UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Gisele Paiva Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3175
Resumo: O estudo aqui desenvolvido tem por fim examinar aspectos integrantes da composição do romance Veias e Vinhos, de Miguel Jorge. Inicialmente, foram analisadas algumas alterações ocorridas no modo de narrar dessa obra, que rompe com o modelo tradicional e usa técnicas narrativas inovadoras, como: múltiplas vozes, tempos e espaços variados que se interpenetram, focalização predominantemente interior e o predomínio da narrativa intercalada. Essas novas técnicas narrativas refletem, de maneira convincente, a realidade flutuante e fragmentária que passou a figurar na narrativa atual. No desenvolvimento desta análise, procuramos mostrar que o romance modernista ganhou novo perfil, e que faz parte deste novo modelo o ofuscamento da narração onisciente e da sequência linear dos fatos. Sua tessitura faz-se por meio de diversos narradores, especialmente daqueles ligados ao modo dramático, à análise mental e ao monólogo. O uso do fluxo da consciência (que coloca em cena a corrente da consciência), procedimento, também, aqui, evidenciado, serve-se de um tempo emanado da vivência interior da personagem e é, portanto, diferente do tempo cronológico, linear, que comanda o desenvolvimento das ações no romance tradicional. No universo ficcional de Veias e Vinhos, a focalização passa do mundo exterior para o interior, fazendo com que a leitura nos coloque em contato direto com a consciência das personagens, que aparecem ficcionalmente representadas na obra. E o que experimentamos, artisticamente, são as livres associações de ideias, estados caóticos de personagens com perturbações psíquicas, fatores que nos conduzem a uma permanente fluidez temporal e espacial. Evidencia-se, neste caso, que o romance em análise supera os parâmetros de uma perspectiva determinada, inequívoca e pouco dinâmica da vida contemporânea, ao ficcionalizar a metamorfose, o dinamismo, a multifacetação e a fragmentariedade, fatores que permeiam a sua composição, dando a essa obra uma configuração representativa da literatura brasileira atual.
id PUC_GO_b7669d3db69931add7270e94f1052e7d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3175
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.Romance ModernistaInovação NarrativaRupturaModern NovelNarrative InnovationRuptureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO estudo aqui desenvolvido tem por fim examinar aspectos integrantes da composição do romance Veias e Vinhos, de Miguel Jorge. Inicialmente, foram analisadas algumas alterações ocorridas no modo de narrar dessa obra, que rompe com o modelo tradicional e usa técnicas narrativas inovadoras, como: múltiplas vozes, tempos e espaços variados que se interpenetram, focalização predominantemente interior e o predomínio da narrativa intercalada. Essas novas técnicas narrativas refletem, de maneira convincente, a realidade flutuante e fragmentária que passou a figurar na narrativa atual. No desenvolvimento desta análise, procuramos mostrar que o romance modernista ganhou novo perfil, e que faz parte deste novo modelo o ofuscamento da narração onisciente e da sequência linear dos fatos. Sua tessitura faz-se por meio de diversos narradores, especialmente daqueles ligados ao modo dramático, à análise mental e ao monólogo. O uso do fluxo da consciência (que coloca em cena a corrente da consciência), procedimento, também, aqui, evidenciado, serve-se de um tempo emanado da vivência interior da personagem e é, portanto, diferente do tempo cronológico, linear, que comanda o desenvolvimento das ações no romance tradicional. No universo ficcional de Veias e Vinhos, a focalização passa do mundo exterior para o interior, fazendo com que a leitura nos coloque em contato direto com a consciência das personagens, que aparecem ficcionalmente representadas na obra. E o que experimentamos, artisticamente, são as livres associações de ideias, estados caóticos de personagens com perturbações psíquicas, fatores que nos conduzem a uma permanente fluidez temporal e espacial. Evidencia-se, neste caso, que o romance em análise supera os parâmetros de uma perspectiva determinada, inequívoca e pouco dinâmica da vida contemporânea, ao ficcionalizar a metamorfose, o dinamismo, a multifacetação e a fragmentariedade, fatores que permeiam a sua composição, dando a essa obra uma configuração representativa da literatura brasileira atual.The study developed here aims to examine integral aspects of the composition of the novel Veias e Vinhos (Veins and Wines), from Miguel Jorge. Initially, we analyzed some changes in the way of narrating this work, which breaks with the traditional model and uses innovative narrative techniques, such as multiple voices, different times and spaces that intertwine, focus predominantly inner and the predominance of interspersed narrative. These new narrative techniques reflect, convincingly, floating and fragmented reality that has been on the current narrative. While developing this analysis, we tried to show that the modernist novel has won a new profile, and that the glare of omniscient narration and the linear sequence of events are part of this new model. Its tessitura is made by different narrators, especially those linked to dramatic way, the mental analysis and the monologue. The use of awareness flow (that puts into play the stream of consciousness) procedure also shown here, serves to time an emanating from the interior living of the character and therefore is different from chronological, linear time, that drives the development of actions in the traditional novel. In the fictional universe of Veins and Wines, the focus moves from the outside to the inside world, causing the reading to put us in direct contact with the consciousness of the characters that appear fictionally represented in the work. And what we experience, artistically, are the free associations of ideas, chaotic states of characters with mental disorders, factors that lead to a permanent temporal and spatial fluidity. It is evident in this case that the novel in question exceeds the parameters of a particular perspective, unambiguous and a little dynamic of contemporary life, to fictionalize the metamorphosis, dynamism, the multifaceted and fragmentariness, factors involved in its composition, giving to this work a representative configuration of the current Brazilian literature.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaOliveira, éris Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Fernandes, Giséle Manganellihttp://lattes.cnpq.br/8253780888713594Pinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Penha, Gisele Paiva Nunes2016-08-10T11:06:51Z2013-09-162012-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPENHA, Gisele Paiva Nunes. UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:27:41Zoai:ambar:tede/3175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:27:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
title UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
spellingShingle UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
Penha, Gisele Paiva Nunes
Romance Modernista
Inovação Narrativa
Ruptura
Modern Novel
Narrative Innovation
Rupture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
title_full UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
title_fullStr UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
title_full_unstemmed UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
title_sort UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.
author Penha, Gisele Paiva Nunes
author_facet Penha, Gisele Paiva Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, éris Antônio
http://lattes.cnpq.br/1452128618056274
Fernandes, Giséle Manganelli
http://lattes.cnpq.br/8253780888713594
Pinto, Divino José
http://lattes.cnpq.br/7196794396119181
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Gisele Paiva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Romance Modernista
Inovação Narrativa
Ruptura
Modern Novel
Narrative Innovation
Rupture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Romance Modernista
Inovação Narrativa
Ruptura
Modern Novel
Narrative Innovation
Rupture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O estudo aqui desenvolvido tem por fim examinar aspectos integrantes da composição do romance Veias e Vinhos, de Miguel Jorge. Inicialmente, foram analisadas algumas alterações ocorridas no modo de narrar dessa obra, que rompe com o modelo tradicional e usa técnicas narrativas inovadoras, como: múltiplas vozes, tempos e espaços variados que se interpenetram, focalização predominantemente interior e o predomínio da narrativa intercalada. Essas novas técnicas narrativas refletem, de maneira convincente, a realidade flutuante e fragmentária que passou a figurar na narrativa atual. No desenvolvimento desta análise, procuramos mostrar que o romance modernista ganhou novo perfil, e que faz parte deste novo modelo o ofuscamento da narração onisciente e da sequência linear dos fatos. Sua tessitura faz-se por meio de diversos narradores, especialmente daqueles ligados ao modo dramático, à análise mental e ao monólogo. O uso do fluxo da consciência (que coloca em cena a corrente da consciência), procedimento, também, aqui, evidenciado, serve-se de um tempo emanado da vivência interior da personagem e é, portanto, diferente do tempo cronológico, linear, que comanda o desenvolvimento das ações no romance tradicional. No universo ficcional de Veias e Vinhos, a focalização passa do mundo exterior para o interior, fazendo com que a leitura nos coloque em contato direto com a consciência das personagens, que aparecem ficcionalmente representadas na obra. E o que experimentamos, artisticamente, são as livres associações de ideias, estados caóticos de personagens com perturbações psíquicas, fatores que nos conduzem a uma permanente fluidez temporal e espacial. Evidencia-se, neste caso, que o romance em análise supera os parâmetros de uma perspectiva determinada, inequívoca e pouco dinâmica da vida contemporânea, ao ficcionalizar a metamorfose, o dinamismo, a multifacetação e a fragmentariedade, fatores que permeiam a sua composição, dando a essa obra uma configuração representativa da literatura brasileira atual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-18
2013-09-16
2016-08-10T11:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PENHA, Gisele Paiva Nunes. UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3175
identifier_str_mv PENHA, Gisele Paiva Nunes. UMA NOVA COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL E ESTÉTICA EM VEIAS E VINHOS, DE MIGUEL JORGE.. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791393337737216