O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Denise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3196
Resumo: Este trabalho testemunha e ilumina as concepções modernas, bem como os procedimentos estéticos literários a fim de compreendê-los. Além disso, estuda os processos de hibridização nos romances, Mar morto e Capitães da areia, de Jorge Amado. As relações de identidades, representações e de produção cultural foram elucidadas numa contribuição sociológica a par de um estudo fenomenológico, estrutural, hermenêutico, baseado principalmente na teoria de hibridismo de Homi K. Bhabha e, na teoria literária, de Antonio Candido, Alfredo Bosi, Irlemar Chiampi, e outros. A metodologia de natureza qualitativa apoiou-se no raciocínio por dedução. O texto do autor foi analisado como narrativa transcultural respeitando as cosmogonias das religiões. A reflexão levou à percepção de que os textos construiu um universo literário mesclado, híbrido, que estimulou a leitura profunda das identidades brasileiras contemporâneas e, para interpretá-lo foi necessária uma ação intercultural, e interdisciplinar aproximando-os do reflexo da realidade social, da miscigenação, e do hibridismo cultural. Por isso, os estudos culturais foram necessários nessas obras literárias como maneira de ampliar os horizontes das análises, já que as influências sociais e as relações de poder foram enfatizada.
id PUC_GO_c9fbcafee2c77bd7fc1b57d588f73d1f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3196
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.HibridismoIdentidadeCosmogoniaImaginárioJorge AmadoIdentitéCosmogonieImaginaireJorge AmadoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho testemunha e ilumina as concepções modernas, bem como os procedimentos estéticos literários a fim de compreendê-los. Além disso, estuda os processos de hibridização nos romances, Mar morto e Capitães da areia, de Jorge Amado. As relações de identidades, representações e de produção cultural foram elucidadas numa contribuição sociológica a par de um estudo fenomenológico, estrutural, hermenêutico, baseado principalmente na teoria de hibridismo de Homi K. Bhabha e, na teoria literária, de Antonio Candido, Alfredo Bosi, Irlemar Chiampi, e outros. A metodologia de natureza qualitativa apoiou-se no raciocínio por dedução. O texto do autor foi analisado como narrativa transcultural respeitando as cosmogonias das religiões. A reflexão levou à percepção de que os textos construiu um universo literário mesclado, híbrido, que estimulou a leitura profunda das identidades brasileiras contemporâneas e, para interpretá-lo foi necessária uma ação intercultural, e interdisciplinar aproximando-os do reflexo da realidade social, da miscigenação, e do hibridismo cultural. Por isso, os estudos culturais foram necessários nessas obras literárias como maneira de ampliar os horizontes das análises, já que as influências sociais e as relações de poder foram enfatizada.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaNascimento, Maria Teresinha Martins dohttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762Turchi, Maria Zaírahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707092U0&dataRevisao=nullPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Dias, Denise2016-08-10T11:06:56Z2014-04-112014-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Denise. O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:22:58Zoai:ambar:tede/3196Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:22:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
title O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
spellingShingle O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
Dias, Denise
Hibridismo
Identidade
Cosmogonia
Imaginário
Jorge Amado
Identité
Cosmogonie
Imaginaire
Jorge Amado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
title_full O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
title_fullStr O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
title_full_unstemmed O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
title_sort O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.
author Dias, Denise
author_facet Dias, Denise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Maria Teresinha Martins do
http://lattes.cnpq.br/8206433968369762
Turchi, Maria Zaíra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707092U0&dataRevisao=null
Pinto, Divino José
http://lattes.cnpq.br/7196794396119181
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo
Identidade
Cosmogonia
Imaginário
Jorge Amado
Identité
Cosmogonie
Imaginaire
Jorge Amado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Hibridismo
Identidade
Cosmogonia
Imaginário
Jorge Amado
Identité
Cosmogonie
Imaginaire
Jorge Amado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho testemunha e ilumina as concepções modernas, bem como os procedimentos estéticos literários a fim de compreendê-los. Além disso, estuda os processos de hibridização nos romances, Mar morto e Capitães da areia, de Jorge Amado. As relações de identidades, representações e de produção cultural foram elucidadas numa contribuição sociológica a par de um estudo fenomenológico, estrutural, hermenêutico, baseado principalmente na teoria de hibridismo de Homi K. Bhabha e, na teoria literária, de Antonio Candido, Alfredo Bosi, Irlemar Chiampi, e outros. A metodologia de natureza qualitativa apoiou-se no raciocínio por dedução. O texto do autor foi analisado como narrativa transcultural respeitando as cosmogonias das religiões. A reflexão levou à percepção de que os textos construiu um universo literário mesclado, híbrido, que estimulou a leitura profunda das identidades brasileiras contemporâneas e, para interpretá-lo foi necessária uma ação intercultural, e interdisciplinar aproximando-os do reflexo da realidade social, da miscigenação, e do hibridismo cultural. Por isso, os estudos culturais foram necessários nessas obras literárias como maneira de ampliar os horizontes das análises, já que as influências sociais e as relações de poder foram enfatizada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
2014-03-06
2016-08-10T11:06:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Denise. O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3196
identifier_str_mv DIAS, Denise. O hibridismo literário sobre as areias da Bahia: um olhar em Capitães da areia e Mar morto, de Jorge Amado.. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202263592271872