Escovar a história a contrapelo: messianismo e materialismo histórico em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Flávia Sardinha Goncalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4541
Resumo: Este estudo tem como finalidade apresentar a construção filosófica e cultural de Walter Benjamin, cujas análises têm como base a concepção de História na visão do autor. Apresentamos em linhas gerais o contexto histórico sociopolítico na Alemanha no período entreguerras (a República de Weimar) e a ascensão do Terceiro Reich, temática política que ocupou lugar de referência nos escritos e reflexões do pensador germânico de origem judaica e vítima da perseguição nazista. Benjamin assimilou o pensamento de intelectuais de origem judaica da Europa central, como Freud, Marx, Engels, Kafka e Lukács, o que lhe serviu de base para formular sua crítica à modernidade, bem como embasou a retórica discursiva benjaminiana sobre a linguagem e sua concepção de História, uma vez que a necessidade de manter viva a memória das populações exploradas pelo sistema capitalista alterou radicalmente a forma como esse saber é praticado. A concepção de História em Walter Benjamin (elaborada a partir das interlocuções entre o materialismo histórico e a mística judaica) apresenta-se como uma nova abordagem de concepção temporal e a sua relação com a noção de História no campo de atração do materialismo histórico. Ao articular os recursos da teologia (redenção e rememoração) como os conceitos do materialismo histórico, Benjamin desenvolve uma dialética redentora cujo foco está no indivíduo socialmente marginalizado, oprimido e esquecido nas páginas dos livros de história. A relevância do materialismo histórico no conjunto das ideias é o fundamento para a realidade histórica posta como concreta, e material, e não mais um arranjo da historicidade tradicional. Benjamin indica a realização prática que cabe ao historiador materialista adotar e estabelecer como realidade social
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Benjamin assimilou o pensamento de intelectuais de origem judaica da Europa central, como Freud, Marx, Engels, Kafka e Lukács, o que lhe serviu de base para formular sua crítica à modernidade, bem como embasou a retórica discursiva benjaminiana sobre a linguagem e sua concepção de História, uma vez que a necessidade de manter viva a memória das populações exploradas pelo sistema capitalista alterou radicalmente a forma como esse saber é praticado. A concepção de História em Walter Benjamin (elaborada a partir das interlocuções entre o materialismo histórico e a mística judaica) apresenta-se como uma nova abordagem de concepção temporal e a sua relação com a noção de História no campo de atração do materialismo histórico. Ao articular os recursos da teologia (redenção e rememoração) como os conceitos do materialismo histórico, Benjamin desenvolve uma dialética redentora cujo foco está no indivíduo socialmente marginalizado, oprimido e esquecido nas páginas dos livros de história. A relevância do materialismo histórico no conjunto das ideias é o fundamento para a realidade histórica posta como concreta, e material, e não mais um arranjo da historicidade tradicional. Benjamin indica a realização prática que cabe ao historiador materialista adotar e estabelecer como realidade socialThis study aims to present the philosophical and cultural construction of Walter Benjamin, whose analyzes are based on the conception of History in the author's view. We present in general lines the historical socio-political context in Germany in the interwar period (the Weimar Republic) and the rise of the Third Reich, a political theme that occupied a place of reference in the writings and reflections of the Germanic thinker of Jewish origin and victim of persecution Nazi. Benjamin's assimilation with central European Jewish thinkers and intellectuals such as Freud, Marx, Engels, Kafka and Lukács, served as a basis for Benjamin in formulating his criticism against modernity. These intellectuals and thinkers served as references for the basis of their discursive rhetoric about language and their conception of History, once the need to keep alive the memory of the populations exploited by the capitalist system has radically changed the way this knowledge is practiced. Walter Benjamin's conception of History (elaborated from the interlocutions between historical materialism and Jewish mystical thought) presents itself as a new approach to temporal conception and its relationship with the notion of History in the field of attraction of historical materialism. By articulating the resources of theology (redemption and remembrance) as the concepts of historical materialism, Benjamin develops a redemptive dialectic whose focus is on the socially marginalized, oppressed and forgotten individual in the pages of history books. The relevance of historical materialism in the set of ideas is the foundation for historical reality that is seen as concrete, and material, and no longer an arrangement of traditional historicity. Benjamin indicates the practical realization that it is up to the materialist historian to adopt and establish as a social realityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaSugizaki, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014Neto, Manoel Gustavo de SouzaQuadros, Eduardo Gusmão dePaiva, Ana Flávia Sardinha Goncalves2020-11-09T19:56:22Z2020-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPaiva, Ana Flávia Sardinha Goncalves. Escovar a história a contrapelo: messianismo e materialismo histórico em Walter Benjamin. 2020. 125 f. 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