CONDIÇÃO JUVENIL E ESTRATÉGIAS DE JOVENS BOLSISTAS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lôbo, Daniella Couto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1172
Resumo: Este estudo teve como propósito investigar a condição juvenil articulada às estratégias utilizadas pelos jovens bolsistas do Programa Bolsa Universitária - PBU, originários de camadas populares, para manterem-se no ensino superior, em especial, nos cursos de Ciência e Engenharia da Computação, da Universidade Católica de Goiás. Pretendeu-se apreender elementos constitutivos de dimensões relacionadas aos diferentes modos de ser jovem, frente às transformações no mundo do trabalho, as novas composições familiares, as trajetórias escolares e outras práticas sociais e culturais presentes nas sociedades contemporâneas. Como subsídios às análises foram considerados estudos de Bourdieu (1983; 1990; 1994; 1999; 2003; 2004), as pesquisas desenvolvidas por Foracchi (1965), Sposito (1989), Romanelli (2003), Zago (2006) - que se dedicaram a conhecer jovens universitários, suas condições de estudo, trabalho e a influência de suas famílias no processo de escolarização -, bem como a pesquisa Perfil da Juventude Brasileira (2005). Os jovens bolsistas trabalhadores investigados revelaram traços que foram explicitados no decorrer da investigação, um deles consistiu na crença de que, de posse do título, poderiam ascender socialmente, aliada à vontade de ter sucesso na carreira profissional por meio do domínio das tecnologias. Quanto ao modo de ser jovem: os estudantes conviviam com poucos momentos de lazer ou de descanso; orientavam suas escolhas com base na formação recebida por seus pais; encontravam na religião, forças para superarem as dificuldades da vida, ao mesmo tempo em que o espaço religioso servia de local de encontro com outros jovens; acreditavam que o trabalho, além de subsidiar parte de suas despesas, simbolicamente, também significava ter dignidade e responsabilidade. No modo de ser jovem universitário, percebeu-se, entre outras, a existência do fetiche na relação com o microcomputador e em torno do domínio de conhecimentos da área da informática; o uso da internet como fonte de leitura e informação. Nesta perspectiva, para manterem-se no curso superior os estudantes lançaram mão de estratégias, identificadas nos próprios relatos: a dedicação aos estudos; a colaboração simbólica da família; o recebimento do benefício do PBU e o trabalho. Na compreensão das relações existentes entre juventude, ensino superior, família, religião e trabalho, concluiu-se que a juventude, especialmente, o jovem bolsista trabalhador, necessariamente, precisam construir estratégias para manterem-se no campo científico do ensino superior.
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Como subsídios às análises foram considerados estudos de Bourdieu (1983; 1990; 1994; 1999; 2003; 2004), as pesquisas desenvolvidas por Foracchi (1965), Sposito (1989), Romanelli (2003), Zago (2006) - que se dedicaram a conhecer jovens universitários, suas condições de estudo, trabalho e a influência de suas famílias no processo de escolarização -, bem como a pesquisa Perfil da Juventude Brasileira (2005). Os jovens bolsistas trabalhadores investigados revelaram traços que foram explicitados no decorrer da investigação, um deles consistiu na crença de que, de posse do título, poderiam ascender socialmente, aliada à vontade de ter sucesso na carreira profissional por meio do domínio das tecnologias. Quanto ao modo de ser jovem: os estudantes conviviam com poucos momentos de lazer ou de descanso; orientavam suas escolhas com base na formação recebida por seus pais; encontravam na religião, forças para superarem as dificuldades da vida, ao mesmo tempo em que o espaço religioso servia de local de encontro com outros jovens; acreditavam que o trabalho, além de subsidiar parte de suas despesas, simbolicamente, também significava ter dignidade e responsabilidade. No modo de ser jovem universitário, percebeu-se, entre outras, a existência do fetiche na relação com o microcomputador e em torno do domínio de conhecimentos da área da informática; o uso da internet como fonte de leitura e informação. Nesta perspectiva, para manterem-se no curso superior os estudantes lançaram mão de estratégias, identificadas nos próprios relatos: a dedicação aos estudos; a colaboração simbólica da família; o recebimento do benefício do PBU e o trabalho. Na compreensão das relações existentes entre juventude, ensino superior, família, religião e trabalho, concluiu-se que a juventude, especialmente, o jovem bolsista trabalhador, necessariamente, precisam construir estratégias para manterem-se no campo científico do ensino superior.This study has had as proposition the investigation of the youthful condition articulated to the strategies used by the young scholarship holders from Scholarship University Program - SUP, originary from popular layers, to remain themselves in superior education, specially, in the courses of Science and Engineering Computation, from Universidade Católica de Goiás. Front to the transformations in the world of work, the new familiar compositions, school trajectories and others social and cultural practices present in the contemporaries societies it has been intended to apprehend constituent elements of dimensions related to the different ways of being young. As subsidies to the analyses studies of Bourdieu (1983; 1990; 1994; 1999; 2003; 2004), the researches developed by Foracchi (1965), Sposito (1989), Romanelli (2003), Zago (2006) had been considered - those have dedicated to know young university students, their conditions of study, work and the influence of their families in the school adaptation process-, as well as the research of Brazilian Youth Profile (2005). The young workers scholarship holders which were investigated have revealed traces that were explicited during the decor of the inquiry, one of them has consisted in the belief of that, with the ownership of the diploma, they could ascend socially, allied to the will of being well succeeded in the professional career by the domain of the technologies. As regards to the way of being young: the students have lived few moments of leisure or rest; they guided their choices based on the education received by their parents; the religion was the way to get resistance to surpass the difficulties of life, at the same time the religious space served as place of meeting with other young people; they have believed that the work, besides subsidizing part of their expenditures, symbolically, also has had the meaning of dignity and responsibility. In the way of being young college student, they have noticed, among others, the existence of fetish in the relation with the microcomputer and around the domain of knowledge in computer science area; the using of Internet as source of reading and information. In this perspective, to remain themselves in the superior education the students have dipped into strategies, identified in their own stories: the devotion to the studies; the symbolic contribution of the family; the receiving of the benefit from SUP and the work. According to the comprehension of the existing relations among youth, superior education, family, religion and work, it was concluded that youth, especially, the young worker scholarship holder, necessarily, needs to construct strategies to remain himself in the scientific field of superior education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoGuimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSilva, Andréia Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/7044283534835116Lôbo, Daniella Couto2016-07-27T13:53:51Z2007-11-132007-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLÔBO, Daniella Couto. CONDIÇÃO JUVENIL E ESTRATÉGIAS DE JOVENS BOLSISTAS NO ENSINO SUPERIOR. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1172porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-05-07T22:31:14Zoai:ambar:tede/1172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-05-07T22:31:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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