conclui-se que os jovens do Setor Buriti Sereno vivem, em suas condições objetivas, uma limitação social a estes imposta como construção histórica e fruto de uma intencional segregação urbana, que se dá pelas vias do trabalho informal e da evasão escolar. Contatou-se que o esquecimento e a negação do passado são características peculiares destes jovens, constituindo-se em estratégia de sobrevivência frente à realidade de pauperismo vivenciado pelos agentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-08T13:25:13Z
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra. TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.. 2016. [151 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3463
identifier_str_mv Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra. TRAJETÓRIAS DE VIDA E EVASÃO ESCOLAR DE JOVENS DE UM BAIRRO DA PERIFERIA DE APARECIDA DE GOIÂNIA.. 2016. [151 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202264957517824