GÊNERO E ETNIA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS REVELAM SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4037 |
Resumo: | Esta dissertação está vinculada ao grupo de pesquisa Juventude e Educação da PUC Goiás, registrado no CNPQ. Integra-se ao escopo da Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação da PUC Goiás. O objetivo geral deste estudo é analisar, junto aos documentos oficiais da educação brasileira, de 1990 até o ano de 2015, os sentidos atribuídos à diversidade de gênero e étnico-racial e o seus impactos nos projetos políticos pedagógicos da Educação Básica. E, como objetivos, específicos buscou-se a compreensão do projeto político do Banco Mundial e dos organismos internacionais para as políticas educacionais, principalmente em relação à diversidade; a exposição das principais discussões sobre gênero, raça e etnia nas Conferências internacionais, de 1990 a 2015; a análise dos fundamentos políticos, econômicos e socioculturais que se constituem como princípios na formulação e implementação das políticas de diversidade (gênero e étnico-raciais). As bases teóricas que sustentaram esta pesquisa foram os estudos sobre cultura, sobretudo os estudos de Raymond Willians; o conceito de identidade, diferença e multiculturalismo (HALL, 2003) e interculturalismo (SILVEIRA, 2008). Além dos estudos sobre diversidade e educação, por CANDAU (1997; 2002; 2007; 2008; 2009; 2011; 2012), dentre outros autores. Discutem-se as concepções de gênero, raça e etnia, assim como o sobreposicionamento delas, por meio dos estudos acerca da intersecionalidade (CRENSHAW, 2002). Esse conceito afirma que as questões sociais de gênero e as relações étnico-raciais ganham maiores relevâncias discriminatórias quando se apreende a diferença dentro da diferença. Discorre-se, ainda, a partir dos estudos de Nancy Fraser (2006), o modelo bidimensional sobre desigualdades. Para entender o foco deste estudo, apresentam-se as políticas educacionais para a diversidade; a relação Banco Mundial/UNESCO, com as questões educacionais dos países em desenvolvimento. Relacionam-se as principais conferências mundiais e suas proposições na construção de uma educação para a diversidade, finalizando com a análise da legislação brasileira (1990 a 2015), sobre diversidade de gênero e étnico-racial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, tendo como procedimento metodológico a análise documental. A análise documental se constitui em procedimento metodológico de investigação da realidade social, cujas concepções são amplas, pautando-se por diversas concepções filosóficas sobre a pesquisa utilizada tanto nas abordagens de natureza positivista, como qualitativa e de caráter mais crítico. Os resultados apontam que a legislação educacional brasileira tenta atender a algumas metas impostas pelo Banco Mundial, deixando porém a desejar em relação às reivindicações dos movimentos sociais organizados, em especial na alteração dos currículos escolares para atender às perspectivas sociais e teóricas da diversidade, embora as questões étnico-raciais tenham sido incorporadas de forma mais visível no currículo e nos Projetos Políticos Pedagógicos, enquanto as questões de gênero pouco aparecem nos documentos e, menos ainda, no currículo escolar. |
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GÊNERO E ETNIA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS REVELAM SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADEEducação e Cultura. Diversidade, Gênero, Etnia.Education and Culture. Diversity, Gender, EthnicityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação está vinculada ao grupo de pesquisa Juventude e Educação da PUC Goiás, registrado no CNPQ. Integra-se ao escopo da Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação da PUC Goiás. O objetivo geral deste estudo é analisar, junto aos documentos oficiais da educação brasileira, de 1990 até o ano de 2015, os sentidos atribuídos à diversidade de gênero e étnico-racial e o seus impactos nos projetos políticos pedagógicos da Educação Básica. E, como objetivos, específicos buscou-se a compreensão do projeto político do Banco Mundial e dos organismos internacionais para as políticas educacionais, principalmente em relação à diversidade; a exposição das principais discussões sobre gênero, raça e etnia nas Conferências internacionais, de 1990 a 2015; a análise dos fundamentos políticos, econômicos e socioculturais que se constituem como princípios na formulação e implementação das políticas de diversidade (gênero e étnico-raciais). As bases teóricas que sustentaram esta pesquisa foram os estudos sobre cultura, sobretudo os estudos de Raymond Willians; o conceito de identidade, diferença e multiculturalismo (HALL, 2003) e interculturalismo (SILVEIRA, 2008). Além dos estudos sobre diversidade e educação, por CANDAU (1997; 2002; 2007; 2008; 2009; 2011; 2012), dentre outros autores. Discutem-se as concepções de gênero, raça e etnia, assim como o sobreposicionamento delas, por meio dos estudos acerca da intersecionalidade (CRENSHAW, 2002). Esse conceito afirma que as questões sociais de gênero e as relações étnico-raciais ganham maiores relevâncias discriminatórias quando se apreende a diferença dentro da diferença. Discorre-se, ainda, a partir dos estudos de Nancy Fraser (2006), o modelo bidimensional sobre desigualdades. Para entender o foco deste estudo, apresentam-se as políticas educacionais para a diversidade; a relação Banco Mundial/UNESCO, com as questões educacionais dos países em desenvolvimento. Relacionam-se as principais conferências mundiais e suas proposições na construção de uma educação para a diversidade, finalizando com a análise da legislação brasileira (1990 a 2015), sobre diversidade de gênero e étnico-racial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, tendo como procedimento metodológico a análise documental. A análise documental se constitui em procedimento metodológico de investigação da realidade social, cujas concepções são amplas, pautando-se por diversas concepções filosóficas sobre a pesquisa utilizada tanto nas abordagens de natureza positivista, como qualitativa e de caráter mais crítico. Os resultados apontam que a legislação educacional brasileira tenta atender a algumas metas impostas pelo Banco Mundial, deixando porém a desejar em relação às reivindicações dos movimentos sociais organizados, em especial na alteração dos currículos escolares para atender às perspectivas sociais e teóricas da diversidade, embora as questões étnico-raciais tenham sido incorporadas de forma mais visível no currículo e nos Projetos Políticos Pedagógicos, enquanto as questões de gênero pouco aparecem nos documentos e, menos ainda, no currículo escolar.This dissertation is linked to the research group Youth and Education of PUC Goiás, and registered in the CNPQ. The general objective of this study is to analyze, along with the official documents of Brazilian education, from 1990 to the year 2015, the attributed meanings to gender and ethnic-racial diversity, and their impact on the political pedagogical projects of Basic Education. And specific objectives were: to understand the political project of the World Bank and international organizations for educational policies, especially in relation to diversity; to present the main discussions on gender, race and ethnicity in the International Conferences, from 1990 to 2015; to analyze the political, economic and socio-cultural foundations that constitute principles in the formulation and implementation of diversity policies (gender and ethnic-racial). The theoretical bases that supported this research were the studies on culture, especially the studies of Raymond Willians; the concept of identity, difference and multiculturalism (HALL, 2003) and interculturalism (SILVEIRA, 2008). In addition to studies on diversity and education, by CANDAU (1997, 2002, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012), among other authors. Concepts of gender, race, and ethnicity, as well as their overlapping, are discussed through cross-sectional studies (CRENSHAW, 2002). This concept asserts that gender social issues and ethnic-racial relations gain greater discriminatory relevance when perceiving difference within difference. Also, from the studies of Nancy Fraser (2006), the twodimensional model on inequalities is discussed. To understand the focus of this study, educational policies for diversity are presented; the World Bank / UNESCO relationship, with the educational issues of developing countries. The main world conferences and their proposals are related in the construction of an education for diversity, ending with the analysis of the Brazilian legislation (1990 to 2015), on gender and ethnic-racial diversity. It is a qualitative, bibliographical and documentary research, having as methodological procedure the Documentary Analysis. The documentary analysis constitutes a methodological procedure of investigation of the social reality, whose conceptions are broad, being based by diverse philosophical conceptions on the research used in the approaches of positivist nature, as qualitative and of more character that is critical. The results point out that the Brazilian legislation tries to meet certain goals imposed by the World Bank, but it does not want to be in relation to the demands of organized social movements and especially in the alteration of school curricula to meet the social and theoretical perspectives of diversity. ethnic-racial issues have been incorporated more clearly into the curriculum and in the Pedagogical Political Projects, while gender issues appear little in the document and still less in the school curriculum.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoDuarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Duarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Gomes, Marcilene Pelegrinehttp://lattes.cnpq.br/5331483162797865Cardoso, Osvany da Costa Gundim2018-09-27T18:54:05Z2018-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCardoso, Osvany da Costa Gundim. GÊNERO E ETNIA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS REVELAM SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE. 2018. 145 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GOhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4037porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-28T04:00:15Zoai:ambar:tede/4037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-28T04:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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