ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM SERVIÇO DE URGÊNCIA HOSPITALAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Solange Maria Seixas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2944
Resumo: A crescente demanda e a insuficiente estruturação da rede de atenção às urgências hospitalares têm contribuído para a sobrecarga destes serviços, transformando-os em uma das áreas mais problemática do sistema de saúde brasileiro. Entre as diretrizes propostas pelas políticas públicas brasileiras para solução desta problemática destaca-se o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco. Neste contexto, optou-se por desenvolver um estudo de caso qualitativo com o objetivo de descrever a perspectiva de usuários e enfermeiros sobre o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em um serviço de urgência e emergência hospitalar em Goiânia, Goiás. Participaram 19 enfermeiros e 21 usuários. Os dados foram coletados de novembro de 2010 a abril de 2011, por meio de observação direta e entrevistas semi-estruturadas. A partir da análise e interpretação dos dados, constatou-se que os sentidos atribuídos pelos participantes para a implementação do acolhimento com avaliação e classificação de risco relacionaram-se à transformação do modelo assistencial e aos limites e desafios para o serviço de urgência. Os participantes mencionaram que antes da implantação deste protocolo, o serviço de urgência e emergência hospitalar era caracterizado por longas filas de espera, superlotação, desorganização do fluxo de atendimento, pessoas que morriam na fila. A demora no atendimento, a baixa resolutividade, a falta de atendimento condizente às necessidades dos usuários e a sobrecarga de trabalho foram mencionados como fatores geradores de frustração não apenas para os usuários, mas também para os enfermeiros. As mudanças foram percebidas de modo positivo e estiveram relacionadas à organização do serviço, ao tipo de atendimento, à eficiência da equipe e, conseqüentemente, à melhor atenção ao usuário. Os limites e desafios para implementação do protocolo referem-se à promoção do efetivo acolhimento que envolve tempo, maior disponibilidade para ver, ouvir e informar o usuário. Os enfermeiros destacaram a necessidade do processo de educação continuada para o aprimoramento de competências e habilidades técnicas (avaliação com classificação de risco) e humanas (acolhimento) para cuidar. Entre as dificuldades mencionaram a falta de resolutividade do serviço de urgência pré-hospitalar fixo (atenção básica), o que prejudica o encaminhamento resolutivo para a rede básica de urgência (contra-referência). Os resultados sugerem que o protocolo trouxe organização e definição do acesso ao serviço por nível de prioridade. No entanto, ainda são muitos os desafios para o acolhimento e a humanização do cuidar de pessoas que requerem atendimento de urgência no âmbito hospitalar e pré-hospitalar.
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Neste contexto, optou-se por desenvolver um estudo de caso qualitativo com o objetivo de descrever a perspectiva de usuários e enfermeiros sobre o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco em um serviço de urgência e emergência hospitalar em Goiânia, Goiás. Participaram 19 enfermeiros e 21 usuários. Os dados foram coletados de novembro de 2010 a abril de 2011, por meio de observação direta e entrevistas semi-estruturadas. A partir da análise e interpretação dos dados, constatou-se que os sentidos atribuídos pelos participantes para a implementação do acolhimento com avaliação e classificação de risco relacionaram-se à transformação do modelo assistencial e aos limites e desafios para o serviço de urgência. Os participantes mencionaram que antes da implantação deste protocolo, o serviço de urgência e emergência hospitalar era caracterizado por longas filas de espera, superlotação, desorganização do fluxo de atendimento, pessoas que morriam na fila. A demora no atendimento, a baixa resolutividade, a falta de atendimento condizente às necessidades dos usuários e a sobrecarga de trabalho foram mencionados como fatores geradores de frustração não apenas para os usuários, mas também para os enfermeiros. As mudanças foram percebidas de modo positivo e estiveram relacionadas à organização do serviço, ao tipo de atendimento, à eficiência da equipe e, conseqüentemente, à melhor atenção ao usuário. Os limites e desafios para implementação do protocolo referem-se à promoção do efetivo acolhimento que envolve tempo, maior disponibilidade para ver, ouvir e informar o usuário. Os enfermeiros destacaram a necessidade do processo de educação continuada para o aprimoramento de competências e habilidades técnicas (avaliação com classificação de risco) e humanas (acolhimento) para cuidar. Entre as dificuldades mencionaram a falta de resolutividade do serviço de urgência pré-hospitalar fixo (atenção básica), o que prejudica o encaminhamento resolutivo para a rede básica de urgência (contra-referência). Os resultados sugerem que o protocolo trouxe organização e definição do acesso ao serviço por nível de prioridade. No entanto, ainda são muitos os desafios para o acolhimento e a humanização do cuidar de pessoas que requerem atendimento de urgência no âmbito hospitalar e pré-hospitalar.The growing demand and insufficiently structured health care network for emergency hospital care has contributed to the overload of these services, making them one of the most problematic areas in the Brazilian health system. A caring and welcoming triage protocol in the hospital emergency room, stands out among the guidelines proposed in Brazilian public policies to address this issue. In this context, we developed a qualitative case study aiming to describe the perception of patients and nurses concerning to the triage of patients in the emergency room service in Goiânia, GO, Brazil. A total of 19 nurses and 21 patients participated in the study. Data were collected from November 2010 to April 2011 through participant observation and semi-structured interviews. The analysis and interpretation of data revealed that the meanings held by the participants concerning to the implementation of a caring and welcoming triage protocol were related to the transformation of the care model and to the limitations and challenges faced in emergency care services. The participants mentioned that before this protocol was implemented, the emergency service was characterized by long wait lines, overcrowding, disorganized service flow, and deaths during waiting in lines. The delayed service, its poor problem-solving capacity, lack of consistency with patient needs, and the presence of work overload were identified as factors that created frustrations not only to the service users but also to the health professionals. organization, priority treatment, efficiency and, consequently, improved quality of care. The limitations and challenges of this protocol implementation are related to promote a caring and welcoming reception in a more respectful way at the emergency room, which involves time, and a greater availability to see, listen, and inform users. The nurses noted the need for continuing education to improve technical competencies (triage protocol) and human skills (welcoming) to care. Among the difficulties mentioned were the lack of capability to problem-solving in ambulatory emergency care, which is hard for the professional during the triage protocol to refer the patient to this service. The outcomes suggested that the protocol enabled the organization and definition of access to the service according to levels of priority. There are, however, many challenges to implementing a welcoming and humanized care provided to people who require emergency care in the hospital and pre-hospital environments.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências da SaúdeBRPUC GoiásCiências Ambientais e SaúdeVila, Vanessa da Silva Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/5146388704821838Pinho, Lícia Maria Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0837122025875367Rossi, Lidia Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6593840365740886Martins, Solange Maria Seixas2016-08-10T10:54:02Z2015-01-142012-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Solange Maria Seixas. and welcoming reception during triage protocol in the hospital emergency room in Goiânia.. 2012. 100 f. 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