MARCOS: EVANGELHO DAS MULHERES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3764 |
Resumo: | Esta tese pretende demonstrar que o Evangelho de Marcos é uma peça políticoteológica que, entre suas mensagens, divulga uma mensagem ideológica de componente antipatriarcal, como forma de orientação comunitária que pretende gerar novas identidades de gênero em sua comunidade. Essa mensagem está inscrita nos discursos, ações e interações de Jesus com os discípulos e as mulheres na narrativa e mostra-se na evolução crescente das relações e das possibilidades de atuação das personagens femininas que culminam com papéis de liderança nas cenas finais. A metodologia consiste no uso de referenciais teóricos feministas, a categoria de gênero, associados a ferramentais literários, a análise da narratológica e análise do discurso. Os objetos de análise são as cenas em que aparecem mulheres. Parte-se de uma compreensão do contexto histórico de surgimento do Evangelho de Marcos e de uma aproximação literária à narrativa completa, para fazer, então, a análise de gênero, narratológica e do discurso das seguintes perícopes: Mc 1,29-31; 3,31-35; 5,21-43; 7,24-30; 12,41-44; 14,3-9; 15,40-16,8. Nessas passagens, as mulheres aparecem como sujeito histórico-narrativo. Essas cenas marcam pontos de inflexão importantes da narrativa. Nelas, percebem-se críticas ao ethos patriarcal e uma construção positiva e libertadora do papel das mulheres no movimento de Jesus e, por causa desse resgate intencional da práxis e das relações de Jesus, também no movimento cristão da comunidade marcana. Na história de Marcos, as mulheres que têm contato com Jesus são representativas dos valores do Reino de Deus e têm atitudes de diaconia e posturas ousadas, corajosas, de muita fé e entrega de vida. Ao final, mulheres são reconhecidas como discípulas, pois seguiam e serviam a Jesus desde a Galileia. Assim, o trabalho pretende, por meio de uma reinterpretação dos textos bíblicos, fornecer material que possa ajudar a reconstruir relações de gênero respeitosas, justas e prevenir práticas de discriminação e violência. |
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MARCOS: EVANGELHO DAS MULHERESMark: women´s gospel.Evangelho de Marcos, hermenêutica, discurso, narrativa, relações de gênero.Mark´s Gospel, hermeneutics, discourse, narrative, gender relations.CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta tese pretende demonstrar que o Evangelho de Marcos é uma peça políticoteológica que, entre suas mensagens, divulga uma mensagem ideológica de componente antipatriarcal, como forma de orientação comunitária que pretende gerar novas identidades de gênero em sua comunidade. Essa mensagem está inscrita nos discursos, ações e interações de Jesus com os discípulos e as mulheres na narrativa e mostra-se na evolução crescente das relações e das possibilidades de atuação das personagens femininas que culminam com papéis de liderança nas cenas finais. A metodologia consiste no uso de referenciais teóricos feministas, a categoria de gênero, associados a ferramentais literários, a análise da narratológica e análise do discurso. Os objetos de análise são as cenas em que aparecem mulheres. Parte-se de uma compreensão do contexto histórico de surgimento do Evangelho de Marcos e de uma aproximação literária à narrativa completa, para fazer, então, a análise de gênero, narratológica e do discurso das seguintes perícopes: Mc 1,29-31; 3,31-35; 5,21-43; 7,24-30; 12,41-44; 14,3-9; 15,40-16,8. Nessas passagens, as mulheres aparecem como sujeito histórico-narrativo. Essas cenas marcam pontos de inflexão importantes da narrativa. Nelas, percebem-se críticas ao ethos patriarcal e uma construção positiva e libertadora do papel das mulheres no movimento de Jesus e, por causa desse resgate intencional da práxis e das relações de Jesus, também no movimento cristão da comunidade marcana. Na história de Marcos, as mulheres que têm contato com Jesus são representativas dos valores do Reino de Deus e têm atitudes de diaconia e posturas ousadas, corajosas, de muita fé e entrega de vida. Ao final, mulheres são reconhecidas como discípulas, pois seguiam e serviam a Jesus desde a Galileia. Assim, o trabalho pretende, por meio de uma reinterpretação dos textos bíblicos, fornecer material que possa ajudar a reconstruir relações de gênero respeitosas, justas e prevenir práticas de discriminação e violência.This thesis aims to demonstrate that the Gospel of Mark is a political-theological piece, which, among its messages, discloses an ideological message of antipatriarchal component, as a form of community orientation that intends to generate new gender identities in its community. This message is inscribed in the discourses, actions and interactions of Jesus with the disciples and the women in the narrative and is shown in the increasing evolution of the relations and possibilities of performance of the female characters that culminate with leadership roles in the final scenes The methodology consists in the use of feminist theoretical frameworks, the gender category associated with literary tooling, the narratological analysis and the discourse analysis. The objects of analysis are the scenes in which women appear. It starts with an understanding of the historical context of the emergence of the Gospel of Mark and a literary approach to complete narrative, and then become the gender, narratological and speech analysis the following pericopaes: Mark 1,29-31; 3,31-35; 5,1-43; 7,24-30; 12,41-44; 14,3-9 and 15.40-16.8. In most of these passages, women appear as historical narrative subject. These scenes mark important turning points of the narrative. In them, we perceive the criticism of the patriarchal ethos and a positive and liberating construction of the role of women in the Jesus movement and, because of this intentional rescue of Jesus´s practices and relationships, it extends also to the Christian movement of the Markan community. In Mark's story, the women who have contact with Jesus are representative of the kingdom values and have diakonia attitudes and bold, courageous attitudes of great faith and delivery of life. Finally, women are recognized as disciples as they followed and served Jesus from Galilee. Thus, the work aims, through a reinterpretation of biblical texts, provide material that can help to reconstruct respectful and fair gender relations and to prevent of discrimination and violence practices.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoReimer, Ivoni Richterhttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699Ferreira, Joel Antôniohttp://lattes.cnpq.br/7610590480120003Assumpção, Albertina Vicentinihttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847Detienne, Claude Valentin Renéhttp://lattes.cnpq.br/7905086204893193Sampaio, Tânia Mara Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8232146989537892Souza, Carolina Bezerra de2017-09-25T12:19:59Z2017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSouza, Carolina Bezerra de. MARCOS: EVANGELHO DAS MULHERES. 2017. 396 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-09-26T04:00:28Zoai:ambar:tede/3764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-09-26T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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